Hospital Dr. Jayme: marca de credibilidade
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) é um marco na saúde pública capixaba. Há nove anos, o governador Renato Casagrande entregava à população o maior e mais moderno hospital público do Espírito Santo. Um investimento de mais de R$ 165 milhões em recursos próprios do governo do estado. Desde então, a unidade vem cumprindo o seu papel e transformando, todos os dias, a saúde do povo capixaba com atendimento humanizado e um serviço público de saúde de alta qualidade.
O HEJSN está atualmente se preparando para receber um novo perfil de atendimento que vai contribuir com a rede estadual para desafogar a porta dos hospitais referências em trauma da região metropolitana. Também vai atuar nas demandas eletivas, reduzindo as filas ambulatoriais de cirurgias ortopédicas e de outras especialidades. Além disso, a Instituição continuará sendo referência em partos de alto risco e tratamento de queimados.
Saiba mais sobre o hospital público mais lembrado em Marcas Ícones nesta entrevista com o secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. O HEJSN transforma o agora? Por quê?
O Hospital Dr. Jayme sempre se apresentou como uma poderosa instituição para o enfrentamento dos diversos desafios da saúde pública capixaba. Nascida para ser referência em gestação de alto risco materno e fetal, queimados e traumas ortopédicos e neurocirúrgicos, a unidade viu seu perfil ser alterado para uma resposta rápida e eficaz à pandemia da Covid-19, ampliando de 47 para 258 leitos de UTI. Agora, se prepara para uma nova história. Os processos estão sendo ajustados e, em pouco tempo, o povo capixaba terá um hospital ainda mais completo.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
No caso do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é ser lembrado, pela população capixaba, como referência no serviço prestado. É ser uma marca consolidada no Espírito Santo com assistência de qualidade e atendimento humanizado e seguro aos pacientes. É garantir que a saúde seja integral a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por que a instituição foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves tem apenas nove anos de funcionamento e acreditamos que ser considerado pelo povo capixaba, pela sexta vez, uma marca ícone no nosso segmento deve-se ao modelo de gestão implantado por uma organização social. Trabalhamos com eficiência para garantir uma saúde pública de qualidade, com atendimento diferenciado e com resolutividade. Esse resultado é fruto do trabalho de equipe composta por profissionais comprometidos e engajados, preparados para servir ao próximo.
Como a instituição tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para o hospital, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?
Trabalhar a tríade ESG é o futuro para qualquer empresa. A Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), uma organização social, é gestora do hospital e preza por um olhar responsável e resiliente. Esse conjunto de práticas está alinhado aos objetivos estratégicos do Governo do Espírito Santo, e temos trilhado um caminho, diário, de planejamento, acompanhamento e avaliação de resultados. Pensamos a unidade de saúde como um todo, de modo que sociedade, meio ambiente e os resultados interajam e se complementem. Somos responsáveis pelo mundo que queremos!
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na instituição e como o público pode percebê-los?
A sociedade enxerga o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves em todas as suas nuances. Autenticidade é a forma como apresentamos a unidade. Entregamos o que há de melhor na saúde pública do Espírito Santo há nove anos. O Hospital Dr. Jayme é uma unidade que marca a nossa história e com o que nos propusemos a fazer lá atrás.
Estamos em constante transformação. Quem não se lembra do cenário de pandemia vivido pelo mundo e a reestruturação do Hospital Dr. Jayme? O Governo do Estado se preparou, investiu e construiu uma rede de atendimento exemplo para todo o país. Em 72 dias, a unidade entregou ao povo capixaba 257 leitos de Tratamento Intensivo (UTI), um verdadeiro legado para a saúde pública.
A inovação faz parte do nosso DNA. Apesar de trabalharmos com saúde e, muitas vezes, esbarrarmos no conservadorismo, estamos em busca de ofertar saúde de qualidade, com o que há de mais moderno e seguro aos nossos pacientes. Por aqui, buscamos inovação nos nossos processos e na forma de gerenciar a maior unidade pública de saúde do estado.
Credibilidade é o que conquistamos ao longo destes nove anos, e isso é o povo quem diz. Nossos números de Ouvidoria estão na faixa de 97% de satisfação. Só é marca ícone quem tem credibilidade!
A quais outras pautas empresariais a instituição está atenta atualmente? Quais comportamentos é necessário manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
A Secretaria de Saúde, por meio do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), busca prestar um atendimento que prima pela qualidade, segurança assistencial e humanização dos processos. É garantir que a saúde seja integral a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Pensar no paciente em primeiro lugar é o que faz o Hospital Dr. Jayme ser o mais lembrado pelo consumidor.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Coragem.