UVV: tradição e inovação em prol de uma educação de qualidade
A mais lembrada na categoria Ensino Superior Particular na pesquisa Marcas Ícones, a Universidade Vila Velha (UVV) celebra esse título como “o reconhecimento de um trabalho árduo, mas incansável, na promoção da educação superior de qualidade”, nas palavras do seu reitor, Heraclito Amancio Pereira Junior.
De acordo com ele, a UVV, a despeito dos muitos desafios que temos vivido nos últimos tempos, continua sólida financeiramente e crescente em números de alunos, tanto no ensino presencial quanto no ensino on-line, atuando dentro de um segmento nacional e inovador.
Neste segundo semestre de 2021, a expectativa da universidade é com o retorno presencial dos alunos dos cursos presenciais e semipresenciais; a preparação para a expansão internacional da UVV para a Europa, culminado com a instalação de um campus naquele continente em 2022, e a expansão do ensino on-line com uma projeção de mais de 20 mil alunos até o final do próximo ano. Além disso, uma série de negócios correlatos à educação estão em desenvolvimento, principalmente por meio de startups que envolvem alunos e professores pesquisadores.
O que faz as pessoas se lembrarem da UVV?
HAPJ: O sucesso de nossos egressos no mercado de trabalho e nas suas atuações para construção de uma sociedade melhor. Também os resultados obtidos por nossos alunos no Enade e a nossa presença em rankings mundiais de instituições de educação superior geram segurança sobre o retorno de seus investimentos para aqueles que aqui pretendem estudar ou estudam.
O que a UVV faz para ser constante na memória do consumidor?
Uma constante procura pela excelência lastreada em nossos valores fundamentais: inovação, empreendedorismo, ética e desenvolvimento humano.
Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?
O grande desafio para a educação superior foi o de incorporar o ensino a distância, que propicia um alargamento da atuação das instituições de educação sem perder a qualidade conquistada no ensino presencial.
O que é ser uma marca memorável para a UVV? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?
Tradição, que é a entrega de serviços que geram resultados de sucesso, e inovação, que garante a constante evolução desses serviços com o passar do tempo.
Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?
Ambos têm papéis fundamentais de dar visibilidade àquilo que é bem feito pela instituição e que pode preencher as expectativas e necessidades de nossos clientes, no caso, os alunos.
Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.
O período de pandemia, inicialmente, trouxe muitas apreensões e necessidades de mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Tal processo foi rapidamente adaptado para uma realidade que não gerasse perdas para a comunidade acadêmica, propiciando muitas aprendizagens que estão sendo úteis para a evolução da UVV, principalmente no segmento do ensino on-line.