Itapuã: tradição e inovação no varejo capixaba

Uma das mais tradicionais empresas do varejo capixaba, a Itapuã tem se transformado como nunca. Desde o começo de 2020, e de forma bem acelerada por conta da pandemia, ela tem passado por mudanças profundas, cuja parte mais visível foi o lançamento da operação de e-commerce, em dezembro do ano passado. Tudo com foco na multicanalidade, ou seja, para ser uma empresa omnichannel, que busca oferecer ao cliente uma experiência única em qualquer canal de comunicação ou compra, seja no ambiente físico ou digital.

“Fizemos um rebranding e estamos fortalecendo o nosso posicionamento de ser uma loja de moda alinhada às tendências mundiais. Com o desenvolvimento de nossa coleção própria, buscamos atender às necessidades dos nossos clientes e trazer uma renovação para a nossa loja. Estamos investindo muito no ambiente digital, tanto no nosso e-commerce quanto no atendimento por meio do WhatsApp, com a contratação de ferramentas para melhorar a experiência online do nosso cliente. Além disso, investimos em uma coleção de marca própria, em todas as categorias que atendemos (feminino, masculino e infanto-juvenil”, com produtos criados a partir das tendências de moda”, revela a gerente de marketing da empresa, Luiza Wagner.

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones e o 10º em que a empresa é a mais lembrada. O que essa lembrança representa para a empresa?

LW: Representa muito! Representa que estamos no caminho certo, que o nosso compromisso em atender nosso cliente com excelência está sendo cumprido.

 

O que faz as pessoas se lembrarem da Itapuã no segmento Loja de Calçados?

Somos uma empresa de 65 anos e que está presente na vida dos capixabas atendendo a toda família. Somos uma loja próxima, e o cliente sabe que vai encontrar o que precisa aqui.

 

O que a Itapuã faz para ser constante na memória do consumidor? 

Nossa presença, atendimento de qualidade, produtos das maiores marcas do mercado, facilidade de crédito com nosso cartão próprio. Estamos em busca de uma renovação para atender cada vez melhor nossos clientes, alinhados às tendências mundiais da moda.

 

Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

Trabalhar diariamente com foco no cliente, promover um atendimento de excelência para uma ótima experiência de compras, estar atento às mudanças do mercado e de comportamento para alinhar as estratégias e, assim, surpreender os clientes sempre.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável? 

É por meio da comunicação que criamos identificação com os clientes, que fortalecemos os laços com eles e nos fazemos ainda mais presentes. Conseguimos expressar nosso posicionamento e nossos valores.

 

Quais são as expectativas para o segundo semestre de 2021 e 2022? O que vem pela frente?

Estamos muito confiantes dos nossos próximos passos. Nossos projetos são estruturantes e voltados para este novo momento que estamos vivendo. Vamos fortalecer nossas coleções cada vez mais, alinhados a nossa missão de encurtar a distância entre a moda e as pessoas, com o objetivo de sermos multicanais com excelência, para que o nosso cliente tenha sempre a melhor experiência de compra conosco.