Viação Águia Branca: perto do cliente em todos os canais
A história da Viação Águia Branca se confunde com a da sociedade capixaba. Há 75 anos, a empresa oferece serviços de transporte de excelência, buscando evoluir a cada dia. Prova disso é que a Águia Branca está próxima dos passageiros como nunca esteve. “Estamos nas rodoviárias, na TV, na tela do computador e até na palma da mão de quem nos conhece ou ainda vai nos conhecer. Além do transporte de passageiros, ampliamos nossas operações no mercado de encomendas, inovamos lançando a Águia Branca Viagens, que comercializa pacotes de turismo e hospedagens, e estamos acelerando o processo de transformação digital que nos trará mais competitividade para os próximos anos”, destaca a CEO da Viação Águia Branca, Paula Barcellos Tommasi Corrêa.
Este é o 10º ano de Marcas Ícones e o oitavo em que a empresa é lembrada, seja na categoria Transporte Rodoviário, seja em Empresa de Transporte Rodoviário de Passageiros. O que essa lembrança representa para a empresa?
PBTC: Mais do que uma empresa de ônibus, sinto que fazemos parte da vida dos capixabas. É isso que confirmamos ao receber, pela oitava vez, o Prêmio Marcas Ícones, reconhecimento da nossa dedicação em prol de proporcionar a melhor experiência de viagem a cada cliente.
O que faz as pessoas se lembrarem da Viação Águia Branca nesses segmentos?
Buscamos manter padrão com a mais alta excelência de serviços para os nossos clientes. Cada viagem é planejada com foco na segurança, o que inclui desde o treinamento e o acompanhamento da saúde dos motoristas até a criteriosa manutenção dos nossos veículos. Não tenho dúvidas de que o zelo que temos na prestação dos serviços tem sido diferencial e motivo de reconhecimento pelos capixabas.
Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?
Nestes últimos dez anos, muita coisa mudou. Iniciamos nosso processo de transformação digital, que não para de evoluir. Fomos a primeira empresa do país a implementar a passagem digital, dando a possibilidade de o cliente embarcar com o bilhete na tela do celular. Com a chegada da pandemia, aceleramos ainda mais esse processo, tomando uma série de iniciativas que nos fortaleceram na preferência dos clientes.
O que é ser uma marca memorável para a Viação Águia Branca? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?
Tradição em fazer sempre o melhor, inovação e colocar a experiência do cliente como centro de todas as decisões. Esses são alguns dos atributos que nos trouxeram até aqui e que consideramos que uma marca ícone precisa ter.
Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?
A comunicação e o marketing são as áreas responsáveis por promover a conexão da marca com todo o seu ecossistema. Em um contexto onde o valor mais disputado é a atenção, é necessário ter a sensibilidade de promover interfaces humanizadas e falar a língua do cliente da maneira mais genuína possível, assim, geramos experiências mais afetivas e memoráveis.
Chamou muita atenção o fato de o maior índice de lembrança que a empresa teve ao longo de todos estes anos ter sido justamente em 2021, depois de quase um ano de pandemia e viagens muito comprometidas. O que a Viação Águia Branca fez nesse período para estar presente, mesmo, na maioria do tempo, não podendo prestar seu serviço em sua integralidade?
Nos aproximamos ainda mais dos nossos clientes por meio dos canais digitais, os mantivemos informados de todo o protocolo de segurança e, a cada nova mudança nas possibilidades de viagem, nos comunicávamos prontamente e ouvíamos o retorno deles para atendê-los em seguida.
E quais são as expectativas para o segundo semestre de 2021 e 2022? O que vem pela frente?
Estamos em uma rampa de crescimento, com notícias positivas a cada semana. Seguimos com forte investimento em transformação digital e avançamos em nossa presença on-line.