Para marcas memoráveis, informação é fundamental
Dados confiáveis sempre fizeram parte do processo decisório de gestores e estrategistas de marca. Porém, na medida em que as agências e departamentos de marketing das empresas entenderam que respostas superficiais – epidérmicas – não eram mais suficientes, as pesquisas ganharam um novo protagonismo. Ou seja, quando nos referimos a ações e comunicações estratégicas, é impossível dissociá-las de pesquisas aprofundadas, que apresentam dados cada vez mais específicos. Assim, as pesquisas são fundamentais para mitigar a possibilidade de erros e embasar as decisões mais assertivas dos gestores de marca.
Também as relações entre consumidores e marcas evoluíram em todos os sentidos, tornando-se mais profundas e complexas. A compra não é mais uma mera transação comercial. Hoje, mais do que nunca, ao consumir os produtos ou serviços de determinada marca, os clientes estabelecem um vínculo social com a empresa, o que ajuda a transparecer seus valores, estilo de vida e visão de mundo. Antigamente, os consumidores podiam ser organizados em grandes grupos, separados por perfis comportamentais. Hoje, esses grupos de consumidores são cada vez mais fracionados, divididos em pequenos nichos. Por esse motivo, é inimaginável posicionar uma marca ou conceber uma estratégia de comunicação sem pesquisas de mercado, tendência e comportamento de consumo.
A complexidade resultante da combinação entre novos perfis de consumidores, facilidade de acesso à informação, inovações tecnológicas e diferentes canais de venda acelerou os ciclos de mudanças no comportamento de consumo. Isso impactou, por consequência, a origem dos dados. Se antes existiam poucas – e, às vezes, inacessíveis – fontes de dados disponíveis, hoje há uma infinidade de opções e, ainda, uma grande facilidade para que marcas e agências criem e gerenciem suas próprias pesquisas, o que apresenta um novo conflito: confiabilidade.
Não é incomum encontrar fontes de dados conflitantes ou apontamentos tendenciosos extraídos de pesquisas pouco confiáveis. Ou seja, pesquisas são importantíssimas, desde que oriundas de fontes sólidas – imparciais – e gerenciadas por profissionais capazes de transformar dados em insights preciosos. Para marcas memoráveis, que desejam transformar o agora, informação é fundamental. É preciso entender o passado – o caminho que nos trouxe até aqui –, compreender o contexto vigente, analisar as tendências e projetar o amanhã. Pois, como diria Peter Drucker, “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
Chico Ribeiro e Carlos Dalcolmo, sócios-diretores do Balaio Design + Estratégia