Monza: muito além do pão francês e expansão contínua pela Grande Vitória
A Monza é reconhecida em todo o estado do Espírito Santo por inovar, prestar um excelente atendimento e ser um local acolhedor, que entrega muito mais do que uma padaria tradicional. Em expansão, a empresa inaugurou recentemente uma unidade em Vila Velha e se programa para abrir mais duas lojas.
Tudo começou em 1983, quando a primeira padaria do grupo foi adquirida em Vitória. Hoje está presente também em Vila Velha e nos principais shoppings da Grande Vitória: Shopping Praia da Costa (Vila Velha), Shopping Vitória, Shopping Moxuara (Cariacica) e Shopping Montserrat (Serra).
“A Monza não é apenas uma padaria. Ela está em constante atualização, inovando e oferecendo muito mais do que o tradicional pão francês. Além disso, temos lojas bem estruturadas e uma excelente equipe de funcionários”, ressalta a gerente de Operações da Monza, Flávia Nicolau.
Saiba mais sobre a empresa mais lembrada na categoria Padaria e Confeitaria na pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Monza é uma estrela do mercado?
Porque a Monza não é apenas uma padaria. Ela está em constante atualização, inovando e oferecendo muito mais do que o tradicional pão francês. Além disso, temos lojas bem estruturadas e uma excelente equipe de funcionários.
Qual o valor de a empresa/marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
Por ser uma empresa familiar, a Monza carrega consigo o aspecto afetivo e isso reflete tanto nos produtos quanto no tratamento para com os funcionários, que são dedicados e possibilitam uma expansão que nos faz ser diferente das demais.
Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa/marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?
Afeto, carinho, tradição, inovação, excelência, responsabilidade.
Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa/marca sempre esteve presente entre as mais lembradas em sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?
Acredito que seja pela qualidade dos produtos, pelo atendimento, pela localização em pontos privilegiados e por termos várias unidades espalhadas pela grande Vitória.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas/marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa/marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
A Monza está sempre atenta às mudanças do mercado e buscando se atualizar. Neste ano começou a funcionar a nossa própria usina fotovoltaica.
A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro da Monza? Em resumo, que história ela tem contado ao mercado?
A Monza nasceu em 1983, quando a primeira padaria do grupo foi adquirida em Vitória. Dez anos depois, veio o segundo estabelecimento, em Morada de Camburi. A partir de 1999, com a adesão do Grupo Monza a um projeto de consultoria e treinamento, a empresa apresentou um grande desenvolvimento, o que propiciou a abertura de mais duas lojas: uma em Itacibá (que hoje não está mais em funcionamento), Cariacica, e outra em Jardim da Penha. Devido ao sucesso das lojas, mais dois estabelecimentos foram adquiridos, em Fradinhos e na Praia do Canto.
Com todo esse crescimento, começamos a desenvolver, em 2008, um projeto de centralização da produção da empresa. O objetivo era suprir boa parte da necessidade de todas as lojas, criando um padrão de qualidade e uniformidade entre os produtos. A transição para a produção centralizada teve início em maio de 2010 e, atualmente, já compreende 75% de todo o serviço das unidades da Monza.
Em outubro de 2013, o Grupo Monza inaugurou mais um empreendimento. Dessa vez, na cidade de Vila Velha, em um dos bairros mais tradicionais do município: a Praia da Costa. A partir de 2016, iniciamos o projeto de abertura de lojas nos principais shoppings da Grande Vitória, inaugurando a loja do Shopping Praia da Costa. Em 2019 e 2020 foram inauguradas as lojas do Shopping Vitória e do Shopping Moxuara. Em 2021, mais uma inauguração: abrimos a loja do Shopping Montserrat, na Serra. Em 2023, foi adquirida uma unidade em Vila Velha, no coração de Itapuã.