Rimo: qualidade que gera confiança

Mesmo com os desafios impostos pela recente pandemia da Covid-19 e por outros fatores externos, como desemprego, juros altos e baixo poder de compra, a Móveis Rimo segue avante e com sentimento de otimismo. A empresa tem mantido o foco sem perder de vista as tendências, os anseios das pessoas e as inovações do mercado. E isso, na prática, se dá nos lançamentos que realiza e ainda tem a realizar nos próximos tempos.

Diretor-presidente da Móveis Rimo, Luiz Rigoni.

Saiba mais sobre a fábrica de móveis mais lembrada em Marcas Ícones com o diretor-presidente da Móveis Rimo, Luiz Rigoni.

 

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Rimo é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

Sim, considero que somos uma empresa que transforma o agora. Digo isso porque buscamos sempre acompanhar as tendências e transformações do mercado, e principalmente, as demandas de nossos clientes e da sociedade, como a busca por iniciativas e produtos sustentáveis. No geral, temos investido com frequência em diversas frentes de trabalho e melhorias. Cito como exemplos a atualização de nossa linha de produtos – como a de Planejados Rimo – e o lançamento de um e-commerce de fábrica para melhor atender ao público capixaba. Estamos conectados ao presente, mas sempre atentos ao futuro e respeitando nossa história de qualidade.

 

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

Ser uma marca memorável é muito gratificante, pois nos dá mais uma prova de que estamos no caminho certo e, principalmente, conectados às pessoas. Isso também gera uma grande motivação. Ao mesmo tempo, nutre um sentimento de responsabilidade e nos move a fazer mais e melhor.

“Ser uma marca memorável é muito gratificante, pois nos dá mais uma prova de que estamos no caminho certo e, principalmente, conectados às pessoas. Isso também gera uma grande motivação. Ao mesmo tempo, nutre um sentimento de responsabilidade e nos move a fazer mais e melhor.”

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

Atribuo o título à qualidade de nossos produtos. Qualidade, nesse caso, é a junção de diversos fatores, como durabilidade, design e funcionalidade. Recebemos relatos de clientes cujos móveis chegam a durar por décadas em suas residências. Isso amplia o sentimento de confiança que tanto procuramos conquistar entre os consumidores. Ser uma marca confiável e que transforma o dia a dia das pessoas é muito motivador e nos enche de orgulho.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

Trabalhamos esses pilares colocando-os efetivamente em prática, sem deixá-los somente no discurso. Usamos madeira reflorestada na produção; equipamos nossa fábrica com filtros ecológicos para recolher o pó que iria para o meio ambiente, destinando esses resíduos para biomassa; utilizamos tintas com base d´água e realizamos, anualmente, a distribuição de mudas de árvores nativas. Inclusive, essa distribuição acontece há mais de 11 anos, sempre no Dia Internacional da Árvore. Já foram mais de 10 mil mudas distribuídas aqui em nossa cidade. Quanto à governança, somos uma empresa S/A de capital fechado, com auditoria externa e comitê de avaliação anual dos resultados. Estamos avançando cada vez mais para perenizar nosso negócio com a nova geração chegando com boa formação e buscando sempre o caminho correto em prol do melhor para a empresa. Na minha avaliação, ESG não deve ser visto mais como futuro, e sim como um tema imperativo para a sociedade e os negócios hoje.

 

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Sempre buscamos nos desenvolver e atualizar nossos projetos ao longo dos anos, sem perder a essência que nos trouxe aqui. Acredito que valores como integridade, qualidade e respeito ao meio ambiente nunca saíram de moda e isso, de alguma forma, é percebido pelos nossos clientes e parceiros ao longo dessa trajetória. Produtos são desenvolvidos em anos de dedicação a viagens, feiras e investimento em desenvolvimento, além de constantes atualizações em nosso parque fabril, com máquinas de ponta e cuidado incansável em atender bem nossos clientes.

Diretor-presidente da Móveis Rimo, Luiz Rigoni e a Superintendente Comercial e de Marketing da Rede Vitória, Giselle Alves de Almeida.

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?

Não podemos perder de vista que nossa empresa é feita de pessoas para pessoas, então essa é a base. Além disso, cito a chamada “indústria 4.0”, os cuidados com o meio ambiente e as demandas digitais – do atendimento ao marketing.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Pessoas.

HISTÓRIA DA RIMO NO MARCAS ÍCONES