Viminas: sofisticação, conforto e segurança

Além de diversos tipos de vidro utilizados na construção civil, na arquitetura e na decoração, a Viminas Vidros Especiais fornece vidros automotivos (vidro temperado plano linha ônibus) e vidros para a indústria moveleira. A empresa possui, atualmente, mais de 400 funcionários trabalhando em suas unidades, sendo a fábrica na Serra (ES) e as filiais em Vila Velha (ES), Belo Horizonte (MG), Campos dos Goytacazes (RJ) e Eunápolis (BA).

“Nossa expectativa ainda para este ano é que o mundo consiga superar esta pandemia e que a vida volte ao normal. Que a economia se recupere e que tenhamos capacidade de investimento e de crescimento, para fortalecermos ainda mais os potenciais que fazem da Viminas um ícone do setor vidreiro. Temos muita energia e vontade de permanecer no propósito de proporcionar sofisticação, conforto e segurança por meio de nossos produtos e soluções”, destaca o diretor-presidente da Viminas Vidros Especiais, Rafael Ribeiro.

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones e o sétimo que a empresa vence na categoria Indústria de Vidro Temperado. O que essa lembrança representa para a empresa?

RR: A Viminas se sente honrada ao perceber que, com o passar dos anos, a relação de confiança com nossos consumidores se fortalece. Essa lembrança é uma prova de que, mesmo com uma trajetória de 37 anos, estamos sempre em busca do aperfeiçoamento e da evolução, o que permite que a empresa siga sendo referência de qualidade, em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Em relação a vidro temperado, categoria mencionada, atendemos os segmentos de construção civil, indústria moveleira e indústria automotiva (linha ônibus), com as respectivas certificações.

 

O que faz as pessoas se lembrarem da Viminas?

Temos uma história de 37 anos na indústria vidreira capixaba. Isso significa fazer parte da vida dos nossos consumidores em diversas fases. Crescemos com eles, e eles cresceram conosco, com os nossos vidros presentes no dia a dia. Ao longo deste tempo, acompanhamos a evolução das técnicas, das tecnologias, dos processos e das tendências, sempre prezando pelo pioneirismo, sempre trabalhando para estar à frente, oferecendo aos nossos clientes e parceiros o que há de mais moderno. Acreditamos que o nosso foco em proporcionar sofisticação, conforto e segurança às pessoas gera o reconhecimento do mercado e nos mantém presentes nas memórias positivas, e até afetivas, dos consumidores.

 

O que a Viminas faz para ser constante na memória do consumidor?

Por meio dos três segmentos em que atuamos – construção civil, indústria moveleira e indústria automotiva (linha ônibus) –, estamos presentes na vida das pessoas. Podemos estar no acabamento da casa, nos móveis, nos percursos que elas fazem, fortalecendo ainda mais esse vínculo, com sofisticação, conforto e segurança, primando sempre pela qualidade. E isso é possível porque focamos primeiro no que fazemos internamente, melhorando processos, desenvolvendo equipe e aperfeiçoando produtos. Temos o compromisso de consolidar a cada dia a nossa identidade, com base em valores como integridade, simplicidade, segurança e objetividade, que resultam em uma equipe sempre engajada na qualidade que chega aos nossos clientes. Isso serve de base para a imagem positiva que conseguimos manter ao longo dos anos, conquistando uma boa reputação, a credibilidade e a confiança dos nossos consumidores.

 

Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados? 

Existem os desafios internos, que incluem manter capacidade de investimentos em equipe e tecnologia, por exemplo, e existem os desafios externos, que contemplam, entre outros fatores, os altos e baixos da economia e as decisões políticas que impactam diretamente no nosso setor. Podemos dizer que todos eles são constantes e são superados com planejamento, estratégia e muito trabalho. É preciso reinventar-se. Em 37 anos de história da Viminas, buscamos enxergar oportunidades nas crises, aprendendo a nos fortalecer diante dos desafios.

 

O que é ser uma marca memorável para a Viminas? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?  

Uma marca memorável é aquela que gera a satisfação do cliente, que consegue reunir nos seus produtos a maior quantidade de valores, tangíveis e intangíveis, que o consumidor procura. Somos uma empresa que vende vidros de qualidade, que oferecem muito mais do que resistência e segurança. Eles proporcionam aos nossos consumidores, nas casas e nos ambientes de lazer e de trabalho, sofisticação, conforto e segurança, tudo isso com qualidade. Isso nos torna referência, ícone no nosso setor.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca? 

A comunicação e o marketing têm papel fundamental na construção de uma marca, uma vez que são fundamentais para fortalecer o posicionamento da marca, zelar pela satisfação do consumidor e oferecer as soluções propostas por meio de nossos produtos. Na retaguarda da comunicação, a Viminas trabalha arduamente para garantir a qualidade que busca transmitir por meio de suas ações de marketing, seja com assessoria de imprensa, investimento em mídia, presença no meio digital, no trabalho de relacionamento com os clientes, na comunicação interna, de forma completamente alinhada e coerente. Acreditamos que uma reputação consistente só é possível quando, por trás de uma imagem positiva, existe uma identidade sólida.

 

Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa, que efeitos isso teve no negócio e de que forma foi possível pensar em novas estratégias para se manter e até mesmo se fortalecer no mercado.

A pandemia significou para a Viminas um período de desafios, que buscamos ultrapassar, enxergando novas possibilidades. Tivemos que fazer ajustes na equipe, na rotina da empresa, mas, mesmo em meio à crise, pudemos nos desenvolver ainda mais. De 2020 para cá, conquistamos duas certificações internacionais, que permitem que os nossos vidros planos da linha automotiva usados em ônibus fabricados por empresas parceiras circulem na Europa e nos Estados Unidos. A pandemia também acentuou a necessidade de investirmos na saúde mental da nossa equipe, o que nos motivou a oferecer aos nossos funcionários uma formação em Felicidade, a fim de cuidar do bem-estar deles. Sempre prezamos pela integridade física da nossa equipe e, neste momento tão delicado, conseguimos perceber como a integridade mental das pessoas faz diferença no mundo empresarial, pois reflete também em produtividade. Neste ano, implantamos a Diretoria de Inovação e Desenvolvimento, para continuar com a evolução de nossos processos e soluções.