Nacional Peças: 50 anos de respeito ao consumidor
O Grupo Nacional Peças, especializado no comércio atacadista e varejista de autopeças, iniciou suas atividades em 1968. Hoje, com um mix de mais de 200 mil itens e cerca de 200 colaboradores, as lojas do grupo atendem oficinas, lojas de autopeças e também o consumidor final. As unidades abrigam modernos centros automotivos para reparo e manutenção de veículos nacionais e importados.
A empresa tem acompanhado de perto todas as mudanças no setor, que atualmente está passando pela tecnologia híbrida para, em futuro mais distante no Brasil, partir para a eletrificação. Com isso, já está desenvolvendo novos fornecedores para atender esse mercado. O Grupo Nacional Peças está em plena expansão, não só com o desenvolvimento de novos fornecedores, mas também com a abertura de lojas e o lançamento do e-commerce, que vai alavancar sua presença digital.
Saiba mais sobre a empresa de autopeças mais lembrada em Marcas Ícones nesta entrevista com o representante da Nacional Peças, Charles Perim da Cruz.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Nacional é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
Sim, o Grupo Nacional Peças procura sempre atender as melhores práticas de compliance, ou seja, a transparência nas informações para os funcionários e o mercado. Estamos sempre atentos ao cotidiano da empresa e à participação de todos os colaboradores na melhoria constante das rotinas executadas, além do acompanhamento diário das métricas de desempenho para que todos alcancem os seus objetivos.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
É um orgulho enorme sermos reconhecidos pelo público como uma marca de sucesso. Neste ano, estamos completando 50 anos de mercado e esse reconhecimento, neste momento, é motivo de muita gratidão ao público em geral – fornecedores, clientes, amigos e funcionários.
Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
Estamos atuando no mercado de autopeças há 50 anos com uma gestão transparente, ética e de muito respeito ao consumidor. Quando se fala em peças e serviços, o público pode contar com uma de nossas lojas. No Grupo Nacional Peças, além de o consumidor encontrar as melhores marcas de peças automotivas, também prestamos serviços de mecânica em geral.
Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?
A nossa preocupação com o meio ambiente é diária. Atualmente, já fazemos a destinação correta dos pneus usados, vidros substituídos e do óleo retirado dos veículos. O Grupo Nacional conta com mais de 200 colaboradores, e procuramos sempre demandar uma mudança de comportamento psicossocial positivo e cultural. Os nossos colaboradores são peças fundamentais na melhoria constante da sociedade, pois eles são um veículo de transformação de boas práticas em suas famílias. Com relação à governança, procuramos sempre adotar as melhores práticas e o acompanhamento constante dos indicadores-chave de desempenho.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
Nesse ponto, podemos dizer que o Grupo Nacional preza pela melhoria constante em todos os setores: atendimento ao cliente, qualidade dos serviços automotivos prestados e parceria com grandes marcas existentes no mercado. Isso nos traz uma segurança nos produtos oferecidos aos clientes.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
A pauta ambiental é uma das mais importantes. Hoje as nossas lojas possuem iluminação em LED, mais eficientes, e temos uma usina solar que atende o consumo de energia de nossas lojas. Na área social, ajudamos algumas instituições de caridade e patrocinamos o esporte capixaba. Só com uma atuação transparente, com ética e respeito pode-se ter o reconhecimento do consumidor.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Comprometimento.