Sicoob: competitividade e valorização dos associados
Mais lembrado na categoria Cooperativa na pesquisa Marcas Ícones pelo décimo ano, o Sicoob está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos on-line, sendo a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.
É formado por aproximadamente 370 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.480 pontos de atendimento.
Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 400 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas.
No encerramento de 2020, a instituição totalizou mais de R$ 2,2 bilhões de patrimônio líquido e chegou aos R$ 10,3 bilhões de ativos. O Sicoob ES está presente em 71 municípios no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, com 146 agências e mais de 2 mil empregos gerados.
“A conquista desse resultado pela décima vez mostra que estamos conseguindo concretizar o alcance das metas propostas em nosso planejamento, entre elas a continuidade e a melhoria na oferta de produtos e serviços de qualidade e de fácil acesso ao público. Juntamente com isso, nosso foco em estreitar a cada dia os laços com os cooperados e com a sociedade em geral contam pontos para que estejamos sempre presentes e atendendo e superando as expectativas das pessoas”, destaca o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.
O que faz as pessoas se lembrarem do Sicoob no segmento Cooperativa?
BV: A atuação pautada na valorização das pessoas e empresas que fazem negócio com a gente é o principal motivo de sermos sempre lembrados com carinho pela sociedade capixaba. Isso porque o nosso modelo de negócios não visa ao lucro de investidores, mas sim ao desenvolvimento socioeconômico regional por meio do atendimento das demandas dos nossos associados. As pessoas estão em primeiro lugar no Sicoob.
O que o Sicoob faz para ser constante na memória do consumidor?
Nossos produtos e serviços têm custos competitivos em relação às instituições financeiras convencionais. Aliado a isso, o retorno para os nossos associados, em bons resultados financeiros e sociais, agregam valor ao Sicoob perante as pessoas e empresas que compõe nosso quadro de sócios.
Ao longo destes 10 anos, muita coisa mudou. Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?
Entre os principais desafios na última década figura a nossa expansão para a Região Metropolitana do estado, que só foi possível a partir de um planejamento estratégico e muito bem organizado para que pudéssemos atender com êxito às necessidades de crédito nas maiores cidades capixabas, mantendo o caráter de proximidade que estrutura nossa base de atuação. Seguimos também abrindo novos pontos de atendimento nos municípios do interior e apostando em novos modelos de agência, voltadas à geração de negócios.
O que é ser uma marca memorável para o Sicoob? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?
Ser memorável é fazer a diferença na vida da pessoa que nos escolhe para gerir suas finanças, contribuindo para que os seus sonhos sejam realizados a partir das soluções personalizadas que nós oferecemos. Para ser ícone, uma marca precisa ser responsável e comprometida com a felicidade de seus colaboradores, clientes e parceiros.
Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?
A comunicação apresenta à sociedade os resultados de uma atuação comprometida no benefício de todos os associados. É de extrema importância para ampliar a transparência desse empreendimento coletivo, que é o Sicoob ES, divulgando nosso trabalho como agente transformador dos locais em que estamos inseridos.
Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.
É um momento de maior aproximação e de parceria com os cooperados, principalmente com aqueles que tiveram os seus negócios prejudicados. Nós tivemos que intensificar o investimento em tecnologia, para disponibilizar soluções da forma mais simples possível, e ampliar a assistência e disponibilidade de créditos aos nossos associados.
Desde o início da pandemia, as cooperativas integrantes do Sicoob ES liberaram mais de R$ 4,8 bilhões de crédito para auxiliar as pessoas e empresas prejudicadas. A cooperativa contabilizou um resultado bruto de R$ 347 milhões e superou a marca dos 400 mil associados, o que reflete o êxito do modelo de gestão das finanças.
E quais são as expectativas para o segundo semestre de 2021 e 2022? O que vem pela frente?
Continuamos crescendo e gerando bons resultados. Até julho de 2021, foram inauguradas novas agências em Nova Rosa da Penha e Jardim América, na cidade de Cariacica, e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Um foco de atuação em evidência é a nossa área social, que contabiliza R$ 1,6 milhão a serem investidos em projetos de envolvimento com a comunidade. Ainda estamos ampliando o crédito para empresas por meio do portal creditopj.sicoobes.com.br. Nossa expectativa é de continuar contribuindo, com a liberação de crédito, para a retomada do crescimento da economia regional, que deve ocorrer nos próximos meses.