Troféu iNO.VC apresenta vencedores

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Troféu iNO.VC apresenta vencedores

Empresas, academias, startups e instituições que se destacaram em inovação digital em 2020 foram premiadas pelo Programa iNO.VC ArcelorMittal

Foram anunciados nessa quinta-feira, dia 8 de abril, em um evento on-line, os vencedores da primeira edição do Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital 2020, uma realização do Programa iNO.VC ArcelorMittal. A premiação foi criada como um incentivo ao ecossistema de inovação capixaba e um reconhecimento aos que se destacam na transformação digital no Espírito Santo e Santa Catarina. Ao todo, 23 empresas, academias, startups e instituições foram contempladas como destaques de 2020, sendo que no Espírito Santo as indicações foram feitas por representantes do próprio ecossistema de inovação capixaba.

Foto: Divulgação / Prêmio INO.VC
Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital 2020

A premiação faz parte do iNO.VC, programa de inovação digital para o segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, criado para conectar startups, empresas e parceiros aos desafios e oportunidades de negócios da ArcelorMittal. Com funcionamento feito de forma colaborativa, o iNO.VC tem como proposta incentivar a criatividade e a cocriação, buscando viabilizar soluções inovadoras para a indústria, com impactos positivos para a sociedade.

“A atenção e o foco na inovação têm sido uma constante na nossa empresa. O troféu iNO.VC é o reconhecimento daqueles que têm contribuído para a transformação digital nas regiões onde o nosso segmento está mais presente. Os resultados do programa têm sido muito positivos, com geração de valor para a nossa empresa e os ecossistemas. Para termos um ecossistema de inovação bem-sucedido no país, precisamos investir e incentivar sua estruturação e gestão”, ressaltou, no evento, o CEO Aços Planos América do Sul e presidente da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista Filho.

Ecossistemas sólidos de inovação

Antes de anunciar os vencedores do Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital 2020, foi promovida a apresentação “Como construir ecossistemas de inovação sólidos”, com o sócio-diretor da Elogroup e professor da Fundação Dom Cabral, Sandro Valeri. De acordo com o especialista, ecossistemas de inovação geralmente são locais do tamanho de uma cidade, ou pouco mais, como uma região metropolitana, onde há cinco atores que atuam de maneira conjunta e simbiótica, com dependência entre todos eles: governo, universidades, empresas, capital de risco e empreendedores. “Há ainda outro elemento nos ecossistemas maduros: o senso de comunidade, ou seja, todas as pessoas costumam ajudar todas as pessoas, existindo, portanto, uma pré-disposição para ajudar”, disse.

Foto: Divulgação / Prêmio INO.VC
Sandro Valeri: sócio-diretor da Elogroup e professor da Fundação Dom Cabral

São exemplos de ecossistemas maduros o Vale do Silício, Shenzen, Boston, Israel e Singapura. No Brasil, ecossistemas organizados podem ser encontrados em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e Rio de Janeiro. Há ainda ecossistemas nascendo em Joinville (SC), Curitiba (PA) e São José dos Campos (SP).

No Espírito Santo, segundo o especialista, dois fatores são extremamente fortes para a estruturação de um ecossistema: o grande volume de grandes empresas e a formação de qualidade disponível no estado. “Tem outro ponto interessante no cenário capixaba: o senso de comunidade. A comunidade local é muito forte. Só é preciso trazer capital de risco e, no caso do governo, fomentar e dar condições para que os empreendedores possam criar seus negócios”, destacou.

Pessoas no centro de tudo

O diretor de Finanças, Estratégia & Riscos e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil Aços Planos, Paulo Wanick, lembrou que 2020, o primeiro ano do Troféu iNO.VC, foi muito difícil e cobrou de todos uma performance diferenciada. Isso exigiu ainda mais que as pessoas fossem colocadas como o centro de todo e qualquer programa de inovação, e com o Programa iNO.VC não foi diferente. “Não há tecnologia utilizável se não há um ser humano por trás criando e entendendo quais são as dores do ecossistema e da comunidade. Se a gente imaginar que inovação digital vai ser um fim em si mesmo, a gente vai errar. Precisamos usar a inovação digital para acelerar a concepção dos objetivos estratégicos do nosso negócio. E, estes, por natureza, precisam ser fundamentados em quatro grandes elementos: qualidade, liderança, sustentabilidade e integridade em tudo o que se faz”, finalizou.

Foto: Divulgação / Prêmio INO.VC
Paulo Wanick: diretor de Finanças, Estratégia & Riscos e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil Aços Planos

Troféu iNO.VC

Concebido internamente pelas equipes do Programa iNO.VC e das oficinas da ArcelorMittal Tubarão, o troféu que será entregue a todos os vencedores remete à inovação e à criatividade. A peça apresenta uma lâmpada, numa valorização às ideias e à liberdade de tê-las, feita em aço, produto-base da ArcelorMittal Tubarão. Rosqueada em latão, a lâmpada repousa sobre uma base de madeira, numa contemplação à coexistência e diversidade de materiais. “Mas essa integração não é apenas em relação aos materiais, mas também nos propósitos, valores e cultura de como deve ser um ecossistema sólido”, explicou o gerente-geral de Tecnologia da Informação e Automação e Inovação Digital da ArcelorMittal, Robson Moyzes.

Foto: Divulgação / Prêmio INO.VC
Robson Moyzes: gerente-geral de Tecnologia da Informação e Automação e Inovação Digital da ArcelorMittal

Conheça os premiados por categoria

ESPÍRITO SANTO

Ambiente de Inovação (Grande Vitória): Findes Lab

Ambiente de Inovação (externo à Grande Vitória): Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Empresa em Inovação Aberta (Grande Vitória): Vale

Empresa em Inovação Aberta (externo à Grande Vitória): Suzano

Empresa em Intraempreendedorismo (Espírito Santo): Time Now

Startup do Ano (Grande Vitória): Aevo

Startup do Ano (externo à Grande Vitória): Frete Rápido

Startup de Maior Impacto na Imagem do Espírito Santo fora do Estado: Picpay

Startup de Maior Impacto Social (Espírito Santo): Destine Já

Inovação Aberta Científica (Grande Vitória): Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Inovação Aberta Científica (externo à Grande Vitória): Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Inovação Aberta Tecnológica (Grande Vitória): Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Inovação Aberta Tecnológica (externo à Grande Vitória): Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Proposição de Estratégias de/para Inovação (Espírito Santo): Mobilização Capixaba pela Inovação: MCI

SANTA CATARINA

Ambiente de Inovação: Ágora

Empresa em Inovação Aberta: Engie

Empresa em Intraempreendedorismo: Clamed Farmácias

Startup do Ano: Termica – Perfil Group

Startup de Maior Impacto na Imagem de SC fora do Estado: Startup Mundi

Startup de Maior Impacto Social: Lifes Hub

Inovação Aberta Científica: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Inovação Aberta Tecnológica: Senai SC

Proposição de Estratégias de/para Inovação: Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)