Kifrango: cuidado na criação das aves e uso de minerais orgânicos na ração
Uma das maiores indústrias de alimentos de origem avícola do Espírito Santo, a Proteinorte Alimentos, detentora da marca Kifrango, está estrategicamente localizada em Linhares, uma das mais desenvolvidas e promissoras cidades capixabas.
Fundada em 1976 e contando com um moderno e eficiente parque industrial, com 27 mil metros quadrados de área, sendo 13 mil de área construída, a Proteinorte tem capacidade para abate de até 150 mil aves por dia e vem, ao longo destes 45 anos, reafirmado sua vocação de produzir alimentos de altíssima qualidade e sabor, seguindo os mais rígidos padrões de qualidade internacionais.
Sempre preocupada com a excelência de seus produtos a empresa possui atualmente vários aviários próprios e conta ainda com uma ampla rede integrada de produtores locais, mantendo um rígido controle sobre a alimentação, manejo e o bem-estar das aves.
“Todos os frangos são alimentados com minerais orgânicos, que são 100% vegetais e saudáveis e constituem a forma mais próxima possível dos elementos encontrados na natureza, facilitando a absorção dos nutrientes de forma saudável e natural. São livres de contaminações com metais pesados, dioxinas e PCBs – substâncias cancerígenas aos seres humanos”, reitera o diretor-superintendente da Proteinorte, Elder Marim.
Saiba mais sobre a marca mais lembrada na categoria Frango da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Kifrango é uma estrela do mercado?
Acreditamos que, para ser uma estrela, é necessário gerar brilho nos olhos das pessoas. Trabalhamos diariamente, mantendo sempre o controle sobre todos os aspectos da produção para levar aos consumidores um produto excelente, saudável e saboroso. Sem esse cuidado, não tem como brilhar. As pessoas precisam perceber esse compromisso com elas, seja na qualidade do produto, seja no relacionamento.
Qual o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
Temos muito orgulho de ser a marca de frango mais lembrada, ainda mais com grandes marcas nacionais atuando no mesmo segmento. Ser uma marca ícone é muito valioso para qualquer empresa. A concorrência pela atenção das pessoas é muito grande, por isso a experiência com o produto precisa ser extraordinária, só assim podemos construir uma relação de confiança e satisfação com o consumidor.
Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?
Hoje nosso maior diferencial está na criação das aves. Sempre tivemos um cuidado extremo com a criação dos frangos e há alguns anos introduzimos na composição da ração os minerais orgânicos, que são 100% vegetais e possuem vários benefícios tanto para quem consome a carne quanto para as aves:
Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?
Acreditamos que a qualidade do produto e a eficiência na logística são fundamentais porque conseguimos chegar a mais de 3 mil pontos de venda em todo o estado. Dessa forma, muitas pessoas têm acesso ao nosso produto e a oportunidade de comprar a aprovar. Com uma boa distribuição e um excelente produto, podemos gerar recompra e cada vez que o consumidor decide levar um produto na nossa marca é mais uma chance que temos de fazer parte da sua lembrança.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
Hoje em dia é primordial implantar ações das agendas sociais e ambientais, é algo que tem que fazer parte da cultura de qualquer empresa, independentemente do porte e do segmento. Na Kifrango temos total consciência e atenção com esses aspectos. Desde as granjas onde criamos os frangos até a chegada dos produtos no supermercado, tudo o que fazemos precisa estar de acordo com as normas vigentes de proteção e cuidados com o meio ambiente e as pessoas. Não abrimos mão desses cuidados por questão de valores e cultura da nossa gestão.
A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro da Kifrango? Em resumo, que história ela tem contado ao mercado?
É uma linda história com mais de 45 anos! Uma história de pioneirismo, coragem e muita dedicação dos fundadores. Temos orgulho de ser uma empresa admirada e querida pelo consumidor, isso é reflexo do cuidado e respeito que temos com cada um que compra e consome nossos produtos. Sabemos da responsabilidade que temos em colocar alimento na mesa das pessoas e tratamos isso com muita seriedade. A saúde e a qualidade de vida das pessoas, clientes e colaboradores sempre serão nossa prioridade.