Inovação, coerência, propósito e criatividade

PALAVRA DO MERCADO COM RAQUEL RAMPON MEDEIROS

Raquel Rampon Medeiros – Diretora-executiva Prisma Inteligência de Marketing

Marcas Ícones é uma premiação de grande relevância, pois reforça a importância do trabalho de comunicação e de marketing para a construção e fortalecimento da imagem e da reputação das empresas. Ser uma marca ícone comprova que o trabalho tem sido eficaz e é percebido por quem se quer atingir, as pessoas. Essa comprovação beneficia todo o mercado, assim como destaca o trabalho das agências, que são as grandes criadoras das estratégias por trás das marcas.

Marcas Ícones joga luz a quem tem feito um trabalho de comunicação e marketing relevante. Mostra que, mesmo na pandemia, é possível fazer com que a estratégia obtenha resultados que fiquem marcados na lembrança do consumidor. Reforça também às empresas o quanto vale a pena continuar investindo em comunicação e marketing para prosperar.

Afinal, o trabalho da boa comunicação se tornou ainda mais essencial neste momento, já que as empresas precisaram se reinventar e olhar para dentro do negócio para poder atuar de acordo com as mudanças do mercado. Mais do que passar a informação correta, a comunicação contribui para direcionar e fortalecer o posicionamento das pessoas e das empresas neste momento no qual há muitas incertezas.

Para serem ícones, as marcas precisam de estratégias inovadoras, coerência, propósito e criatividade.  A marca é estabelecida na mente das pessoas por meio do contato emocional e pelas experiências multissensoriais. Hoje, mais do que nunca, o público está mais propenso a consumir produtos ou serviços de empresas que admiram ou com as quais têm algum tipo de identificação.

Portanto é preciso entender e atender às necessidades reais do seu público,  alinhar a estratégia da marca com todos os pontos de contato do cliente e, mais do que isso, gerar valor para a sociedade. O consumidor está ainda mais exigente e pede que as marcas tenham responsabilidade sobre o que vendem e como se posicionam. Não basta ter qualidade e entregar corretamente o produto ou o serviço, é preciso ir além para ser memorável.

Ademais, quando a marca é lembrada e o consumidor se identifica com ela, naturalmente ela é mais consumida. Empresas com maior presença e continuidade impactam mais pessoas, enchem o funil de conversão e geram maior lembrança de marca. É claro que, em alguns casos, a marca mais lembrada pode ser por um cunho negativo, daí a importância de um trabalho de branding e de inteligência junto à qualidade do produto ou do serviço.

Mas quando a marca gera identificação e proximidade, o preço ou os diferenciais da concorrência geram um impacto menor e o respeito já construído pela marca costuma falar mais alto, o que gera aumento em vendas.

Cabe lembrar que uma marca forte é o ativo mais importante de uma organização, e as agências são ferramentas essenciais para a construção, a gestão e o fortalecimento dessa marca. Além da experiência e do know-how, as agências possuem uma visão ampla do mercado, que contribui para que as empresas estejam atualizadas e alinhadas ao posicionamento construído. Vemos muitas empresas que decidem internalizar todo o processo e acabam perdendo essa visão de mercado que as agências possuem.

Lidar com a grande velocidade das mudanças e interpretar as novas demandas dos consumidores tornou-se imperativo estratégico para os negócios. Nós temos estudado ainda mais o mercado para entender essas mudanças e, assim, oferecer soluções que sejam, de fato, eficazes para as empresas. Foi necessário fazer novos planejamentos, desenvolver estratégias, mapear os novos pontos de contato do consumidor com as marcas e criar soluções integradas. Ajudar o cliente a entender essas mudanças e aplicar novas soluções também foi um desafio importante.

Isso porque a pandemia fez com que o consumidor também reavaliasse as formas de consumo. Novas necessidades surgiram e novas prioridades de compra emergiram em um cenário de grandes incertezas. Com isso, as marcas precisam mostrar ainda mais a relevância dos serviços e produtos, além de oferecer soluções diferenciadas ou aprimoradas nas entregas aos clientes. As compras on-line, o delivery, os novos meios de pagamento, bem como novas formas de atendimento ao cliente precisaram ser adotados ou aprimorados.