Geral

VÍDEO | Bola de fogo é vista passando pelo céu em São Paulo

A aparição aconteceu na noite da última terça-feira e pôde ser vista de várias cidades paulistas, além de uma no Paraná

Foto: Reprodução

Na noite da última terça-feira (15), uma bola de fogo foi vista cruzando o céu de algumas cidades do interior de São Paulo. De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a rocha espacial entrou na atmosfera terrestre às 21h35, aproximadamente.

Também chamada de “fireball”, a rocha foi capturada por câmeras da Bramon e podia ser vista de algumas cidades como Indiaporã, Nhandeara, Cerqueira César, Barretos, Monte Azul Paulista e Piracicaba, além de Telêmaco Borba, no estado do Paraná.

“São chamadas de ‘bola de fogo’ ou ‘fireball’ os meteoros que terminam de forma explosiva, ou aqueles mais luminosos que o planeta Vênus, um dos astros mais brilhantes do Sistema Solar”, afirma o diretor técnico da Bramon, Marcelo Devita.

O diretor explica que o brilho do corpo celeste chegou a -9,5, o equivalente a 100 vezes a luminosidade do planeta Vênus. “Quanto mais brilhante é o meteoro, ‘menor’ é a sua magnitude dentro dessa escala”, disse.

Velocidade nos céus

Não apenas o forte brilho chamou a atenção da rocha espacial que cruzou o céu paulista, a velocidade também foi outro ponto curioso. “Ela atingiu a atmosfera de oeste para leste, mesmo sentido da rotação da Terra e no mesmo sentido que o planeta se desloca em torno do Sol. Nessa configuração de meteoro, a velocidade é subtraída da velocidade de rotação e translação da Terra, portanto, para, nós, observadores, a impressão é de que o corpo celeste está passando mais lentamente”, diz.

Assim que começou a ser vista, abola de fogo estava a 60,8 km de altitude, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e sumiu a uma altitude aproximada de 25,3 km, quando passava pela cidade de Votuporanga, no interior paulista.

* Com informações do Portal R7