Marcas Ícones: edição 2024 da pesquisa foi realizada pela Futura

Amostra de 1.200 pessoas foi ouvida na Grande Vitória para responder à pergunta: “Que marcar lhe vem à cabeça quando se fala em [categoria]?”. Ao todo, 81 categorias foram pesquisadas. 

Evento de apresentação dos resultados de Marcas Ícones 2024. Foto: Vitor Machado

 

Pelo 13º ano consecutivo, a Rede Vitória realizou a pesquisa marca Marcas Ícones e, desta vez, com uma novidade: o estudo de lembrança de marca foi conduzido pela capixaba Futura a partir de uma amostra da população da Grande Vitória. Os questionários foram aplicados em fevereiro e foram pesquisadas 81 categorias, divididas em macrocategorias como Alimentos e Bebidas; Artigos para Casa; Artigos Pessoais; Educação; Empreendedorismo; Imóveis, Construção e Reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços Especializados, e Veículos.

A técnica de abordagem utilizada foi a face a face, e a coleta dos dados foi realizada entre 26 e 29 de fevereiro de 2024. Há empate quando a diferença entre as marcas é de menos que 2 pontos percentuais.

Foto: Vitor Machado

“Marcas Ícones é uma pesquisa muito tradicional da Rede Vitória, um estudo muito genuíno, em que conseguimos extrair o que está na mente e no coração dos consumidores. A pesquisa é uma ferramenta estratégica, uma verdadeira bússola, que pode guiar os profissionais de agência e de comunicação e marketing para escolhas e decisões assertivas com relação aos investimentos em suas campanhas”, afirma o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.

A diretora técnica da Futura, Paula Orrico, explica que Marcas Ícones é uma pesquisa totalmente espontânea e que realmente revela o que está na mente dos capixabas, o que eles recordam quando pensam naquele setor e qual marca é a primeira que lhes vem à cabeça.

“A Futura tem feito pesquisas de lembrança de marca por mais de 20 anos, e esta é a primeira vez que estamos com a Rede Vitória realizando Marcas Ícones. O que percebemos é que antes tínhamos uma consolidação maior de poucas marcas, e hoje podemos ver que é mais difícil para uma marca conquistar um grande espaço na mente do consumidor. Ela acaba compartilhando espaço com outras marcas ou até mesmo com uma lembrança menos expressiva em alguns setores.”

Foto: Vitor Machado

Para Paula, isso ocorre por fatores como entrada do mercado on-line e diversificação das marcas, o que tornou mais fácil o acesso a alguns produtos. “Com o aumento do comércio eletrônico e os consumidores tendo acesso a marcas que anteriormente eram desconhecidas ou difíceis de encontrar, isso pulveriza um pouco essa lembrança e abre espaço para novas marcas na mente dos consumidores.”