Mineirão Atacarejo: proatividade para fazer a diferença
A DMA Distribuidora, proprietária do Mineirão Atacarejo, é a nona maior empresa supermercadista do país, de acordo com o ranking da Abras 2022. Está presente em quase todas as regiões do país, com mais de 180 lojas e mais de 20 mil colaboradores diretos. Para o futuro, a rede espera crescer ainda mais, estando próximo do consumidor, gerando oportunidades de emprego e contribuindo para uma sociedade mais próspera.
Saiba mais sobre uma das empresas mais lembradas no segmento Comércio de Alimentos da pesquisa Marcas Ícones nesta entrevista com o diretor da DMA, Roberto Gosende.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. O Mineirão é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
Sim, porque desde o início das atividades do Mineirão Atacarejo, em dezembro de 2016, a empresa busca oferecer um serviço único e indispensável aos nossos clientes, estando presente em suas memórias. O que transforma o agora também é entender o momento de vida de cada pessoa e, assim, buscar atender os anseios de todos os consumidores.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
Na verdade esse é um valor imensurável, porque uma marca ícone é aquela que, além de estar presente no dia a dia do consumidor, sempre será lembrada por ele. Outro valor importante ao se tornar uma marca memorável pelo consumidor é saber que o trabalho de toda nossa equipe de colaboradores é reconhecido como algo digno de ser admirado pelos nossos clientes.
Por que a empresa foi uma das mais lembradas em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
Acredito que seja nosso objetivo constante de sempre atender bem e de oferecer um serviço indispensável aos nossos clientes.
Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?
Os pilares da tríade ESG estão presentes nas ações e estratégias de toda nossa empresa, porque estamos sempre levando em consideração uma gestão socialmente responsável. Acreditamos que nosso comprometimento com o meio ambiente, com o social e às práticas de governança corporativa é o que determina o futuro de sucesso para nós e para toda a sociedade.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
Na nossa maneira única de atender aos nossos clientes, buscando surpreendê-los com o melhor que existe no mercado em preço e qualidade.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
Não só através da bandeira Mineirão, mas também de nossas outras bandeiras – EPA Supermercados e Brasil Atacarejo – apoiamos projetos como a arrecadação de troco para o Hospital da Baleia, em Minas Gerais, e a Afecc, no Espírito Santo, sendo que o primeiro viabiliza um atendimento digno e humanizado no tratamento oncológico de crianças e a segunda busca a reinserção das pessoas ao mercado de trabalho após a luta contra o câncer. Além disso, há apoio às ações de proteção ao meio ambiente e cumprimento das regras de conduta ecológica.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Proatividade. Proatividade com nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Proatividade para fazer a diferença, sermos únicos e sempre surpreender. Proatividade no nosso compromisso com a sociedade em todos os seus aspectos.
HISTÓRIA DO MINEIRÃO ATACAREJO NO MARCAS ÍCONES