Vitória supera meta de investimentos e lidera índice de ambiente de negócios no ES
Desde que a categoria Cidade mais bonita é pesquisada em Marcas Ícones, Vitória é a estrela que brilha no topo do ranking. E não à toa. A capital já superou a meta de investir R$ 1 bilhão, conforme previsão do Plano Vitória, lançado em setembro de 2021. Até agora já foram R$ 1,3 bilhão, com a perspectiva de chegar a R$ 2 bilhões até o final dos quatro anos da atual gestão.
Vitória tem realizado o maior pacote de investimentos do estado do Espírito Santo com recursos próprios, tudo para voltar a ser a locomotiva do crescimento do estado, ser referência no Brasil e conseguir dar as respostas que o povo quer.
A cidade está em primeiro lugar no Índice de Ambiente de Negócios (IAN), da Findes, o maior indicador econômico do Espírito Santo, e lidera o ranking de abertura de empresas no estado, segundo a Junta Comercial. Também é a segunda capital no tempo de abertura de empresas no Brasil.
“Nós temos uma história hoje de estabilidade institucional, boas práticas e governança, mas principalmente uma história de diálogo. Se nós pudéssemos escolher uma palavra para esse roteiro seria retomada. Retomada do diálogo e retomada dos anseios dos corações dos moradores de Vitória. Nós queremos chegar aos corações dos capixabas, dos moradores de Vitória, para extrair o que eles mais desejam. Afinal, o papel do poder público é cuidar de gente, cuidar das pessoas”, afirma o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Saiba mais sobre a Cidade mais bonita do Espírito Santo na pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a cidade de Vitória é uma estrela e foi considerada a cidade mais bonita do Espírito Santo?
Isso é algo que está sendo construído coletivamente, ou seja, nós temos o engajamento e a melhoria da prestação do serviço público e o esforço dos servidores municipais de Vitória, mas temos também o nosso povo, que tem uma atuação muito marcante. O morador de Vitória tem muito orgulho da cidade, tem o sentimento de pertencimento e nos ajuda a administrar a capital, apresentando demandas e sugestões e fazendo críticas construtivas. Isso tudo contribui tanto para o fortalecimento da democracia quanto para a cidade fica mais bonita.
Nós já fomos agraciados com as belezas naturais, e agora estamos aderindo à melhoria na prestação do serviço público. Isso se traduz numa convivência harmônica entre o meio ambiente natural, que já foi posto pela natureza, e o meio ambiente artificial. Isso cria uma sinergia muito positiva. Esse é o grande fator determinante para Vitória ter tanto sucesso e se manter à frente. Conseguimos atrair pessoas e investimentos.
Ao mesmo tempo em que Vitória é uma cidade em movimento, que se dinamiza todos os dias, é uma cidade carinhosa, que recebe bem, cosmopolita. Nós conseguimos conjugar os dois mundos: o artificial, criado pelo homem, do concreto e do asfalto, e as belezas naturais. A cidade tem quase 35% do território de parques naturais. Temos ainda resquícios de Mata Atlântica, muita coisa bonita na cidade. Isso forma todo esse caldeirão cultural, que faz com que nossa cidade seja tão pujante, forte e bela. O cuidado com a cidade é fundamental, e ele é que faz a diferença no dia a dia.
Qual o valor de a cidade ser lembrada pelo cidadão? Qual é o valor de ser uma marca, reconhecida de forma espontânea?
Esse reconhecimento é ainda mais relevante porque é o que está na memória das pessoas. A pesquisa não induz a resposta, não oferece alternativas. Então, quem foi consultado traz a resposta que está no coração. E a cidade de Vitória está, sempre esteve e estará no coração dos capixabas.
A pesquisa indica que Vitória é forte, uma marca consolidada, que já está fato na memória dos capixabas. A vitória de Vitória é ainda mais expressiva porque é espontânea, verdadeira, genuína.
Hoje, sem dúvida nenhuma, eficiência, resolutividade e capacidade de gestão. Temos capacidade de gerir micro conflitos, de ser resolutivos, de dar a resposta de que o nosso povo precisa. Vamos lembrar, por exemplo, a vacinação: fomos a primeira cidade do Brasil em eficiência na vacinação. Vacinamos o maior número de pessoas no menor tempo possível, garantindo vidas.
Outro índice derivado desses nossos atributos: somos a segunda capital do Brasil em tempo de abertura de empresas. Isso traduz dinamismo econômico e gera oportunidades na vida das pessoas. Nosso objetivo é fazer com que Vitória seja eficiente, rápida, resolutiva e também uma cidade que cuida das pessoas.
Em 12 anos de Marcas Ícones, a cidade sempre esteve presente como a mais lembrada em sua categoria. A que se deve essa constância na lembrança?
Isso se deve à pujança, à força do nosso povo. Nós temos um povo acolhedor, mas aguerrido, que luta, ama a cidade e tem uma autoestima muito alta. Isso faz com que a cidade seja referência para todas os outros. Vitória, além de ter um povo acolhedor, tem um povo que a abraça e quer o melhor para ela no dia a dia. Esse é um resultado que se reflete no carinho, no sentimento dos capixabas pela nossa capital.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando quem tem essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a cidade está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
Nós temos feito todo esse trabalho junto e concatenado com os ideais do nosso governo. Temos diversas políticas públicas sociais, como o Vix + Cidadania, por exemplo, que traz dignidade para as famílias que estavam em extrema pobreza. Já entregamos quase 150 imóveis para pessoas que não tinham onde morar.
Temos a pauta ambiental muito presente Vitória tem o maior manguezal urbano do mundo. Tem ainda o programa Vix Flora, e estamos plantando uma árvore para cada morador de Vitória. São 370 mil árvores. Vitória preserva suas 15 nascentes naturais, que geram água em abundância para o município e até podem ser usadas em uma crise hídrica. Temos também os parques naturais, que estão sendo dinamizados e ressignificados. Temos o Pata Vix, um programa de resgate de animais de rua, e fizemos a castração de mais de 4 mil animais na cidade. Tudo isso mostra a robustez de uma política que, de fato, preserva vidas e o meio ambiente.
Em gestão, criamos um ambiente de negócios favorável, de convergência entre o setor privado e o público. Precisamos fazer com que esses dois mundos dialoguem. Estamos atentos à indústria 4.0, sistema produtivo, ambiente republicano… São boas práticas que levam Vitória ao protagonismo, a voltar a ser o carro-chefe do desenvolvimento do Espírito Santo, e isso é bom para o estado todo,