Itapuã quer se consolidar como empresa “phygital”
Para este e o próximo ano, as expectativas da Itapuã são de continuar crescendo e inovando, mantendo o foco na qualidade e na satisfação do cliente.
A empresa quer consolidar sua presença no mercado como uma empresa phygital, que combina o mundo físico e o digital, oferecendo uma experiência de compra integrada e conveniente.
Atualmente, a Itapuã conta com 47 lojas distribuídas em três estados: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo 20 cidades com lojas físicas. Além disso, seu e-commerce permite a entrega em todo o Brasil.
No site, os clientes encontram uma ampla variedade de itens de diferentes categorias, como moda pet, beleza, cama, mesa e banho. Além de diversificar o portfólio, a Itapuã está focada em oferecer benefícios adicionais, como o cartão de loja e um avançado sistema de cashback, que proporciona ainda mais valor para nossos clientes.
“Somos uma empresa omnichannel, com o desafio constante de proporcionar a mesma experiência de compra de alta qualidade em todos os canais de interação, seja na loja física, no aplicativo ou nas redes sociais. Estamos comprometidos em antecipar tendências e trazer novidades que encantem nossos clientes, mantendo a Itapuã na vanguarda do setor calçadista e de moda”, atesta a coordenadora de Marketing da Itapuã, Benahia Figueiredo.
Segundo a gestora, o relacionamento com o cliente é um dos principais investimentos que a Itapuã realiza atualmente. “Queremos conhecer melhor nossos clientes, fidelizá-los e melhorar continuamente sua experiência conosco. Acreditamos que essa abordagem centrada na experiência do cliente é essencial para o sucesso do nosso negócio.”
Confirma mais na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2024 é “Para chegar ao topo tem que tocar o coração”. Como a marca / empresa toca o coração das pessoas a ponto de ser reconhecida como uma marca que está no topo, uma marca ícone?
A Itapuã é uma marca com 68 anos de história, que ao longo deste tempo se orgulha de construir conexões emocionais com o cliente. Todo capixaba tem uma memória afetiva com a nossa marca e nunca queremos perder essa relação. Continuamos levando o melhor aos nossos clientes através de um compromisso constante com a qualidade, inovação e com o entendimento das necessidades e desejos dos consumidores.
A Itapuã está presente em momentos significativos da vida dos capixabas, essas histórias e memórias criam um vínculo emocional profundo e duradouro. Além disso, ao oferecer produtos de alta qualidade, garantimos que nossos clientes saibam que podem confiar em nós para suas necessidades diárias. A consistência na qualidade cria um sentimento de segurança e confiança.
Somos uma marca que entende de produto e clientes, tem um processo industrial focado em produtos e uma operação de varejo sempre disposta a reagir às mais diversas necessidades do mercado consumidor, e tudo isso nos faz uma marca ícone no mercado.
Para você, qual o valor de ser uma marca ícone? Por que esse reconhecimento é importante?
Esse reconhecimento mostra que estamos empenhados em cumprir nosso objetivo de conectar o melhor da moda ao jeito de ser do nosso cliente, oferecendo qualidade, um ótimo serviço e superando as expectativas do consumidor. É uma responsabilidade que assumimos com grande seriedade. Esse reconhecimento nos motiva a continuar evoluindo, sempre tendo o cliente no centro de tudo.
Considerando o propósito, princípios, valores, identidade da marca / empresa, quais são eles e como eles são trabalhados para que ela esteja sempre no topo?
A Itapuã tem o propósito de conectar o melhor da moda ao jeito de ser de cada cliente, encurtando a distância entre as grandes tendências e o consumidor final, oferecendo uma moda democrática, para que todos possam expressar seu estilo e autenticidade. Desejamos fazer parte do dia a dia do nosso cliente, em todos os passos que ele der rumo as suas conquistas.
Também trabalhamos continuamente para consolidar e ampliar nossa participação no setor calçadista, oferecendo aos clientes e parceiros uma relação duradoura, focada em moda acessível, inovação e rentabilidade. Estamos sempre atualizados com o mercado, antecipando tendências e trazendo inovações, especialmente na área digital. Esses esforços têm como objetivo aproximar a moda dos nossos clientes, facilitando o acesso a ela.
Também estamos presentes em diversos canais: o cliente pode comprar pelo nosso aplicativo e optar por retirar na loja ou receber o produto em casa. Se preferir visitar uma loja física e não encontrar o produto desejado em sua numeração, ele pode comprá-lo ali mesmo pelo site e receber em casa. Estamos onde o cliente está, oferecendo o que há de mais moderno para garantir a melhor experiência de compra possível.
Para chegar ao topo, é preciso tocar o coração e também ter constância na caminhada de subida! E a marca / empresa está sempre entre as mais lembradas em 13 anos de Marcas Ícones. A que se deve essa constância, na sua avaliação? O que a marca / empresa faz para ter conquistado isso?
Desde a sua fundação, a Itapuã prezou pela excelência. A história do fundador Severino Matias reflete isso, pois ele sempre agia com persistência, trabalho e a constante busca pela melhor entrega. E isso se estende até os dias de hoje. Sabemos que não é fácil chegar ao topo, muito menos permanecer nele por tantos anos, como é o nosso caso. São 13 anos em primeiro lugar em Marcas Ícones como a marca referência em calçados. Para esse resultado, estamos sempre inovando e pesquisando as necessidades e desejos dos consumidores.
A Itapuã se adapta e inova continuamente para surpreender seus clientes. Esse comprometimento com a inovação se reflete na nossa presença em diversos canais de venda, como aplicativos e lojas físicas, garantindo uma experiência de compra moderna e conveniente. Além disso, temos uma força de trabalho importante nas 47 lojas, Na nossa indústria, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, empregamos pessoas, desenvolvemos talentos e criamos oportunidades para muitas famílias engajadas no ecossistema Itapuã. Ser uma marca ícone é fazer parte da vida das pessoas, e é com esse foco que a nossa equipe trabalha diariamente.