Politintas: atendimento especializado e investimento na experiência do cliente

Apesar de um momento cheio de desafios, a Politintas segue com seu plano de expansão e tem levado suas lojas para mais perto dos consumidores. Ao mesmo tempo, aprimora a loja virtual e conta, também, com o televendas, oferecendo múltiplos canais para atender às demandas dos clientes, tanto na venda quanto no pós-venda.

“A Politintas não para nunca. Continuaremos investindo e trabalhando bastante para nos manter na liderança de nosso mercado”, ressalta o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim.

Toda essa estrutura omnichannel permitiu que a Politintas continuasse operando desde o início da pandemia e tem contribuído para excelentes resultados. Vale destacar que, neste ano, a Politintas conquistou a quinta certificação consecutiva concedida pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) para empresas que se destacam pelas boas práticas no ambiente de trabalho. Ou seja, desde 2017, a Politintas segue as melhores práticas de gestão de pessoas, assim como as grandes empresas.

“A Politintas não para nunca. Continuaremos investindo e trabalhando bastante para nos manter na liderança de nosso mercado”, ressalta o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim.

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones, o 10º que a empresa vence na categoria Loja de Tintas. O que essa lembrança representa para a empresa?

Um dos sonhos de todo empreendedor é se tornar referência no seu segmento de mercado. Com muito trabalho, a Politintas conquistou essa posição de liderança absoluta, o que nos enche de orgulho. É uma grande alegria fazer parte da vida das pessoas, sempre oferecendo os melhores produtos e serviços no segmento de tintas. Para a Politintas, ser uma marca ícone é uma excelente forma de medir o resultado de nossas ações e investimentos.

 

O que faz as pessoas se lembrarem da Politintas no segmento Loja de Tintas?

O maior diferencial da Politintas é o atendimento especializado, feito por uma equipe de consultores treinada para oferecer uma assessoria completa sobre tintas e tipos de pintura. Nossos vendedores, entregadores e todas as equipes de apoio dedicam-se diariamente para que a experiência de compra dos nossos clientes seja a mais agradável possível, pois o nosso propósito é melhorar a vida das pessoas ofertando soluções para pintura.

 

O que a Politintas faz para ser constante na memória do consumidor?

Conhecemos o nosso público e estamos sempre atentos as suas necessidades. Dessa forma, criamos e direcionamos campanhas que tenham maior compatibilidade e que gerem mais interesse nos potenciais clientes. Também construímos uma identidade forte para a empresa. Valores bem definidos e laços sólidos com o público contribuem para consolidar uma imagem positiva para a Politintas.

Além disso, procuramos estar sempre presentes no dia a dia das pessoas. Temos uma boa presença no digital e, constantemente, realizamos campanhas na TV e no rádio. Tudo isso, somado à credibilidade da marca, representa um diferencial para estar na “ponta da língua” do cliente.

 

Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?

Nos últimos 10 anos a Politintas deu uma grande acelerada em seu processo de crescimento e profissionalização. Abrimos 11 lojas, digitalizamos nossa empresa, ampliamos o mix de produtos e investimos muito em consultoria, treinamentos e infraestrutura para suportar esse crescimento. Durante todo esse processo, mantivemos o foco na manutenção do alto índice de satisfação de nossos clientes e também de nossos colaboradores. Se hoje somos uma empresa certificada ISO 9001, GPTW, além de uma marca ícone, é sinal de que todo esforço trouxe resultado!

 

O que é ser uma marca memorável para a Politintas? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

O consumidor atual, cada vez mais exigente, prefere marcas que se preocupam em levar novas sensações e experiências para a relação com o cliente. Por isso, creio que o principal atributo para conquistar a confiança do cliente é oferecer a ele a melhor experiência de compra possível. É assim que a Politintas trabalha. Investimos na experiência do cliente, garantindo que seja positiva para ele voltar sempre. Para isso, o bom atendimento precisa acontecer em todas as etapas da compra, inclusive no pós-venda.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?

Com um mercado cada vez mais competitivo, a Politintas investe em diferentes estratégias para se destacar junto ao seu público e, assim, ganhar sua identificação e fidelidade. Temos um forte e consistente planejamento de marketing e sempre investimos em uma comunicação transparente, com consistência, frequência e propósito. Atualmente, estamos focados na divulgação da nossa campanha de aniversário. A Politintas acaba de completar 46 anos de história e, até o mês de outubro, vamos sortear sete prêmios de R$ 7 mil para os clientes.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.

A pandemia tem sido muito desafiadora. Mas, ao mesmo tempo, trouxe muitas oportunidades e aprendizados. Como as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa por conta do isolamento social, elas começaram a enxergar a necessidade de melhorar o ambiente onde vivem. Esse cenário representou uma excelente oportunidade de crescimento para a Politintas. Inauguramos duas novas lojas na Grande Vitória neste ano, uma em Marcílio de Noronha, em Viana, e outra em Porto Canoa, na Serra, chegando a 18 unidades na região metropolitana. Paralelo a isso, concentramos esforços na nossa loja on-line, que vende para todo o Brasil.

Além disso, nossa holding investiu em uma franquia da Casa do Construtor, em Viana, e passamos a oferecer também equipamentos para construção, manutenção, limpeza e pintura para toda a nossa clientela.