Grafitusa: transformação por essência

A Grafitusa está caminhando atualmente para oferecer novas soluções para embalagens e para mercados tradicionais, que ainda demandam um volume expressivo de produções gráficas. Estruturalmente, a empresa vai migrar a sede para uma área industrial, investindo em controles de qualidade ainda mais rigorosos e processos mais automatizados. E novos investimentos virão.

Para os próximos 12 anos, o horizonte está totalmente delineado e será conquistado também por meio de novas certificações que habilitem a gráfica a atender mercados ainda mais criteriosos, rompendo fronteiras geográficas.

Romulo Samorini, diretor industrial da Grafitusa, recebendo o troféu de Marcas Ícones pela categoria Gráfica.

Saiba mais sobre a gráfica mais lembrada em Marcas Ícones nesta entrevista com sua diretora comercial, Cris Samorini.

 

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Grafitusa é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

É impossível começar essa resposta sem resgatar um pouco da história da Grafitusa. Somos uma empresa centenária que traz a transformação como marca registrada. Chegamos ao século XXI porque soubemos nos adaptar às inúmeras mudanças que a indústria viveu no período. Sempre de forma inovadora, pioneira e marcante.

Transformamos não apenas nossa própria história, mas contribuímos para a evolução do setor gráfico capixaba. Antecipamos tendências que são debatidas hoje em todos os congressos empresariais, como a sustentabilidade e a automação nos processos produtivos. Transformar é parte de nossa essência.

 

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

Philip Kotler, um dos maiores nomes da história do marketing, afirmou que “a melhor propaganda é feita por um cliente satisfeito”. O reconhecimento é apenas a consequência da qualidade de tudo o que fazemos, a prova definitiva de que há valor no que entregamos aos nossos clientes.

Qualidade. É preciso ter clareza de que só a qualidade faz a diferença. Não basta fazer diferente, é preciso fazer a diferença. Nosso objetivo é ser referência, abrir novos caminhos e caminhar sempre acompanhando as transformações do agora.

Proporcionamos experiências, acima de tudo: a alegria do empreendedor que recebe os primeiros materiais da nova empresa, um convite de casamento aguardado, um livro que marcará a vida do leitor… Todas são experiências que proporcionamos com nosso trabalho. Fazer parte da história dos capixabas é uma honra.

 

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

A Grafitusa nunca esmoreceu. Enfrentamos todos os ciclos de crise que afetaram a economia nacional nos últimos 100 anos, mas nossa meta nunca foi a sobrevivência. Mais que isso: mantivemos a premissa de investir em melhorias, sabendo que nos tornaríamos cada vez melhores, mais eficientes e competitivos no mercado.

Nossa atenção aos detalhes também faz a diferença. Estamos sempre buscando atualizações e referências em outros países, caminhando no mesmo ritmo das modernizações que a indústria gráfica vive globalmente. É uma junção de fatores que nos consolidam na memória dos capixabas.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

Como citei anteriormente, a Grafitusa antecipou tendências no setor gráfico: fomos a primeira indústria capixaba a implementar a certificação internacional FSC. O selo garante que toda a cadeia produtiva, desde o plantio das florestas, seja ambientalmente sustentável e responsável.

Romulo Samorini, diretor industrial da Grafitusa, recebendo o troféu de Marcas Ícones pela categoria Gráfica.

Esse nível de controle ajudou a aperfeiçoar nossos processos, resultando em mais qualidade para o cliente. No campo da governança, temos priorizado a profissionalização de todas as esferas de gestão. Somos mais que uma empresa familiar: somos uma família empreendedora, com olhar sempre atento às tendências do mercado.

O tema social sempre foi uma grande preocupação de nossa empresa, a exemplo do que fizemos no auge da pandemia. Por meio do projeto Indústria do Bem, utilizamos nosso maquinário para produzir face shields e doamos à Sesa, protegendo profissionais que estavam na linha de frente dos hospitais. Uma contribuição para todos os capixabas.

 

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Se pensarmos no processo de compra pela internet, fica mais fácil exemplificar. Imagine um consumidor que pesquisa por um produto por dias, compara preços, modelos, toma sua decisão e finaliza a compra. O que vem depois? O momento mais esperado: receber o produto em mãos.

O “agora” está neste exato momento de encantamento, que começa com uma embalagem criativa e bonita. Nosso papel é criar essa ponte entre o virtual e o real, proporcionar uma experiência marcante em cada detalhe. É assim que pensamos nosso trabalho e como queremos ser reconhecidos pelos clientes.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Qualidade. É preciso ter clareza de que só a qualidade faz a diferença. Não basta fazer diferente, é preciso fazer a diferença. Nosso objetivo é ser referência, abrir novos caminhos e caminhar sempre acompanhando as transformações do agora.

HISTÓRIA DA GRAFITUSA NO MARCAS ÍCONES