Kifrango: distribuição, qualidade e comunicação para fazer a diferença
Uma das maiores indústrias de alimentos de origem avícola do Espírito Santo, a Proteinorte Alimentos S/A está estrategicamente localizada em Linhares, no norte do estado. Fundada em 1976, conta com um moderno e eficiente parque industrial, com 27 mil metros quadrados de área, sendo 13 mil metros quadrados de área construída. A Proteinorte tem capacidade para abate de até 150 mil aves por dia e vem reafirmado sua vocação de produzir alimentos de altíssima qualidade e sabor, seguindo os mais rígidos padrões de qualidade internacionais.
Conheça mais a empresa detentora da marca Kifrango, a mais lembrada na categoria Frango de Marcas Ícones, nesta entrevista com o diretor-superintendente da Proteinorte, Elder Marim.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Kifrango / Proteinorte é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
Transformação é sinônimo de competitividade. Nos dias atuais, as empresas precisam se reinventar todos os dias para se manter em destaque diante de tanta concorrência. Na Kifrango não é diferente, incentivamos nossas equipes a usarem a criatividade para achar soluções tanto no aspecto produtivo quanto na melhoria do ambiente de trabalho. Temos muita coisa para mudar no nosso meio e no aspecto global, como sociedade, e essa mudança passa pela transformação de pequenas coisas no dia a dia. Cada um precisa fazer sua parte, empresas e sociedade em geral.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
O valor de uma marca é o que diferencia uma empresa das demais. Quando o consumidor lembra dos seus produtos e da sua marca, é hora de comemorar. A concorrência pela atenção das pessoas é muito grande, por isso a experiência com o produto ou serviço precisa ser extraordinária, só assim podemos construir uma relação de confiança e satisfação com o consumidor. Temos muito orgulho de ser a marca de frango mais lembrada, ainda mais com grandes marcas nacionais atuando no mesmo segmento. Ser uma marca ícone é muito valioso para qualquer empresa.
Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
É um conjunto de ações que levam uma marca a ser mais lembrada. No nosso caso, a distribuição dos produtos em milhares de pontos de venda no estado, a qualidade percebida pelo cliente e os esforços em comunicação fazem toda diferença, afinal as pessoas se lembram de coisas boas e que as fazem viver experiências positivas em suas vidas.
Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?
Hoje em dia não dá mais para ignorar as agendas sociais e ambientais, isso é algo que tem que fazer parte da cultura de qualquer empresa, independentemente do porte e do segmento. Na Kifrango, temos total consciência e atenção com esses aspectos. Desde as granjas, onde criamos os frangos, até a chegada dos produtos no supermercado, tudo que fazemos precisa estar de acordo com as normas vigentes de proteção e cuidados com o meio ambiente e as pessoas. Não abrimos mão desses cuidados por questão de valores e cultura da nossa gestão.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
A empresa precisa ser transparente e justa, dessa forma os atributos serão percebidos porque já fazem parte da nossa cultura. O desafio é fazer com que nossos colaboradores e consumidores enxerguem isso de forma clara. A comunicação, mais uma vez, precisa funcionar e traduzir nossos esforços para que as pessoas entendam e percebam o que queremos como empresa.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
Cada vez mais, o relacionamento com o consumidor está em pauta e exige de nós muito esforço e empatia para traduzir os comportamentos dos clientes e entender o que o mercado vem sinalizando. Além disso, os aspectos externos vêm promovendo grandes mudanças nos mercados, com grandes variações de preços e incertezas que geram enormes desafios. Nesse cenário, temos que ser altamente eficientes e nos aproximar muito dos nossos clientes para trabalhar em soluções conjuntas sem penalizar a empresa nem o consumidor que confia e consome nossa marca.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Atitude.