MRV: vocação de prover acesso à moradia
A MRV foi fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte. Em 44 anos de atividades, vendeu mais de 500 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 100 cidades de 22 estados e no Distrito Federal. A empresa preza pela satisfação dos clientes e tem como objetivo viabilizar o sonho da casa própria para os brasileiros.
A trajetória da empresa vem sendo marcada por estratégias bem estruturadas que despontaram em grandes resultados. Em 2022, foram lançadas 36 mil unidades, com um aumento no ticket médio de 19,9% no comparativo com 2021.
“Nossa força está na capacidade do negócio de prover acesso à moradia. Sabemos que essa é a nossa principal vocação, mas vamos além, contribuindo para a realização do sonho da casa própria e executando projetos inovadores que proporcionam o bem-estar e a satisfação de nossos clientes, além de valorizar e beneficiar a vizinhança dos empreendimentos”, ressalta a gestora comercial da MRV, Edneia Teixeira.
Saiba mais sobre a empresa mais lembrada na categoria Construtora de Imóveis na pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a MRV é uma estrela do mercado?
Ao longo dos últimos anos, a MRV vem diversificando sua linha de negócios e produtos, com o objetivo de melhor atender à crescente demanda do mercado imobiliário residencial. Hoje a MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais completa, capaz de fornecer a melhor opção de moradia para o momento de vida de cada cliente, seja pela aquisição de apartamentos, por meio da MRV e da Sensia, da compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados por meio da Urba, do aluguel de imóveis com a Luggo, no Brasil, ou com a Resia nos EUA ou até mesmo de manter o relacionamento com o cliente por meio do Mundo da Casa. Diante dos resultados das nossas ações, acredito que conseguimos conquistar e permanecer no imaginário da população de forma positiva.
Qual o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
É um orgulho sermos reconhecidos pelo mercado; pois assim acreditamos que estamos no caminho certo. É a prova de que com um trabalho ético e comprometido com o cliente, colaborando com a sociedade, podemos nos fortalecer e nos tornarmos uma referência para o mercado. Gostaria de agradecer não só o público que nos presenteia com esse título, mas também a todos os colaboradores da MRV aqui no estado; colegas de equipe que contribuem para que isso se torne realidade. À Rede Record, fica nossos cumprimentos.
Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?
Acredito que ser uma empresa lembrada constantemente pelo consumidor na hora de conquistar seu sonho e também referência no mercado pela qualidade de seu atendimento/produto e pela satisfação dos seus clientes sejam pontos importantes para configurar como uma estrela do mercado. Considero muito importante a MRV sempre ser lembrada, pois as marcas mais citadas pelo público se tornam referência e possuem muita credibilidade em seu segmento.
Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?
O consumidor está cada vez mais seletivo e a fidelização dos nossos clientes se dá pela força que a marca alcançou e pela qualidade dos produtos que oferecemos. Somos hoje a maior construtora residencial da América Latina, líder nacional no mercado de imóveis econômicos e maior operadora do Minha Casa Minha Vida (MCMV).
A MRV&CO é uma plataforma habitacional de empresas que atuam para desenvolver e entregar a solução de moradia mais adequada a cada necessidade e fase de vida, aos diferentes projetos e objetivos, de clientes de todos os perfis.
São soluções que, hoje, impactam 1 em cada 150 brasileiros, além de centenas de famílias também no exterior. Na MRV&CO, construímos um jeito de agir e trabalhar que tem como maior indicador de sucesso a nossa capacidade de acolher os sonhos de clientes e transformá-los em realidade.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
Inspirada por uma visão de sustentabilidade em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a MRV&CO segue a Visão 2030 MRV: um documento que reflete o entendimento e o posicionamento do grupo como importante agente de transformação, além de detalhar suas práticas voltadas aos temas ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança.
A MRV, junto com outras 45 companhias, assumiu como empresa signatária o Movimento Net Zero, que tem como objetivo coletivo reduzir 2 gigas de toneladas de CO2 em emissões acumuladas até 2030, se comprometendo a diminuir suas emissões de GEE de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi).