Marca Ícone: causa ou consequência?
PALAVRA DO MERCADO COM ALEXANDRE PEDRONI
Ser lembrado é a certeza de que o planejamento estratégico de comunicação foi assertivo. Também existem outras variáveis que ajudam as marcas líderes a chegarem lá.
Estratégia
Precisamos compreender qual a jornada do consumidor e criar canais que dialoguem com esses clientes nos mais diversos momentos do dia a dia. Para os canais escolhidos, deve-se estabelecer as métricas que vão balizar a assertividade da estratégia. Sendo assim, não faz sentido determinada marca se posicionar somente em plataformas on ou off, mas numa estratégia integrada, respeitando a particularidade do tipo de mensagem para cada canal.
Empatia
Além do planejamento com objetivos de conversão, deve-se também considerar o cenário externo e as reais necessidades do cliente. É nesse ponto que a empatia entra em cena. Durante a pandemia, vimos exemplo bons e ruins. Campanhas como “use máscara”, “fique em casa”, “vai passar”, “consuma no comércio local” foram algumas boas práticas utilizadas pelas marcas para dar continuidade na interação com seu público, o que garante uma grande vantagem no momento da retomada dos negócios.
Autenticidade
Diferenciar-se com mais do mesmo não é uma opção. E para ser uma marca ícone e garantir a memorabilidade do consumidor, ser autêntico é imprescindível na construção de valores, propósitos e diferenciais verdadeiros. As marcas devem ter personalidade e crenças que transmitam o porquê de ela existir.
Comunicar bem
No fim das contas, nas basta apenas ser, as marcas têm que aparecer. E é através de narrativas criativas que as marcas conseguem envolver e transformar clientes em defensores. Os defensores da marca, mais do que clientes, fazem questão de indicar e influenciar outras pessoas a consumirem determinado produto ou serviço. Clientes apaixonados querem uma boa história para acreditar e contar!
Com todo dinamismo e novidades do mercado, muitas vezes é impossível saber se a marca está utilizando a estratégia correta, com a mensagem certa, nos canais certos. Por isso, a escolha pelo parceiro de comunicação que esteja alinhado com os objetivos e propósitos da empresa torna-se imprescindível para elevar uma marca ao patamar de marca ícone.