Marca memorável é marca única e poderosa
Para iniciar nossa conversa, pensei na seguinte afirmação: marcas não existem sem que as pessoas as reconheçam e acolham. Isso se torna ainda mais claro para mim nos dias de hoje, em que quase tudo é tão fluido e momentâneo. A criação de uma marca memorável passa por muitas etapas. Desde a identificação do seu posicionamento, seus clientes e prospects, seu comportamento enquanto ator na sociedade. Quase tudo pode ser medido em comunicação e, nesse ponto, as pesquisas têm um papel muito importante.
A marca muitas vezes não é o que você comunica, mas sim como a empresa é percebida. E as ferramentas de pesquisa e acompanhamento têm um papel decisivo nesse cenário, afinal, você só consegue melhorar aquilo que pode ser mensurado.
No momento em que algumas marcas já estabelecidas buscam constantemente inovar e ampliar sua atuação, elas se deparam com novos players que estão ocupando o lugar de antigos líderes. O tempo de sucesso de um produto no mercado está cada vez mais curto, e os produtos e serviços a cada dia se parecem mais uns com os outros.
Mas como conseguir reter a atenção e construir relacionamento duradouro com seu cliente, seu funcionário, sua cadeia produtiva? Sua marca realmente faz diferença na sociedade? Você está gerando impacto positivo na população do seu entorno? Nas famílias dos seus funcionários? Você mede tudo isso?
Se a sua resposta for positiva para boa parte dessas perguntas, você está criando branding. Agora você precisa comunicar!
Quando você cria uma proposta de valor de marca única e poderosa, você possui algo que é memorável e que merece ser cultivado e cuidado com muito apreço.
Palavra do Mercado de Marcio Valeriano, diretor da P6 Comunicação