Faesa investe em iniciativas que geram integração entre academia, mercado e sociedade
Estrutura, novas tecnologias, projetos e equipe são o foco de investimentos que a Faesa tem realizado para acompanhar as demandas da sociedade e as tendências do mercado.
O foco da instituição de ensino superior, que tem 50 anos, é o desenvolvimento social e a formação diferenciada de seus estudantes.
“Fazemos parte do ecossistema de inovação do estado e estamos continuamente ampliando nossas parcerias com empresas e organizações públicas a fim de trazer iniciativas que gerem a integração da academia com o mercado e a sociedade, fundamental para o desenvolvimento do nosso estado e, consequentemente, do país”, reforça o reitor da Faesa, o professor Alexandre Nunes Theodoro.
Confira mais na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2024 é “Para chegar ao topo tem que tocar o coração”. Como a marca / empresa toca o coração das pessoas a ponto de ser reconhecida como uma marca que está no topo, uma marca ícone?
São mais de 50 anos de existência da uma marca que ultrapassa gerações. Os netos dos nossos ex-alunos estudam na mesma instituição de ensino que transformaram a vida de suas famílias. A perpetuação desses laços somente acontece porque a Faesa é capaz de manter sua credibilidade, acompanhando as tendências de mercado e tecnológicas e, principalmente, oferecendo experiências memoráveis aos seus alunos. São mais de 100 mil egressos que formam uma comunidade que está no mercado de trabalho, mudando vidas, realizando sonhos, desenvolvendo projetos, ensinando e fomentando a economia.
Para você, qual o valor de ser uma marca ícone? Por que esse reconhecimento é importante?
Ser ícone é ser uma referência. A Faesa trabalha todos os dias para fazer a melhor entrega para a sociedade. Ser reconhecida pela população, espontaneamente, é, sem dúvida, de um valor imensurável para a reputação da marca, pois confirma que estamos no caminho certo. As pesquisas mostram que desejos sobre ter casa própria e filhos, por exemplo, têm mudado a cada geração. No entanto ingressar no ensino superior continua sendo almejado pela maioria dos jovens. E a maioria dos entrevistados da Marcas Ícones, para nossa felicidade, têm a Faesa como referência, que, pela quinta vez consecutiva, é também reconhecida pelo MEC como o melhor centro universitário do estado, entre os melhores do Brasil.
Considerando o propósito, princípios, valores, identidade da marca / empresa, quais são eles e como eles são trabalhados para que ela esteja sempre no topo?
Somos uma instituição de excelência com foco no sucesso dos nossos estudantes. Nossos valores são acolhimento, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Isso está no nosso DNA, em tudo o que fazemos. Criamos uma estrutura que garante a melhor experiência de aprendizagem para nossos alunos, onde são desenvolvidos projetos e programas de integração com o mercado, extensão, pesquisa e inovação. Inspirados e orientados pela melhor equipe de docentes e com o suporte exemplar de todo o corpo administrativo da instituição, formamos profissionais que vão fazer a diferença em suas profissões e transformar a sociedade, honrando nossa missão de promover o desenvolvimento social por meio do conhecimento.
Para chegar ao topo, é preciso tocar o coração e também ter constância na caminhada de subida! E a marca / empresa está sempre entre as mais lembradas em 13 anos de Marcas Ícones. A que se deve essa constância, na sua avaliação? O que a marca / empresa faz para ter conquistado isso?
A Faesa investe na construção de uma estratégia clara, em todos os seus ciclos de planejamento. Esse movimento envolve toda a instituição, o que permite o desenvolvimento de projetos e programas alinhados com o nosso posicionamento estratégico: instituição de excelência com foco no sucesso do aluno.
O processo de execução e monitoramento da estratégia Faesa é fator crítico de sucesso e está diretamente relacionado ao engajamento de toda nossa equipe. Como um dos resultados está o reconhecimento da sociedade do protagonismo do Centro Universitário Faesa.
O que a marca / empresa tem de mais afetivo com seu consumidor? O que ela faz para tocar o coração das pessoas?
Sem dúvida, a possibilidade real de transformar vidas por meio da educação. E o melhor disso é que essa mudança é feita coletivamente, porque envolve numa mesma rede, de forma sinérgica, quem ensina e quem aprende. É uma troca mútua, que resulta num processo irreversível para o desenvolvimento da sociedade. Tudo isso só é possível porque temos o acolhimento com um valor. Esse conjunto formado por pessoas engajadas cria um suporte, que envolve afeto e cuidado e que permite um ambiente saudável para o aprendizado, para trocas de experiências, para o desenvolvimento de relações interpessoais e para uma formação humanística e transformadora.