Relacionamentos entre consumidor e marcas serão cada vez mais viscerais e humanos

PALAVRA DO MERCADO com RIMALDO SÁ

Durante muito tempo, a maioria dos prêmios de comunicação eram focados em criatividade e em questões subjetivas. Mas, hoje, a grande busca de nossos clientes é por indicadores que tangibilizem seu efeito no mercado. O Marcas Ícones é um prêmio contemporâneo que premia justamente isto: o resultado, o sucesso em impactar, e que mostra como as marcas são percebidas.

Ao completar 10 anos, Marcas Ícones indica um amadurecimento do mercado através de seu papel decisivo, sendo uma referência de quais marcas estão indo no caminho certo. É uma contribuição imensa para o mercado, porque dá informações que qualificam o entendimento sobre as marcas e as relações delas com o consumidor.

E se já existia uma grande expectativa de que esta nova década seria marcada por transformações radicais, a chegada da pandemia acelerou esse processo de transformação, e o que já era rápido passou a ser drástico. Nestes momentos de dúvida e incerteza, a comunicação assume um papel determinante para o sucesso dos negócios.

Durante o isolamento social, a comunicação era a única forma de se chegar ao consumidor que estava em casa. E, mais do que só alcançar, hoje temos uma dinâmica de ida e volta: a marca fala, o consumidor responde, e assim vamos criando um engajamento que vira um relacionamento. Por isso, os vencedores do prêmio deste ano foram aqueles que entenderam a força da comunicação e da adaptação dos canais, colocando a experiência do usuário no centro neste momento para conseguir estabelecer uma troca genuína com o consumidor.

De uma maneira geral, o maior esforço neste período de transformação é por se manter relevante. E, para se manter relevante, a marca precisa não só fazer uma promessa que encante o consumidor, mas também precisa cumpri-la. As marcas ícones vão um pouco além de cumprir essa promessa: elas olham para o futuro, são mais humanas, se conectam com as pessoas em outros níveis. E, assim, falando de verdade com o consumidor, ela consegue atender as expectativas tão altas deste momento em que vivemos.

Rimaldo Sá Fundador e CEO da Beta Rede

“Enquanto as empresas trabalham para construir um produto melhor, as agências trabalham para que esse produto seja comunicado da melhor maneira possível. E, no mundo contemporâneo, a importância da comunicação tem crescido muito, o que faz a importância da agência também crescer exponencialmente. Isso tudo dentro de um contexto que tem como principal desafio a imprevisibilidade.” 

Num primeiro momento, não sabíamos direito o que estava acontecendo, achávamos que o isolamento ia durar 15 dias. E, como para muitas empresas a comunicação é tratada do ponto de vista de um investimento pro futuro, vimos esse investimento diminuir a princípio. Mas não demorou até que elas percebessem que a comunicação seria uma necessidade para todos, principalmente por conta das expectativas que o público nutria sobre as marcas – de que se posicionasse, de que agissem. Tivemos, então, que trabalhar com uma visão de comunicação à prova de futuro, mesmo sem saber qual seria o futuro imediato.

Foi desafiador, mas as agências também conseguiram orientar as marcas a usar suas comunicações de forma significativa, por meio do foco na experiência do usuário, e até mesmo com o “ADucation”, que é a utilização das marcas e linguagem publicitárias para educar o público, movimento que foi essencial durante a pandemia.

Foi impressionante ver em algumas pesquisas que as pessoas confiavam mais em empresas do que em governos. Observamos que algumas tendências já se tornaram realidades, como, por exemplo, a preocupação do público com a ética das empresas das quais consomem. Além disso, as pessoas estão cansadas, e buscando cada vez mais experiências positivas, de conexão, de união, e as marcas que se mostrarem atentas a isso serão muito bem-sucedidas. Daqui para a frente, os relacionamentos entre consumidor e marcas serão cada vez mais viscerais e humanos.

 

Rimaldo Sá

Fundador e CEO da Beta Rede