Para crescerem, marcas precisam encontrar seus propósitos
Para a construção de marcas memoráveis, as agências precisam trabalhar um alinhamento coerente entre negócio, marca e comunicação, defendem os sócios da Cabana Publicidade, Samuel Nogueira e Samuel Paganoto. Por isso, na agência, as marcas são como pessoas, ou seja, crescem quando encontram seu propósito, o que aumenta consideravelmente a capacidade da marca de inspirar e engajar pessoas. Confira mais neste bate-papo para o caderno especial de Marcas Ícones.
Marcas Ícones comemora 10 anos. Gostaria que falasse um pouco sobre a premiação e sua importância para o mercado, as agências e as marcas.
Trata-se de um prêmio que reconhece as marcas de maior relevância do mercado capixaba, destacando o trabalho comprometido de agências e empresas dos diversos segmentos para gerar experiências significativas para os seus consumidores.
Essa década de celebração coincide com um momento muito desafiador, já que ainda estamos vivendo a pandemia. Num momento como este, qual o papel de uma premiação como Marcas Ícones? E qual o papel da boa comunicação para vencer os desafios que foram impostos pela pandemia?
Em um período tão turbulento de crise sanitária, onde houve tantas perdas irreparáveis, as relações de consumo mudaram muito rapidamente, e algumas dessas mudanças tendem a ser permanentes. E a comunicação tem sido importante sob o aspecto de identificar novas oportunidades de conexão das marcas com os seus consumidores a fim de gerar valor e ajudar a potencializar essa relação.
Que atributos caracterizam uma marca ícone? O que a marca deve ser e a empresa deve fazer para ser memorável?
As marcas mais relevantes para o consumidor possuem várias características especiais. Entretanto, talvez uma das que mais se destaca seja a capacidade de surpreender, de fazer mais do que o cliente espera. E isso pode ser aplicado em cada etapa da jornada de compra, gerando valor e fidelizando profundamente.
Lembrança se reflete em preferência e consumo? Ser a mais consumida é algo natural de uma marca memorável?
O alto valor de uma marca memorável costuma ser o resultado de um trabalho árduo de gestão da marca, o que inclui diversas ações dentro de um contexto mais amplo. E a lembrança que os seus consumidores acumulam com experiências positivas nos pontos de contato é um dos principais fatores de recompra, garantindo preferência quando surgem novas demandas por aquele determinado produto ou serviço.
Quais foram os desafios destes tempos também para as agências no trabalho com a comunicação dessas marcas?
Um dos grandes desafios deste período de crise sanitária é fazer as conexões relevantes e necessárias entre as marcas e seus consumidores, considerando os seus propósitos, e observando os cuidados que o momento exige. Campanhas e ações que desconsideraram recentemente esse contexto geraram grandes desgastes para as suas marcas.
O que mudou a partir da pandemia com relação também ao consumidor e formas de consumir?
A pandemia impôs novos desafios de consumo, o que fez o público buscar novas formas de contato com as marcas. E aquelas empresas que perceberam isso mais rapidamente e conseguiram se adaptar ao novo momento saíram na frente. Para muitas marcas isso representou ampliar a presença em múltiplas plataformas e desenvolver estratégias para cada uma delas, especialmente nos canais on-line.