Itapuã: primeira opção de compra de muitas gerações de famílias
A Itapuã tornou-se uma estrela do mercado pela sua história construída durante tantos anos e pela sua constante evolução, que a torna relevante para o consumidor de hoje. A marca nasceu da determinação e força de Severino Matias, que construiu um verdadeiro legado que perdura até os dias atuais, mesmo diante das transformações do mercado e da competividade.
A Itapuã é uma marca forte, referência no mercado, que atravessou gerações e que continua fazendo parte da vida de inúmeras famílias. É uma marca tradicional, mas que tem buscado se reinventar. Uma empresa que nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, expandiu seus negócios para todo o mundo, com as exportações de suas marcas próprias, mas sempre mantendo sua essência, conquistando e fidelizando clientes com a qualidade do atendimento e um mix de produtos adequado, conectado com as últimas tendências da moda.
“Quando falamos de brand equity (valor de marca), a lembrança se encontra na base da pirâmide. Ou seja, a Itapuã entende a premiação em Marcas Ícones como a consolidação do seu esforço em ser reconhecida pelo público como a primeira opção de compra no seu segmento. Há muitos anos somos a marca mais lembrada na categoria Loja de calçados, e estar em primeiro lugar na mente dos nossos clientes é resultado da nossa dedicação, compromisso e propósito. É isso que nos move diariamente para entregar o melhor atendimento e serviço aos nossos clientes”, ressalta a coordenadora de Marketing da Itapuã, Benahia Figueiredo.
Saiba mais sobre a marca mais lembrada na categoria Loja de Calçados da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?
Ser uma marca cada vez mais próxima ao consumidor, oferecendo uma experiência única aos clientes em seus diversos canais. A Itapuã deseja democratizar o acesso à moda, e para isso busca sempre um oferecer um atendimento de qualidade, encantando os nossos clientes e trazendo uma grande variedade de produtos e as melhores marcas, com coleções exclusivas, conectadas às maiores tendências de moda e oferecendo a facilidade de crédito com o cartão Itapuã. Todo esse trabalho é uma continuidade da história que foi iniciada há mais de 60 anos, fruto do sonho e da paixão do seu fundador, e por isso manter essa tradição e padrão de qualidade é o nosso compromisso.
Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?
Acreditamos que se deve pela presença e sua capacidade de construir conhecimento, reconhecimento e lembrança da marca. É uma marca que atravessa décadas em busca de renovação e sempre esteve presente nos maiores centros de comércio populares, além de shoppings e mais recentemente no digital, com seu e-commerce.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
Em meio às constantes mudanças do mundo, é preciso estar atento, sempre aprendendo e evoluindo. Esses temas são amplamente discutidos pelo nosso time e direcionam nossas ações diárias. Nossa prioridade é intensificar esforços, avançar cada vez mais nessas questões para que elas sempre norteiem as nossas tomadas de decisões.