O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (Sindicig) reuniu associados, corretores, empresários, comerciantes e demais convidados em um evento de apresentação do projeto de revitalização da orla da Praia do Morro. “O objetivo é conhecer em detalhe o projeto e os investimentos. Essas são informações importantes para o setor imobiliário. Saber no que o município está investindo para convencer os nossos clientes a também investir na cidade”, explicou Fernando Otávio Campos da Silva, presidente do Sindicig.
Sobre se seria ou não o momento oportuno para obra, o presidente reconhece que a cidade precisa de melhorias em diversos segmentos, mas afirmou que todo investimento é positivo. “O importante é que a cidade sinalize que está investindo, que está melhorando, e isso é preciso em vários segmentos, não só aqui. Mas, qualquer obra e qualquer investimento mostram que a cidade está em movimento”.
Além das obras na Praia do Morro, a secretária Municipal de Análise e Aprovação de Projetos, Milena Ferrari, fez a apresentação de outros investimentos previstos e em andamento na cidade. Entre eles, a reurbanização da Prainha de Muquiçaba, o Projeto Orla, na Praia de Meaípe, a construção do Hospital e Maternidade Cidade Saúde e a obra de uma nova ponte.
Na ocasião, o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, prometeu a reconstrução do trecho do muro que caiu recentemente em Meaípe e garantiu que o município tem verba para cumprir o cronograma de seis meses para as obras na orla da Praia do Morro, com previsão de entrega para 20 de dezembro deste ano. Ainda sobre os recursos, Magalhães destacou que a maioria das intervenções acontecem com recursos do próprio município. “Dos projetos que estamos apresentando aqui só tem três que não são com recursos do município. Hospital é parceria e todo dinheiro do Governo Federal; para a ponte, estamos em entendimento com os ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Social; e Meaípe tem verba do Ministério do Turismo. São mais de R$ 30 milhões com recursos próprios”, destacou em entrevista coletiva. Quando questionado sobre a convocação da Câmara, preferiu não se manifestar.
Em tempo
Na tentativa de marcarem presença no evento, mas sem sucesso, os vereadores contrários à base foram até o local, vestindo camisas iguais e em apoio à comunidade de Meaípe, que aguarda ansiosa pela conclusão de todos os passos para o início das obras na orla do bairro. Segundo eles, foram impedidos de entrar.
Licitação
Nesta sexta-feira (07), a Prefeitura de Guarapari divulgou no Diário Oficial do Espírito Santo a abertura de licitação para tomada de preços para contratação de empresa para execução da obra de revitalização da orla da Praia de Meaípe. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o dia 25 deste mês.