Sebrae/ES e Senai ES promovem melhoria de gestão e de produtividade das empresas capixabas

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Sebrae/ES e Senai ES promovem melhoria de gestão e de produtividade das empresas capixabas

Programa Brasil Mais vai atender 2.800 empresas até o final de 2022

Foto: Banco de Imagens

Empresas que desejam melhorar a gestão e a produtividade para serem mais competitivas podem contar com o Sebrae/ES e o Senai-ES, a partir do Programa Brasil Mais. A iniciativa do Governo Federal, em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), busca por meio das instituições oferecer soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios na indústria e nos pequenos negócios.

O Programa Brasil Mais possui duas linhas de atuação: uma voltada para o desenvolvimento de melhores práticas gerenciais, por meio do Sebrae/ES, e outra para melhores práticas produtivas, por meio do Senai-ES. No Espírito Santo, a meta das duas instituições é atender, juntas, a 2.800 empresas até o final de 2022.

Os pequenos negócios prioritários do programa são do comércio e serviços. Eles receberão um atendimento personalizado e gratuito durante quatro meses, através dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que são bolsistas do CNPq graduados, com até 10 anos de formados, com experiência em pequenos negócios e inovação.

Na indústria, o programa é voltado para as empresas que tenham CNAE industrial, primário ou secundário, e possuam de 11 a 499 funcionários. E terá orientação de consultores do Senai pela metodologia Lean Manufacturing.

Foco em melhorias gerenciais

Foto: Divulgação / Sebrae ES

Empresas de micro e pequeno porte do comércio, serviços ou indústria – de micro e pequeno porte - que tenham interesse em desenvolver sua gestão, serão atendidas por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI).

O trabalho junto à empresa é baseado nas melhores práticas de gerenciamento do mercado, auxiliando o empresário para que seja capaz de fazer ou aprimorar as gestões do desempenho empresarial, das operações de vendas, do capital humano, e de produtos e transformação digital.

O empresário receberá ferramentas e orientações com foco na mensuração de indicadores, inovação de processo e de produtos/serviços, práticas sustentáveis e digitalização com foco na redução de custos, e na sua relação com o mercado, para o aumento do faturamento.

Com o apoio do agente, será possível obter mensurações mensais do indicador de produtividade da empresa e construir um plano de ação que será acompanhado e monitorado ao longo do Programa. O empresário poderá ainda, opcionalmente, receber consultorias especializadas e ao final do ciclo, serão sugeridas ações de conexões com o mercado, ecossistema de inovação e provedores de soluções tecnológicas.

Saiba mais em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais

Foco na melhoria do processo produtivo

Para as empresas da indústria, o programa é composto por capacitação, consultoria e acompanhamento técnico para aprender as melhores práticas produtivas e gerenciais, sendo 48 horas de aperfeiçoamento profissional, por meio de Mentoria Teórica e Prática, para até três funcionários da empresa participante.

A equipe de colaboradores da empresa participante é devidamente orientada pelos consultores do Senai-ES dentro da Metodologia Lean Manufacturing e do Lean Game.

As empresas terão a oportunidade de trocar experiências com outras empresas durante as etapas de mentoria coletiva. O valor investido pela empresa é de R$ 2.400,00 e os outros 70% são subsidiados pelo Governo Federal.

O participante pode solicitar um atendimento assistido e presencial. Na primeira fase, a empresa terá acesso ao Mentoria Lean, metodologia de baixo custo e de rápida implementação, desenvolvida pelo Senai, que contempla aprendizagem de conceitos básicos por ensino à distância; aprendizagem coletiva com teoria, prática e potencializada por gameficação dos conteúdos; e implementação no chão-de-fábrica das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação. Saiba mais em: www.senaies.com.br/programa-brasil-mais