Unimed comemora primeiro lugar e expande serviços na Grande Vitória
Presente em 19 municípios capixabas, Unimed Vitória cuida de 405 mil vidas com 2.600 cooperados e mais de 2.600 colaboradores.
A Unimed Vitória possui um excelente corpo clínico, formado por quase 2.600 cooperados, de diferentes especialidades, que são referência no Espírito Santo. Focada na evolução e na inovação, a cooperativa atua com um olhar diferenciado, o que garante ainda mais a participação dos cooperados para cuidar dos mais de 405 mil beneficiários.
“Nós temos em curso grandes projetos que estão sendo estruturados para atender a sociedade de forma ainda melhor. Um deles é a expansão do Hospital Unimed (HU), em Vitória, que está em fase de projeto. Quatro terrenos anexos ao hospital já foram adquiridos. A ideia é centralizar em um mesmo espaço todos os serviços oferecidos pela Unimed, como maternidade, diagnóstico e consultas ambulatoriais, dando origem ao Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias). Outro projeto que já está em fase de estruturação, em Morada de Laranjeiras, é o de uma unidade de referência em terapias para o tratamento de transtornos do neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes, como o autismo”, conta o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fabiano Pimentel.
Confira mais sobre a empresa mais lembrada na categoria Plano de saúde da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Unimed é uma estrela do mercado?
Porque a Unimed tem como foco garantir o que há de melhor na área de assistência em saúde para oferecer aos seus beneficiários. Eles procuram a Unimed porque sabem que vão encontrar os melhores médicos. Para que tudo isso aconteça, também é preciso atuar em várias frentes de forma alinhada, desde a busca por inovação, a melhoria de processos que facilitem a vida dos usuários, a incorporação de novas tecnologias e a ampliação de recursos, até a oferta de um atendimento humanizado, com cuidado e empatia. Afinal, somos uma cooperativa que se propõe a cuidar do maior bem que as pessoas podem ter, que é a vida. Esse reconhecimento é o resultado do trabalho realizado.
Qual o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
Na minha visão, esse reconhecimento da sociedade aumenta nossa responsabilidade e nos impulsiona a continuar garantindo um serviço de excelência. Para isso, temos o desafio de continuar em movimento, atentos às necessidades dos nossos beneficiários e do mercado. A Unimed Vitória tem 43 anos de existência, ou seja, são mais de quatro décadas de investimentos na construção de uma cooperativa sólida e confiável aos olhos das pessoas e do mercado. Por isso, fica claro que “evolução” é a palavra que deve nos mover, sempre com um olhar diferenciado para o setor de saúde, ao mesmo tempo em que mantemos fortes os nossos princípios, como a transparência da gestão e o cuidado de forma individualizada.
Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?
Entre os princípios que regem a Unimed Vitória, elenco alguns que considero fundamentais. O primeiro é o propósito de cuidar de vidas, que é o que deve nortear todos que fazem parte da nossa cooperativa. É preciso ter consciência, a cada ação que executamos, que aquilo que fazemos tem um impacto na vida das pessoas e que precisamos retribuir a confiança que nossos beneficiários depositam em nós. A transparência também é um atributo fundamental para estabelecermos essa relação de solidez e de confiança dentro da cooperativa e com a sociedade. Por isso, na Unimed Vitória, nós vamos focar ainda mais nosso olhar para o fortalecimento de setores como governança e compliance, nos permitindo trilhar um caminho transparente.
Na cooperativa, além de respeitarmos a diversidade, nós queremos que ela faça parte do nosso DNA, porque quanto mais diversa uma empresa é, mais ela consegue entender os anseios da sociedade e os caminhos pelos quais deve seguir. Hoje, por exemplo, 75% dos nossos colaboradores são mulheres e mais de 61% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres. Também procuramos garantir que todas as pessoas se sintam bem e à vontade dentro da nossa cooperativa. Neste ano, inclusive, nossa campanha institucional trouxe o tema “Seu jeito de ser fortalece o nosso jeito de cuidar”, justamente para mostrar que as nossas diferenças são o que nos deixam cada vez mais fortes.
Por fim, cito também o interesse pela comunidade, que, aliás, é um dos princípios do cooperativismo. Isso significa que, para além dos nossos beneficiários, nós precisamos impactar positivamente a sociedade capixaba. Entre tantas ações, destaco o trabalho do Instituto Unimed Vitória, que tem esse papel de gerir e apoiar projetos sociais voltados para a cultura, a educação, o esporte e o meio ambiente.
Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?
Atribuo à solidez do nosso trabalho, que não só se mantém, como também evolui ao longo dos anos, garantindo a manutenção dessa relação de confiança com a sociedade capixaba. E, acima de tudo, essa evolução é guiada por um propósito, que é cuidar de vidas. As pessoas investem em um plano de saúde porque elas querem garantir uma vida com mais qualidade, elas querem garantir que vão estar amparadas em um momento de doença, de necessidade. E nós buscamos nos estruturar para estarmos presentes nesses momentos da melhor forma possível. Hoje, somos uma cooperativa com quase 2.600 cooperados e mais de 2.600 colaboradores e estamos presentes em 19 municípios do Espírito Santo.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
Inovação, responsabilidade social e sustentabilidade não devem ser vistos como uma exigência pelas empresas, mas sim como um compromisso, porque esses três valores carregam com eles um potencial enorme de transformação. Na Unimed Vitória, nós somos conscientes de que esse tripé é um desafio, pois a necessidade de melhorias, de evolução, de investimentos é constante. Mas nós aceitamos esse desafio e nos comprometemos a inserir esses valores na nossa cultura.
Como exemplo, temos o Instituto Unimed Vitória, uma organização sem fins lucrativos que busca desenvolver e apoiar projetos e ações sociais que tenham como foco a promoção da saúde. Isso envolve esporte, educação, cultura e preservação do meio ambiente. Outra ação importante para a cooperativa foi a criação do nosso programa de inovação, o Pulsar, que visa a estimular os nossos colaboradores e cooperados a pensar em ideias que possam ser incorporadas no nosso cotidiano para melhorar os processos internos e o atendimento aos nossos clientes.
A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro da Unimed? Em resumo, que história ela tem contado ao mercado?
Em mais de quatro décadas, a Unimed Vitória tem contado uma história de compromisso com a sociedade capixaba, de persistência e de desenvolvimento, sempre com respeito a todos. Os desafios de mercado para o setor de saúde suplementar são inúmeros, mas com união e guiados pelos princípios do cooperativismo, nós estamos trabalhando para superá-los. Além de investirmos na qualidade da assistência e na expansão dos nossos recursos próprios, nós temos buscado estar lado a lado das pessoas, seja por meio do apoio a projetos de desenvolvimento social, seja atuando junto ao setor público em situações que exigem a união de esforços. A história que contamos não é apenas sobre um plano de saúde, é sobre uma cooperativa que segue firme com o seu propósito de cuidar de vidas ao mesmo tempo em que valoriza seus cooperados e colaboradores.