Alunos da Escola Americana de Vitória vão fazer imersão no mercado de trabalho

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Alunos da Escola Americana de Vitória vão fazer imersão no mercado de trabalho

A Escola Americana de Vitória lançou um programa de imersão supervisionado no mundo corporativo para os alunos da 2ª série do Ensino Médio.

Foto: divulgação/escola americana

A Escola Americana de Vitória lançou um programa de imersão supervisionado no mundo corporativo para os alunos da 2ª série do Ensino Médio. O programa ocorrerá durante a primeira semana das férias de julho, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mercado de trabalho.

No EAV Professional Experience, os alunos vão atuar em diferentes áreas de interesse - como saúde, marketing, direito, finanças e tecnologia - nas empresas do Grupo Buaiz e no Hospital Santa Rita. Com orientação profissional, eles poderão aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais de trabalho, explorar possíveis carreiras e desenvolver habilidades cruciais como pensamento crítico, trabalho em equipe e inovação.

O objetivo é oferecer aos jovens uma experiência de aprendizado prática e significativa para a escolha de suas futuras profissões. O projeto também vai estreitar os laços entre a escola e o setor produtivo, beneficiando ambas e a comunidade como um todo.


“Na EAV compreendemos que a preparação para o mercado de trabalho vai além do domínio de conceitos acadêmicos. É essencial que os alunos saibam aplicar esses conhecimentos de forma eficaz em um ambiente profissional. Ao proporcionar aos estudantes essa oportunidade em primeira mão, o programa oferece uma visão real das profissões desejadas, além de permitir que os jovens desenvolvam habilidades cruciais para enfrentarem os desafios e prosperarem em suas carreiras no futuro”, explica Anna Paula Oliveira, consultora de inovação da EAV e uma das mentoras do programa de imersão.

Como vai funcionar - Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram primeiro de um mapeamento de competências desenvolvido pela Fucape, e posteriormente, de uma dinâmica de grupo com a equipe de RH da empresa Buaiz Alimentos. A partir de agora, participarão de entrevistas individuais com os gestores das áreas de interesse.

As empresas participantes terão o compromisso de supervisionar cada estudante por meio de profissionais experientes, garantindo uma experiência abrangente e segura. Além disso, também vão oferecer um ambiente de aprendizado com os recursos necessários disponíveis para a realização das atividades, bem como fornecer feedbacks sobre o desempenho dos participantes.

O programa terá 4 horas diárias, totalizando 20 horas de imersão. Serão promovidas diversas atividades para incentivar a atenção aos detalhes, análise crítica e o pensamento reflexivo. O projeto vai contribuir no desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, inteligência emocional, planejamento e resolução de problemas.

Durante o programa, cada aluno deverá elaborar propostas de melhorias para as empresas, um relatório descrevendo suas atividades, aprendizados e como a experiência contribuiu para sua formação. O relatório será apresentado para a escola, empresas e famílias. Ao final, os estudantes receberão um certificado.

Mentoria - Os participantes serão acompanhados por duas mentoras profissionais, Anna Paula Oliveira e Alice Sarcinelli, consultora de inovação e consultora de saúde da EAV, respectivamente. Ambas orientarão os alunos ao longo do processo, compartilhando também suas próprias experiências no mercado.