Jornada de compra omnichannel consolidada
O resultado da pesquisa Marcas Ícones, promovida pela Rede Vitória, é um marco anual importante para o mercado de comunicação capixaba. A pesquisa, desenvolvida em parceria com o Kantar Ibope, traz análises e insights poderosos para anunciantes, agência e mercado avaliarem as suas estratégias e se estamos de fato estabelecendo uma conexão racional e emocional com o nosso consumidor nas ações de marketing desenvolvidas. Conseguimos, ano a ano, acompanhar a nossa evolução e brindar o reconhecimento da grande marca vencedora na lembrança do consumidor dentro da categoria e/ou segmento.
Cabe lembrar que ainda vivenciamos movimentos nas empresas provocados e acelerados pela pandemia, que respondem aos novos hábitos de consumo e à nova jornada de compra. Dentro desse cenário, manter a premiação Marcas Ícones contribui para entendermos a assertividade das estratégias adotadas. As marcas que desenvolveram um trabalho consistente de comunicação, entenderam esse processo do consumidor, trazendo solução as suas demandas em todos os estágios da jornada, e se colocou como parceira, buscando proximidade tiveram um destaque nesse cenário desafiador.
O que torna uma marca memorável é um conjunto de ações. Os atributos devem ser verdadeiros e materializados na experiência do consumidor com a marca em todos os pontos de contato. Entregar um atendimento de excelência, trazer inovação nos canais, buscar proximidade e relacionamento com o seu público. A comunicação entra na estratégia para dar visibilidade aos atributos, ser reconhecida, atrair novos clientes e ajudar na fidelização.
As agências, por sua vez, são parceiras nas estratégias e nas táticas de marketing para alcançar o objetivo de construir uma marca memorável. Desenvolvemos soluções de comunicação para divulgar o posicionamento claro da marca, transmitir os valores e o propósito em conteúdos relevantes para trazer o público-alvo. Somos atuantes no processo de dar significado para uma empresa, produto ou serviço por meio da criação e formação de uma marca na mente de consumidor.
Principalmente por conta da pandemia, quando a reação do mercado foi acelerar a transformação digital dentro das empresas, as agências precisaram entender esse cenário, os novos hábitos da jornada de mídia do público em casa e os novos hábitos de compra omnichannel. E desenvolver estratégias de comunicação com conteúdo criativo, relevante e atrativo em cada estágio da jornada a fim de engajar, gerar conversão e manter proximidade com o seu consumidor.
A jornada de compra omnichannel foi consolidada nesse período, e hoje o consumidor experimenta mais os canais on-line, o cenário provocou as pessoas fazerem a sua primeira compra no ambiente digital. As estratégias devem ser desenvolvidas pensando no consumidor no centro das relações, onde ele navega livremente por todos os pontos de contato com a marca, inclusive com cruzamentos desses canais de compra.
Esse cenário não será regredido, os números mostram que ainda será estabilizado com a flexibilização das restrições provocadas pela pandemia, porém a experiência de comodidade e praticidade experimentada pelo consumidor no digital permanecerá como um importante canal da sua marca com o seu público.
Haiane Rocha
Coordenadora de Mídia e Digital na MP Publicidade