Marcas com poder de transformação são mais relevantes e lembradas

“Aproveite o momento de resultado de uma pesquisa como a Marcas Ícones. Reúna seu time e parceiros. Faça uma leitura sobre os últimos anos, o cenário, onde pretendem estar e quais ajustes e mudanças serão necessários e, assim, seguir transformando o agora.”

Gerir marcas é um grande desafio. Para além das atividades que envolvem a gestão do próprio negócio, construir reputação, credibilidade e lembrança é um trabalho árduo, que envolve tempo, dedicação e conhecimento.

Com tantas transformações, as empresas vivem um dilema. Como estar presente e relevante em tantas plataformas e pontos de contato com o consumidor, que hoje tem sua atenção altamente fragmentada? Lideranças, departamentos de marketing e agências buscam responder essa pergunta diariamente em seus planejamentos e ações. E, para terem um diagnóstico, e um princípio de resposta, são fundamentais os dados e pesquisas disponíveis no mercado.

Nesse contexto, o Marcas Ícones, da Rede Vitória, se torna uma grande referência no Espírito Santo. Ter a possibilidade de uma leitura de lembrança de marca em um mercado regional, onde, em vários segmentos, os anunciantes locais disputam share e resultado com players nacionais, é de extrema importância para os anunciantes. Uma pesquisa que se consolida ano após ano, referenciada por um instituto de renome internacional como a Kantar, dá credibilidade e segurança para avaliação e tomada de decisão por parte das empresas. Além do histórico de 11 edições, que possibilita uma leitura de linha do tempo, gerando avaliações das empresas ao longo dos anos se seus investimentos em determinados períodos foram suficientes para uma mudança ou consolidação de posicionamento de marca no mercado.

Não existe uma fórmula secreta para estar bem posicionado na memória do consumidor. São diversos perfis de público, de segmentações de mercado, de opções e produtos e serviços e, por isso, é necessária uma estratégia para entender para quem se quer falar e com qual objetivo. Mas uma questão é fato: ser uma marca memorável e estar viva na lembrança rápida das pessoas de forma positiva possibilita um maior resultado para aquelas que ocupam esse lugar. As marcas que têm um poder de transformação e conseguem se adaptar para agir de imediato e ter impacto no agora, no presente, certamente terão mais chances de se manterem relevantes e lembradas.

As empresas que entendem seu papel de transformação na sociedade agem de acordo com as necessidades do presente e preparam um caminho para o futuro. São marcas que possuem propósito e participam ativamente dessas mudanças, contribuindo, ajudando a discutir e se adaptando para novas realidades. Estão disponíveis para novas linguagens, novas formas de interagir com o público e se posicionar nos diversos temas atuais que nos cercam. Não ignorar essas mudanças é um primeiro passo para ser cada vez mais lembrada.

Aproveite o momento de resultado de uma pesquisa como a Marcas Ícones. Reúna seu time e parceiros. Faça uma leitura sobre os últimos anos, o cenário, onde pretendem estar e quais ajustes e mudanças serão necessários e, assim, seguir transformando o agora.

 

Palavra do Mercado de Fernando Lisboa, diretor-geral da Prósper Comunicação