Marca memorável: comunicação planejada e tom de voz bem definido

PALAVRA DO MERCADO COM MARLA OLIVEIRA

Em um momento tão desafiador como a pandemia, Marcas Ícones premia as empresas que realmente trabalham, a longo prazo, suas marcas, posicionamentos e relações com a comunidade e público-alvo. Reconhece marcas que conseguiram se manter relevantes em um contexto no qual as prioridades de sobrevivência foram repensadas e sustentar um relacionamento com o consumidor foi além da briga por preços baixos.

Marla Oliveira –
Gerente de Negócios da Ampla

Essa premiação comprova que a boa comunicação não é imediatista, é uma construção. Marcas vencedoras se mantiveram em constante crescimento, com um plano de comunicação e revendo planejamento para contextualização das ações ao momento da pandemia e aos assuntos que se tornaram relevantes ao público-alvo. O papel da boa comunicação é se manter em relacionamento, manter o diálogo e prover ao público o serviço e produto com valores compatíveis aos seus valores.

Para ser ícone, a marca precisa relacionar-se com o público, ter valores claros, posicionar-se a respeito do que importa para a sociedade em geral e trabalhar sua comunicação de forma planejada. Além disso, claro, oferecer serviços inovadores e produtos de qualidade dentro de uma conversa sempre atual. Para ser memorável, uma marca precisa de um tom de voz bem definido e não ser reativa, mas estar à frente.

As agências, por sua vez, são as guardiãs das marcas. Mais do que criar layouts, campanhas e insights, elas mapeiam os mercados, planejam as campanhas, coordenam pesquisas e auxiliam as marcas a se posicionarem em um estudo profissional que culmina com a criatividade e a assertividade na comunicação e na publicidade.

No período da pandemia, as agências tiveram o desafio de manter o discurso, realinhar planejamentos, entender o contexto, as mudanças de comportamento e as necessidades do público, mantendo-se atualizadas em um contexto de mudanças diárias. Na ponta, o consumidor se tornou mais grato a quem entendeu o momento que ele tem passado, às marcas que foram parceiras e que não ignoraram o momento que estamos vivendo. É com esse consumidor mais cuidadoso, que redescobriu suas prioridades e valores, que as marcas precisam dialogar real time e para os quais precisam ser inovadoras principalmente por meio dos processos digitais.