Parque Costeiro é inaugurado em Vitória: um novo espaço de educação ambiental e pesquisa

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Parque Costeiro é inaugurado em Vitória: um novo espaço de educação ambiental e pesquisa

Novo espaço de educação ambiental e pesquisas possui 17 mil metros quadrados com mirante e trilha ecológica

Foto: Divulgação / Vale

O Parque Costeiro, um projeto idealizado e administrado pela Vale, foi inaugurado no dia 26 de outubro, na área Norte da Praia de Camburi. Com 17 mil metros quadrados dedicados à educação ambiental, o espaço é gratuito e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.

O novo parque conta com uma sede, trilha ecológica, mirante, anfiteatro, terraço, jardim sensorial e vasta área verde. Além disso, a vegetação nativa da região foi recuperada, com o plantio de cerca de 10 mil mudas de espécies de restinga, incluindo árvores frutíferas, araçá, ipê amarelo, aroeira e pitangueira. A fauna local também é rica, abrigando espécies como sagui-de-cara-branca, gambá, cachorro-do-mato, esquilo, garça, sabiá e pica-pau.

Tatiana Rodrigues, coordenadora do Parque Costeiro, ressaltou a importância do espaço: “Ele reforça a conservação da biodiversidade e valoriza o bem-estar das pessoas em contato com a natureza. Junto ao Parque Botânico Vale, será mais um equipamento ambiental para a cidade”, diz.

Foto: Divulgação/ Vale
Um espaço dedicado à educação ambiental que oferece experiências práticas e contato direto com a natureza.

A construção do Parque Costeiro é parte das ações previstas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA), assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado do Espírito Santo. Outras iniciativas incluídas no TCA foram a recuperação da faixa de areia e a restauração da restinga ao longo da orla, além da construção do Atlântica Parque, entregue em 2019.

Representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizaram uma inspeção técnica no parque antes da abertura. O procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, elogiou o espaço e enfatizou a importância da colaboração entre as instituições: “Parabenizo a todos pelo excelente trabalho e reforço nosso papel de fiscalização e diálogo contínuo”, falou.

O promotor de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória, Marcelo Lemos Vieira, destacou que as ações no Parque Costeiro representam uma nova abordagem pedagógica em projetos ambientais. “É um trabalho disruptivo que devemos espalhar para outras iniciativas”, afirmou.

Foto: Divulgação / Vale
O Parque Costeiro oferece estrutura moderna e sustentável para atividades de educação ambiental, integrando áreas verdes e espaços de convivência.

Além do Parque Costeiro, a Vale já plantou 25 mil mudas de plantas nativas em uma área de 140 mil metros quadrados ao longo da orla de Camburi. Essas ações, que também fazem parte do TCA, buscam criar um ambiente mais equilibrado para as diversas espécies que habitam a região, preservando a restinga, um ecossistema costeiro vital para a Mata Atlântica.

Serviço:

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h
Mais informações: www.vale.com/parquecosteiro

Divulgação / Vale
Divulgação / Vale
Divulgação / Vale
Divulgação / Vale
Divulgação/ Vale
Divulgação/ Vale