Garoto: uma marca tradicional que inova e se reinventa
A Chocolates Garoto é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, com quase 1.500 colaboradores. A empresa conta hoje com um portfólio de mais de 80 produtos. Dentre os produtos que fabrica estão caixas de bombons, tabletes, ovos de Páscoa (em épocas sazonais) e chocolate para uso culinário, como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em diversos países. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os tabletes familiares com a marca Garoto, os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor.
Em 2021, a Garoto lançou três novos sabores do chocolate Talento que misturam o gosto da brasilidade do cacau com ingredientes especiais: dark 50% cacau com menta, dark 50% cacau com café e dark 50% cacau com laranja. Neste ano, seguindo a personalidade criativa da marca Talento, foram lançados também os sabores tiramissu, torta holandesa e uma opção com creme de chocolate branco e castanha-de-caju, representando o bombom Opereta.
Além da forte presença nacional, atualmente a Garoto exporta para mais de 20 países em todo o mundo. Seus principais destinos estão na América do Sul e América do Norte, mas a empresa exporta também para Europa, Ásia e África.
Saiba mais sobre a Garoto, empresa mais lembrada na categoria Chocolate, da pesquisa Marcas Ícones, nesta entrevista com seu diretor, Michey Piantavinha.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Garoto é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
Apostamos em novidades que envolvem todo o ecossistema do nosso negócio, desde ações de desenvolvimento rural, passando por novas tecnologias de produção, inovações de produtos, até o relacionamento com o consumidor e o fomento ao turismo local. Estamos constantemente transformando o agora. A Garoto é uma marca tradicional, com mais de 90 anos de existência e que acredita no poder da inovação e de se reinventar a cada ano. Temos um compromisso não apenas com as necessidades de nossos consumidores, rede de colaboradores, fornecedores e parceiros, mas também com o planeta. Por isso, nos últimos anos estamos comprometidos com o crescimento rural em iniciativas que buscam o desenvolvimento sustentável das fazendas de cacau, com ênfase na melhoria da qualidade do cacau, produtividade e rentabilidade das propriedades.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
É um reconhecimento importante e que representa toda a história da Chocolates Garoto, uma marca 100% brasileira e capixaba. Estamos há mais de 90 anos em Vila Velha e temos o privilégio de dizer que temos uma relação muito próxima com a comunidade e nossos consumidores. Ser considerada uma marca memorável pelo consumidor é gratificante, é o resultado de todo o cuidado que temos em cada etapa da nossa cadeia e do nosso negócio, que passa pelo relacionamento com os colaboradores, fornecedores, parceiros e, claro, consumidores.
Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
Criamos uma conexão e uma relação bem próxima com os consumidores que, consequentemente, lembram ainda mais de Garoto. Além disso, temos uma história longa e sólida em Vila Velha e no Brasil. Localmente, temos o privilégio de fazer parte do cenário turístico capixaba, fazendo da fábrica, da loja e do Museu Garoto o segundo maior ponto turístico do estado. Essas características, quando juntas, colaboram para que a marca seja lembrada pelos consumidores. Em outras palavras, o que torna uma marca memorável é o papel que ela exerce na sociedade e a forma como oferece experiências para seus consumidores. A Garoto, por exemplo, tem como objetivo gerar emprego, desenvolvimento e sustentabilidade para suas operações e para toda a comunidade local, além de entregar produtos de qualidade e saborosos.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
Autenticidade, transformação, inovação e credibilidade são atributos presentes na essência do nosso negócio. O consumidor pode perceber cada um deles em nossos produtos, que são produzidos com a melhor qualidade e responsabilidade, em um trabalho que vai desde o campo até o dia a dia do consumidor. Nossa história está ligada à história local e temos orgulho dessa relação de longa data e de muito amor com o Espírito Santo.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
Estamos muito envolvidos com pautas sociais e de sustentabilidade, prioridades presentes no coração do nosso negócio. Hoje, uma palavra muito forte para a empresa é regeneração. É trabalhar o agora, olhando para práticas regenerativas. Estamos em uma jornada contínua e existe uma palavra muito significativa para a companhia, que é regeneração – o que significa melhorar a capacidade de sistemas de que dependemos para restaurá-los, renová-los e/ou curá-los de forma mais eficaz.
Esse conceito tem muito a ver com inovação e em como reinventamos as relações com as comunidades, parceiros de negócios, fornecedores, clientes, consumidores. É um trabalho de reinventar a maneira como se cultiva, produz, comercializa e consome e atuar em um ecossistema de inovação em toda a cadeia de valor. Nos preocupamos com nossas pessoas, a comunidade onde estamos presentes e o impacto sustentável que podemos promover em nosso planeta. O reconhecimento entre as marcas ícones é um sinal de que estamos no caminho certo. Acredito que criar uma conexão e ter uma relação próxima com os consumidores é essencial para fazer com que as pessoas se lembrem ainda mais de Garoto. Temos uma longa história em Vila Velha e no Brasil. Apostamos em novidades e na inovação para atender as demandas do nosso consumidor, mas sem deixar de lado a tradição de mais 90 anos de história.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Propósito. Precisamos ter disposição para transformar o agora, seja no ecossistema de trabalho, seja na própria sociedade em que vivemos. Ter vontade e agir para impulsionar a mudança onde for necessário com muita inovação e criatividade.