Vivo está entre as 10 mais valiosas do Brasil e segue digitalizando o país
No Espírito Santo, a Vivo está presente em 14 cidades com fibra ótica (Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim, Vila Velha, Linhares, Colatina, Aracruz, São Mateus) e segue expandindo sua rede ao longo do ano.
A Vivo é uma marca de grande expressão e relevância, que lidera seu mercado e se destaca entre as 10 mais valiosas do país. Seu propósito de “digitalizar para aproximar” é o que guia a empresa em uma jornada de transformação digital e a posiciona muito além de uma empresa de telecomunicações e traduz o que é ser um ecossistema digital: oferecer excelente conectividade e também uma variada gama de serviços em áreas como casa inteligente, entretenimento, serviços financeiros, saúde e bem-estar, educação.
A empresa criou uma infraestrutura para digitalizar o país, com fibra e tecnologias móveis – como 4G, 4.5G e o 5G. E faz isso com um DNA diferenciado, para ser uma marca cada vez mais diversa e entregar uma experiência única aos clientes.
“Seguiremos reforçando nosso posicionamento como empresa de tecnologia com novas parcerias e serviços que colocam a Vivo como a melhor opção em conectividade, com a melhor rede móvel e a fibra de ultravelocidade que chega a mais pessoas no Brasil. Além disso, vamos atuar cada vez mais como um ecossistema de serviços digitais, ampliando parcerias e cocriações e facilitando o acesso a produtos de tecnologia, conteúdos e plataformas relevantes do mercado”, afirma o diretor regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Cristiano Salgado.
Saiba mais sobre a marca mais lembrada na categoria Operadora de Internet da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Vivo é uma estrela do mercado?
Como uma marca que tem um olhar humano que vai além da tecnologia, acreditamos que devemos ter as pessoas no centro da nossa estratégia e, por isso, estamos sempre atentos ao que é relevante para o consumidor, antecipando suas necessidades. Mais do que entregar ao cliente a melhor rede móvel e de fibra, temos o cuidado de garantir que o DNA da Vivo esteja presente em todos os pontos do contato com os consumidores, seja nas lojas físicas, via call center, por meio do atendimento feito pelos técnicos e técnicas de campo ou em nossos canais digitais. Buscamos ser uma marca próxima, diversa e inclusiva, que dialoga e interage com as pessoas em torno de temas atuais e importantes para a sociedade, estreitando nossos vínculos.
Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?
Na Vivo, nossos valores são muito claros e nos guiam para levarmos aos nossos clientes uma experiência única. Nós somos uma companhia com uma forte presença, tanto no meio físico – com todas as nossas lojas e pontos de contato com o cliente, com nossa rede robusta e capilarizada – quanto no digital, com nosso App Vivo, e-commerce, marketplace e atendimento. Somos uma empresa de tecnologia que vai muito além das telecomunicações. Não só conectamos, como digitalizamos a vida das pessoas. Para que isso aconteça, temos a preocupação de ter uma cultura com mais pluralidade e representatividade na companhia. A Vivo é uma marca inclusiva, com a diversidade em seu DNA. Entendemos o quanto as perspectivas diversas enriquecem e ampliam nossa visão de mundo e nos melhoram como pessoas e como empresa, o que nos faz ter uma potência para estar ainda mais perto dos nossos clientes.
Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?
Esse reconhecimento mostra que nossos esforços seguem sendo percebidos pelos consumidores e que estamos conquistando um espaço que cresce com o público capixaba. Temos o cliente no centro de nossa estratégia, por isso, trabalhamos para oferecer o melhor serviço de internet móvel, a maior cobertura em fibra ótica do país e em nos consolidar, cada vez mais, como um ecossistema de serviços digitais – construindo uma plataforma com experiências únicas para todos os públicos.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
Aqui temos o “Vivo Sustentável”, que faz parte de um dos pilares estratégicos da Vivo, sendo a sustentabilidade um tema prioritário para a companhia. Nossa atuação é pautada por critérios ESG (ambiental, social e governança corporativa, na sigla em inglês), que sustentam o compromisso da companhia em crescer de maneira sustentável com ética e integridade. Temos um olhar voltado para o futuro, pois transformamos o negócio para sermos, fundamentalmente, uma empresa de tecnologia que cresce de forma sustentável.
A diversidade é um pilar primordial na cultura da Vivo e considerada um diferencial para a inovação. A Vivo acredita que a diversidade de pessoas, comportamentos, habilidades e atitudes é um diferencial de inovação, que reflete a sociedade em que vivemos. Entendemos a importância da inclusão e o quanto as perspectivas diversas enriquecem e ampliam nossa visão de mundo e nos melhoram como pessoas e como empresa. Na Vivo temos um sólido programa de diversidade, cujo manifesto prega menos preconceito. Lançado em 2018, o Vivo Diversidade é pautado nos pilares de gênero, LGBTI+, raça e pessoas com deficiência. Com o programa, compartilhamos mais empatia, sem preconceito; mais troca de experiências, sem bolhas, e mais acolhimento, sem julgamento.
A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro da Vivo? Em resumo, que história ela tem contado ao mercado?
A Vivo é uma marca de grande expressão e relevância, que lidera seu mercado e se destaca entre as dez mais valiosas do país. Trabalhamos para que a marca lidere conversas importantes do setor como o equilíbrio no uso da tecnologia, e se posicione de forma consistente e genuína em temáticas que vão muito além do universo telecom, como a pauta antirracista e a equidade de gênero. Mais do que garantir a diferenciação da marca por sua qualidade e inovação, hoje promovemos projetos e iniciativas que também antecipam tendências comportamentais e levantam bandeiras conectadas a pautas sociais relevantes.