Garoto: conexão e intimidade com o capixaba
A Chocolates Garoto é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, com quase 1.500 colaboradores e um portfólio de mais de 80 produtos. Dentre eles estão caixas de bombons, tabletes, ovos de Páscoa e chocolate para uso culinário, como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em diversos países. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os tabletes familiares com a marca Garoto, os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor. Também oferece versões em sorvetes e picolés de algumas das suas principais marcas. Nos últimos anos, a Garoto também fez importantes investimentos para lançar produtos e tornar seu portfólio ainda mais completo.
Em 2020, foi anunciado um plano de investimentos de cerca de R$ 200 milhões para lançamentos de itens e modernização e ampliação da unidade da companhia. A planta local recebeu um prédio adicional para abrigar duas novas linhas de produção. O espaço foi construído seguindo critérios de sustentabilidade, com certificação Green Building House. Além disso, a unidade de Vila Velha foi modernizada com conceito de indústria 4.0, para torná-la ainda mais digital e conectada.
Com os investimentos anunciados em 2020 e as mudanças, 100% dos resíduos gerados pela fábrica Garoto passam a ser reutilizados. Até 2024, a marca deve reduzir 500 toneladas de materiais de embalagens que são recicláveis, mas que não têm cadeia de reciclagem no Brasil atualmente. Há poucos dias, a Nestlé anunciou o novo VP de Chocolates Nestlé e Garoto no Brasil, Patricio Torres, que chega ao cargo para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos por Liberato Milo.
“O fato de criarmos uma conexão e termos uma relação próxima com os consumidores faz com que as pessoas de lembrem ainda mais de Garoto. Temos uma longa história em Vila Velha e no Brasil. Apostamos em novidades e inovamos para atender a todas as demandas do nosso público, mas sempre mantendo a tradição já conhecida”, afirma a gerente de Marketing da Garoto, Thais Abdo.
Este é o 10º ano de Marcas Ícones e o 10º que a empresa vence na categoria Chocolate, sempre com índices altíssimos de lembrança. O que essa lembrança representa para a empresa?
TA: A Chocolates Garoto é uma marca 100% brasileira e capixaba. Ela nasceu há mais de 90 anos em Vila Velha e possui uma grande conexão com a região, temos uma relação muito próxima com os consumidores. Estar presente pelo 10º ano como a marca mais lembrada na categoria Chocolates no Marcas Ícones é gratificante e resulta de todo o cuidado que temos não apenas com nossos consumidores, mas com os fornecedores, parceiros e colaboradores.
Garoto também foi top of mind por nove anos, com índices de lembrança que surpreendem até mesmo fora da sua categoria. Qual o sabor de ser não apenas lembrada, mas também top of mind na pesquisa?
Ser uma marca lembrada é sempre sinônimo de que nossos consumidores e parceiros reconhecem o trabalho que existe por trás de cada experiência. Falando especificamente da região, nos preocupamos com todos os detalhes, desde o apoio ao desenvolvimento rural e produção cuidadosa de cacau à capacitação e produção de oportunidades de trabalho para a população local, além de processos de produção modernos e sustentáveis. E todo esse nosso cuidado resulta na lembrança de marca. Nosso objetivo é sempre oferecer as melhores experiências para nossos consumidores, somos uma marca que une tradição com inovação.
O que faz as pessoas se lembrarem da Garoto no segmento Chocolate? E o que a Garoto faz para ser constante na memória do consumidor?
A companhia aposta em novidades que envolvem desde o relacionamento com o consumidor, passando por inovações de produtos, novas tecnologias de produção, ações de desenvolvimento rural e fomento ao turismo local. Nessa última frente, a Garoto tem um importante papel para o cenário turístico capixaba, já que a Loja Garoto e o Chocotour juntos, recebem cerca de 300 mil visitantes por ano, fazendo da fábrica o segundo maior ponto turístico do estado. Neste ano, por conta da pandemia, as visitas foram suspensas e o funcionamento da loja está associado ao mapa de risco da região. Aberta ao público, a loja física segue rigorosamente todos os protocolos de segurança pensando sempre no bem-estar e na melhor experiência para seus clientes.
Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?
Em 2019, a Garoto comemorou 90 anos. É uma marca tradicional, mas que acredita no poder da inovação e se reinventa a cada ano. Por isso, nos últimos anos temos apostado em novidades que envolvem inovações de produtos, novas tecnologias, ações de desenvolvimento rural, fomento ao turismo local e relacionamento com o consumidor. Além disso, a Chocolates Garoto está comprometida com o crescimento rural em iniciativas que buscam o desenvolvimento sustentável das fazendas de cacau, com ênfase na melhoria da qualidade do cacau, produtividade e rentabilidade das propriedades.
O que é ser uma marca memorável para a Garoto? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?
O que torna uma marca memorável é o papel que ela exerce na sociedade, a forma como oferece experiências para seus consumidores. Além desse olhar, a Garoto, por exemplo, tem como objetivo gerar emprego, desenvolvimento e sustentabilidade para suas operações e para toda a comunidade local.
Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?
A comunicação e o marketing possuem um papel essencial na construção de qualquer marca. Por meio dessas frentes, conseguimos falar cada vez com mais pessoas, mantendo uma conversa aberta e diálogo com nossos consumidores. As redes sociais também possuem um papel fundamental nessa questão, principalmente quando falamos sobre as novas gerações. Estamos presentes nos principais meios de comunicação.
Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa.
A pandemia, sem dúvidas, tem exigido muito de nós como sociedade e com a Chocolates Garoto não foi diferente. Manter o negócio em evidência, mesmo diante de um cenário delicado, é desafiador. Em primeiro lugar, envolve proporcionar bem-estar e saúde aos nossos colaboradores e estar constantemente atentos às necessidades dos nossos consumidores, para atender e oferecer os melhores produtos e novidades.
A responsabilidade com tudo o que fazemos e produzimos sempre foi nossa premissa. Todas as nossas operações são pautadas no respeito e na sustentabilidade do que fazemos. Por isso, diante do cenário vivido, nossas ações estiveram sempre concentradas em apoiar as pessoas. Nossas prioridades, ao lado da Nestlé, foi garantir a saúde e bem-estar de todos os nossos colaboradores e o abastecimento regular em todo o país, visto que temos uma grande responsabilidade na alimentação das famílias brasileiras. Trabalhamos incansavelmente para manter nossos funcionários, parceiros de negócios e as comunidades onde operamos em segurança e com saúde. Além de nossos rígidos padrões habituais de higiene, implementamos medidas de segurança adicionais em nossa fábrica, escritórios e centros de distribuição.
Também seguimos com uma força-tarefa nas áreas de Produção, Supply Chain e Vendas, principalmente, para continuar abastecendo a população com alimentos, bebida e nutrição. Reforçamos e ampliamos, ainda, nossa atuação em canais de e-commerce e vendas on-line. Além disso, nos movemos para atender novas necessidades do consumidor, pensando em novos produtos para atendê-los nesse momento, como chocolates em tamanhos maiores, para consumo em família, e produtos para preparo de receitas em casa (gotas forneáveis, coberturas, chocolates em pó).
Fizemos, ainda importantes doações, como a distribuição de mais de 10 mil máscaras e mais de 3 mil ovos Páscoa para instituições de saúde de Vila Velha e região.