Escola NEP inova na educação de alunos com altas habilidades no Espírito Santo

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Escola NEP inova na educação de alunos com altas habilidades no Espírito Santo

Com atividades no contraturno, o Programa P+ desenvolve talentos de jovens capixabas e está com inscrições abertas para alunos externos até 13 de dezembro


Foto: Divulgação/ NEP
Alunos do P+ desenvolvem projetos para os desafios da comunidade escolar.

A Escola NEP, em Vila Velha, Espírito Santo, está à frente de uma iniciativa pioneira: o Programa P+. O programa é voltado para alunos com altas habilidades, superdotação ou alto desempenho acadêmico e acontece no contraturno escolar. Um dos diferenciais é o foco em potencializar talentos por meio de um acompanhamento multidisciplinar e atividades inovadoras. Com inscrições abertas para estudantes de outras instituições até o dia 13 de dezembro, o programa é uma oportunidade única de desenvolvimento.

Os encontros, realizados às terças e quintas-feiras na unidade do NEP Praia da Costa, combinam dinâmicas, pesquisas e projetos nas áreas de arte, música, ciência e tecnologia, para que o aluno alcance seu máximo potencial. “O P+ é um espaço onde as possibilidades para as crianças são ampliadas, respeitando suas características únicas.” afirma Ana Carla Brum, pedagoga do NEP e coordenadora do projeto.

Para a pedagoga, o programa promove uma transformação real na vida do aluno através das estratégias implementadas: “É possível criar um ambiente educativo que não só estimula as habilidades dos alunos, mas também os prepara para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.”

Foto: Divulgação/ NEP

Metodologia e impacto

A iniciativa adota uma abordagem que integra habilidades acadêmicas e socioemocionais em um ambiente acolhedor. “Alunos com altas habilidades e/ou superdotação geralmente experimentam sentimentos como perfeccionismo, frustração, isolamento e ansiedade. As atividades propostas pelo Programa estimulam a flexibilidade cognitiva, a cognição social através da interação entre os pares, além de habilidades de liderança, autonomia e autoestima”, explica Álvaro Leal, psicólogo do NEP atuante no P+.

Os encontros vão além das aulas tradicionais. Os estudantes participam de dinâmicas, pesquisas e projetos que desafiam sua criatividade e senso crítico. Entre os trabalhos desenvolvidos estão a ampliação de um terrário escolar com introdução de animais e oficinas de reaproveitamento de papel, demonstrando a conexão entre aprendizado, sustentabilidade e inovação.

“Entendemos que os participantes do P+, com suas múltiplas inteligências e habilidades únicas, precisam compreender e aplicar de forma contextualizada o seu potencial, por aqui começamos na própria escola, os desafiando a interferir e modificar os contextos através de projetos que propõem solução para os desafios da comunidade escolar, consequentemente aumentando seu repertório e sua capacidade de dialogar com os desafios reais da vida cotidiana”, complementa Álvaro.

Foto: Divulgação/ NEP

Inovação para o futuro

Projetos como esse evidenciam a importância das escolas estarem preparadas para os desafios de uma geração cada vez mais conectada, alinhando inteligência acadêmica, emocional e tecnológica de forma prática. Álvaro Leal, psicólogo do NEP, destaca: "O acesso à informação global pode ampliar o aprendizado, mas também pode gerar impactos negativos em áreas como concentração e interações interpessoais. Nossos alunos são desafiados a lidar com as ferramentas tecnológicas sem abrir mão da construção socioemocional."

Com esse equilíbrio, o NEP capacita seus alunos para encarar as demandas do presente e construir caminhos sólidos para o futuro, consolidando-se como referência em tecnologia e educação socioemocional no Espírito Santo.

Foto: Divulgação/ NEP

Inscrições abertas para alunos externos

O Programa P+ está com as inscrições abertas para alunos de outras instituições. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de dezembro na secretaria da unidade do NEP Praia da Costa. “O aluno e seus responsáveis são acolhidos por uma equipe de profissionais especializados para uma entrevista e avaliação da documentação comprobatória de altas habilidades e/ou superdotação, que inclui avaliação neuropsicológica com aplicação de testes cognitivos, de personalidade, atenção e habilidades, além do laudo médico”, explica Ana Carla, pedagoga e coordenadora do Programa, sobre o processo seletivo.

Para os alunos da própria instituição que forem selecionados, a participação no P+ é gratuita, reforçando o compromisso da escola com a inclusão e o acesso à educação de excelência.

Conheça o NEP

www.nepes.com.br
Instagram/Facebook - @escolanepes

NEP Praia da Costa (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Integral)
Endereço: Rua Dom Jorge de Menezes, 360, Praia da Costa, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3229-0815


NEP Praia de Itaparica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio)
Endereço: Avenida João Mendes, 670, Praia de Itaparica, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3339-2705