Veja se seu bairro está na lista dos mais barulhentos da Grande Vitória
Veja se seu bairro está na lista dos mais barulhentos da Grande Vitória

Reportagem Especial

Veja se seu bairro está na lista dos mais barulhentos da Grande Vitória

Acesse o Mapa do Barulho para conferir quais são os bairros mais barulhentos da Grande Vitória; veja as leis de cada município

Na cidade, é difícil ter algum momento silencioso ao longo do dia. Seja o barulho do trânsito, bares, templos religiosos, obras, música alta… e é normal que isso ocorra, desde que não seja uma situação que extrapole a normalidade e atrapalhe a vida alheia.

Para assegurar isso, o poder municipal precisa definir um limite para o barulho, tanto de decibéis quanto de horário. Mesmo assim, há quem extrapole esses limites e causa transtornos para a população: é quando o disque-silêncio entra em ação.

Somente em Vitória, em 2024, foram registradas 6.667 denúncias de barulho. Em Vila Velha, no mesmo ano, foram 2.414 queixas. Os limites de decibéis e horários podem depender da área. Por exemplo, em áreas residenciais os limites serão menos flexíveis do que em áreas comerciais.

Ilustração de barulho à noite. Foto: DALL-E

A reportagem do Folha Vitória procurou os bairros mais barulhentos da Grande Vitória para montar o Mapa do Barulho. Foram 16 locais nos quatro municípios que foram recordistas de reclamações do disque-silêncio.

Os ícones de mega-fone vermelho se referem aos bairros mais barulhentos, enquanto os círculos azuis dizem respeito às principais fontes de barulho de cada cidade. Clique em cada ícone para saber de mais informações abaixo:

Confira as informações por cidade

VITÓRIA

Os limites de nível de pressão sonora (NPS) são definidos pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) através da Resolução nº. 02/2018, valores acima destes limites infringem a legislação.  

Normalmente, para zonas residenciais:

COMDEMA nº02/2018Medição ambiente internoMedição ambiente externo
Período Diurno(das7hàs22h)55dB65dB
Período Noturno(das22hàs7h)50dB55dB

Normalmente, para zonas comerciais:

COMDEMA nº02/2018Medição ambiente internoMedição ambiente externo
Período Diurno(das7hàs22h)65dB65dB
Período Noturno(das22hàs7h)55dB55dB

Entre as principais reclamações, estão: bares, restaurantes e quiosques; residências e condomínios; obras; veículos e manifestação ou festas nas ruas.

Os bairros mais barulhentos são:

  • Jardim Camburi
  • Jardim da Penha
  • Centro
  • Praia do Canto
  • Mata da Praia

 VILA VELHA

A cidade tem regras para controlar a poluição sonora, que estão na Lei Municipal nº 6.576, de 12 de janeiro de 2022.

De acordo a lei, o volume não pode passar de 55 decibéis (dB) durante o dia e 50 decibéis (dB) à noite. Se o barulho ultrapassar esses limites, ele pode ser considerado poluição sonora, e quem estiver causando o problema pode ser penalizado.

Vale lembrar que, dependendo da área da cidade, os limites podem ser mais rígidos ou mais flexíveis.

Por exemplo, em zonas residenciais, o barulho deve ser menor do que em áreas comerciais. Para medir o barulho, é necessário usar um decibelímetro (um aparelho que mede o nível do som).

As denúncias feitas ao disque-silêncio devem ser feitas pelo telefone 162 da ouvidoria.

Em 2024, o Disque-Silêncio de Vila Velha registrou 2.414 reclamações sobre barulho. Em janeiro de 2025, foram registradas 191 reclamações, a maior parte relacionada a bares, restaurantes, casas de shows e templos religiosos. Os bairros com o maior número de reclamações foram, respectivamente:

  • Praia da Costa
  • Praia de Itaparica
  • Praia de Itapuã

Em janeiro e fevereiro de 2025, os bairros registraram, respectivamente, 44, 23 e 20 denúncias no disque-silêncio.

SERRA

A Prefeitura da Serra disponibiliza canais de atendimento para que o cidadão informe sobre casos de poluição sonora.

As denúncias podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (27) 9 9951-2321 ou no aplicativo Colab, no momento que estiver ocorrendo o incômodo.

O denunciante deve se identificar fornecendo o nome completo, o endereço e o telefone, sendo estes dados pessoais mantidos sob sigilo.

Em caso de descumprimento da lei, a fiscalização ambiental do município pode autuar com notificação, embargo, multa ou ainda apreensão do equipamento de som.

Em janeiro deste ano foram registradas 230 denúncias relacionadas a barulho excessivo. A maioria das reclamações diz respeito ao som proveniente de bares e há também reclamações sobre templos religiosos.

Os bairros em que houve mais ocorrências foram:

  • Serra Dourada II
  • Morada de Laranjeiras
  • Colina de Laranjeiras.  

Em janeiro desde ano, os bairros registraram 16, 15 e 10 denúncias no disque-silêncio, respectivamente.

CARIACICA

Na cidade, ao receber uma denúncia de perturbação sonora, uma equipe é enviada ao local para averiguar a situação. As principais fontes de barulho são: residências, bares, carros de som, distribuidoras e festas na rua com caixas de som.

Todas as ações são conduzidas com base na norma NBR 10151, que estabelece os limites de ruído conforme a área e o período do dia (diurno ou noturno).

Em áreas mistas predominantemente residenciais, o limite é de 55 dB durante o dia e 50 dB à noite.

Caso a infração seja constatada no momento da fiscalização, os agentes adotam as medidas administrativas cabíveis, como notificação, aplicação de multa ou interdição do local.

Os bairros com mais notificações em 2024:

  • Campo Grande
  • Vila Palestina
  • Nova Brasília
  • Alto Lage
  • Bandeirantes
Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze

Repórter

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).