Sal Globo: compromisso com o meio ambiente e a vida
Detentora da marca Globo, a Brasisal Alimentos está com uma nova refinaria que aumentou significativamente sua capacidade de produção. Por isso, os projetos para 2022 são a garantia de prosperidade diante dos nossos investimentos. Agora, mais do que nunca, mesmo diante de um cenário desafiador, a empresa está trabalhando dobrado.
Presente em todos os estados brasileiros, com um portfólio amplo e uma estrutura única, a Brasisal é responsável pela produção, refino e distribuição de sal marinho. Sua marca Globo está há mais de 55 anos no mercado, um clássico sinônimo de respeito, qualidade e confiança. Uma marca tão forte que abriu as portas a novos produtos com o mesmo padrão de qualidade.
“Apesar da pesquisa Marcas Ícones estar direcionada à lembrança das pessoas, nós acreditamos que, depois de 10 vezes consecutivas ocupando o primeiro lugar na memória, o Sal Globo já faz parte do coração dos capixabas. E isso só é possível porque trabalhamos com excelência, diversidade, logística, garantia de qualidade e, assim, garantimos a confiança de nossos clientes”, celebra a sócia e gestora financeira e de Marketing da Brasisal, Maria Izabel Braga Ferlin.
Este é o 10º ano de Marcas Ícones, a 10º vez que a empresa vence na categoria Sal, sempre com índices altíssimos de lembrança. O que essa lembrança representa para a empresa?
MIBF: Com tantos desafios, o reconhecimento da marca Sal Globo é gratificante. Acreditamos que essa lembrança representa a nossa jornada, pois são mais de 55 anos de trabalho. Um trabalho que envolve muitas pessoas e grandes responsabilidades. Sem dúvida, esses prêmios representam o nosso dia a dia, trajetória e história.
Sal Globo também é top of mind em todos estes anos, com índices de lembrança que surpreendem até mesmo fora da sua categoria. Qual o sabor de ser não apenas a mais lembrada na categoria sal, mas também top of mind na pesquisa?
O sabor do reconhecimento. Porque atrás da marca Sal Globo acontece todo o nosso diferencial. Existe um trabalho exercido com muito amor, dedicação e empenho, sendo ele todo representado através de um simples produto: o sal. A grande questão é que fazemos parte de todo o processo: a captação da água do mar, o caminho das águas à cristalização, a colheita do sal, o refino, o envasamento, a distribuição. Com isso, conseguimos excelência, diversidade, logística, garantia de qualidade e, consequentemente, a confiança de nossos clientes. E, assim, o reconhecimento dos capixabas.
O que faz as pessoas lembrarem do Sal Globo no segmento Sal?
O sal Globo é um produto tradicional e que até hoje mantém a sua qualidade. Isso nos remete ao tempero, ao cheiro, às lembranças boas da infância. É muito bom ser lembrado nesse contexto.
Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?
As empresas têm um papel muito importante na sociedade, porque compõem a economia do estado e do país, geram empregos direta e indiretamente, promovem novos negócios e novas ideias. Diante de tantos desafios, somos o exemplo para o surgimento de novos empreendedores e, consequentemente, o futuro do nosso país.
A oportunidade de empreender oferece grandes benefícios à população. É por isso que devemos unir forças e seguir num objetivo comum. Precisamos ter liberdade econômica para prosperar. Incentivar o pequeno empresário e também os produtores rurais. Apenas assim surgirão novos conceitos à gestão de pessoas e, juntos, vamos garantir, preparar, valorizar e aperfeiçoar bons profissionais.
O Espírito Santo tem uma atividade portuária bastante importante para economia do país e não é de hoje que demonstra a qualidade em seus produtos locais. Apesar dos avanços registrados na última década, a indústria ainda precisa de atenção. Por isso é essencial manter o foco na transparência. Hoje, o nosso objetivo é crescer junto com o estado. Para isso, devemos nos unir e estabelecer conexões entre fornecedores, varejistas, vendedores, clientes. O sucesso e a estabilidade econômica é um desejo de todos. E esse é o nosso principal desafio.
O que é ser uma marca memorável para o Sal Globo? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?
A responsabilidade é um bom atributo para uma marca se tornar ícone. As nossas atitudes garantem a responsabilidade que a Brasisal Alimentos, junto à marca Sal Globo, carregam perante uma sociedade. E a nossa busca sempre será por uma identidade repleta de vida, saúde e bem-estar. Nossos projetos existem porque somos comprometidos com o futuro, então, assim como em nossas casas, os bons exemplos, as atividades sociais e ambientais, fazem parte do nosso dia a dia.
O Sal Globo é um sal marinho extraído diretamente da água do mar. Diferente dos sais de outras origens, a nossa produção faz uso principalmente do sol e do vento, exigindo menos combustíveis fósseis, consequentemente, minimizando a queima de carbono. Preocupada com natureza, a Brasisal Alimentos contribui com uma série de serviços ambientais, diretos e indiretos. Dentre eles, a preservação das áreas do mangue, o replantio de árvores em zonas litorâneas, a manutenção das zonas úmidas, que favorecem a reprodução e alimentação de aves migratórias, os ecossistemas marinhos e a biodiversidade aquática.
Baseando-se na legislação vigente, que estabelece princípios básicos de minimização da geração de resíduos, a salina conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que contempla uma série de procedimentos, visando à minimização, reutilização, reciclagem, acondicionamento, armazenamento temporário, transporte, tratamento e destinação final adequada dos mesmos, seguindo todos os requisitos legais ambientais aplicáveis.
Contamos ainda com instalações de fossas e sumidouros, responsáveis por coletar e tratar o esgoto produzido no empreendimento, uma vez que a região onde a mesma se encontra instalada ainda não possui sistema público de saneamento. Dessa forma, com uma produção de forma renovável e a conservação dos ecossistemas costeiros, o Sal Globo reafirma o seu compromisso com o meio ambiente e a vida.
Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?
Sem dúvida, são fundamentais para divulgação, construção da personalidade, planejamento, mercado etc. No entanto nada disso vale se não houver um produto ou serviço de qualidade. Nada disso vale se não houver verdade naquilo que se vende e muito trabalho envolvido. Acreditamos nessa união para construção de marcas fortes e memoráveis.
Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.
A pandemia nos levou a refletir novos conceitos, estilos de vida, diferentes negócios, formas de agir, solidariedade e, principalmente, valores humanos. Felizmente, a indústria de alimentos não pode parar. Por isso, adequamos todo nosso processo de produção e, ainda hoje, seguimos rigorosamente os protocolos de segurança. Nossa equipe permanece trabalhando e, graças a Deus, seguimos todos bem.