Revista Marcas Ícones 2021 – a trajetória de um projeto memorável

Décima edição. Marcas Ícones chegou neste 2021 a 10 edições consolidada como uma ferramenta de aferição do trabalho de construção e posicionamento de marcas. Mas para esse reconhecimento ser realizado, tem todo um trabalho que quase ninguém vê.

O resultado desse trabalho se materializou em uma revista memorável.
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 Neste ano, a Kantar Insights fez as entrevistas com pessoas residentes na Grande Vitória entre os dias 10 e 24 de fevereiro. Depois, vem a fase de análise de dados e divulgação de resultados. Empresas conhecidas, é hora do reconhecimento.

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, recebe o troféu de Marcas Ícones da superintendente comercial e de marketing da Rede Vitória, Giselle Alves, em premiação realizada justamente no dia do aniversário de 470 anos da capital.

Neste ano, por conta das restrições da pandemia, a entrega da premiação às empresas mais lembradas seguiu a mesma metodologia do ano anterior: os dirigentes das empresas recebem o troféu de Marcas Ícones em suas sedes, junto a seus colaboradores. A visita foi um momento de estreitar o relacionamento com a Rede Vitória e também produzir os materiais que são veiculados na rede, como os golden breaks, e produzir as fotos oficiais.

 

“Buscamos um formato que deixasse os clientes confortáveis e seguros. A premiação é muito aguardada pelas marcas que reconhecem o papel que exercem na vida das pessoas. A experiência foi extremamente positiva. Levar a premiação para dentro da empresa permitiu que mais pessoas pudessem vivenciar esse momento tão especial”, destaca a gerente comercial da Rede Vitória / Record TV, Isabela Fernandes.

A gerente comercial Isabela Fernandes entrega o reconhecimento ao diretor da Fábrica Garoto, Michey Piantavinha.

E para isso acontecer, foi necessário um trabalho de produção inimaginável. Com essa metodologia, para as entregas serem realizadas, foi preciso equalizar agendas de representantes da equipe comercial, de marketing, do fotógrafo e da equipe de produção dos golden breaks e vídeos das empresas para o programa especial, que foi ao ar dia 12 de setembro. O desafio exigiu bastante comprometimento e dedicação.

Por serem itinerantes, as entregas dos troféus demandaram um cenário que fosse leve, fácil de ser transportado e montado. Assim, o marketing e o publicitário responsável pela campanha especial dos 10 anos do prêmio, Gustavo Mendonça, chegaram à construção de um backdrop desmontável e que poderia ser personalizado para cada empresa visitada.

“Havia todo um trabalho de pré-produção, que envolvia a conferência das caixas que foram dadas de presente, a produção dos quadros, a arrumação de todos os materiais e do carro – que precisava chegar limpo em cada empresa. Agenda fechada, era necessário chegar uma hora e meia antes em cada cliente para montar o cenário e deixar tudo preparado para quando a equipe chegasse. Tudo isso sem interferir muito na rotina da empresa visitada, e na hora de ir embora deixar tudo organizado”, conta o produtor Thiago Cometti, que ficou responsável por gerenciar toda a logística das entregas.

Para ele, tudo valeu a pena principalmente pelo carinho com que as coisas foram realizadas. “Guardo sempre comigo uma coisa que Dr. Americo sempre diz: é preciso fazer e entregar coisas que sejam realmente relevantes na vida das pessoas.”

Americo Buaiz Filho recebe o troféu de Marcas Ícones pelo reconhecimento do Grupo Buaiz na categoria Grupo Empresarial.

Os jornalistas Aghata Avanza e Gabriel Serafim, responsáveis pelo programa especial de Marcas Ícones e pela produção dos golden breaks das empresas mais lembradas, ressaltam que a produção das matérias das entregas do prêmio é um trabalho em que a recompensa é sempre imediata.

“A gente estuda um pouco sobre a marca mais votada pelo público na categoria, busca entender o que faz dela a mais memorável, planeja o passo a passo da gravação (detalhes técnicos, entrevista, imagens) e, quando temos o primeiro contato com o entrevistado, somos sempre surpreendidos por histórias admiráveis, trajetórias de sucesso, números surpreendentes e depoimentos emocionados. Poder ouvir as análises e agradecimentos de quem faz a marca ser a primeira na memória do capixaba é um privilégio! Em cada encontro saímos gratos por conhecer e, por que não, aprender com cada uma dessas pessoas incríveis”, reforça Aghata.

Ela reforça que o trabalho em equipe faz toda a diferença para tudo sair perfeito. “Para começarmos a planejar a produção audiovisual, recebemos um briefing, uma pré-produção, que indica as principais informações da marca e nos norteia na criação do roteiro. O roteiro não necessariamente sai pronto para a gravação, mas já fica idealizado. Levamos sempre um clima de descontração para as empresas, afinal de contas, trata-se de uma premiação oficial, merece palmas, ovação mesmo. Todos merecem comemorar o reconhecimento. Depois desse momento festivo, todos ficam mais leves, menos nervosos para gravar a entrevista, e o resultado é sempre bom.”

Luiza Wagner, Aghata Avanza e Gabriel Serafim.

Enquanto Aghata fica por conta do roteiro, do texto, das entrevistas e da descontração, Gabriel é responsável por toda a parte técnica, equipamentos, gravação (executada com o apoio do cinegrafista Juliano Serafim) e também assume a edição (junto com o editor de imagens Andersson Rocha, responsável pela finalização). “O ritmo da produção foi intenso. Chegamos a produzir três vídeos por dia”, revela Aghata.

O programa especial de Marcas Ícones, exibido no último dia 12 de setembro, fechou o projeto com chave de ouro. Foram contadas histórias de 35 empresas, de 37 categorias, além de depoimentos de players do mercado sobre a importância de Marcas Ícones.

“Estes 10 anos da pesquisa Marcas Ícones são emblemáticos. O estudo foi, nesta década, importante para marcas e empresas se transformarem em sua busca pela qualidade e posicionamento diante do público consumidor. Reconhecer e premiar as marcas mais lembradas em pesquisa espontânea realizada nesse contexto, por um instituto de credibilidade que é a Kantar, tem um gosto muito especial. Há um tempero adicional quando percebemos que, a despeito do momento desafiador, ou até mesmo por causa dele, muitas delas se fortaleceram, consolidaram seus índices de lembrança e estão muito mais pujantes”, ressalta o diretor-executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati.