A resposta é: podem ser sim, se você souber harmonizá-las com seu estilo, o conceito da ocasião e o que você desejar para o seu corpo!
As saias volumosas, plissadas ou até balonê são peças com o poder de transformar qualquer look básico em algo digno de fashionista. Eram os ícones da primeira metade do século XX, cheio de romance, feminilidade e um toque dramático que só sustentam as mais dispostas a gritar personalidade. São excelentes para acinturar a silhueta e incorporar volume no quadril, um macete excelente para quem quer criar um efeito ampulheta e afinar a região do torso!
Para adotar essa silhueta mais fina na região superior e larga na inferior, faça como Nina Sandbeck e harmonize o volume da saia com um top justinho e curto! Perceba que existe um contraste de conceitos: romance, feminilidade e diversão no combo saia plissada alaranjada e sapatilha amarela versus a sobriedade e o minimalismo da regata cropped branca. A mistura do básico com o elevado é o esquema hi-lo tão queridinho nas passarelas quanto no streetwear, na qual contrastamos essências e equilibramos o status da composição.
Uma boa ideia para contrastar essências é rejeitar a silhueta clássica e experimentar o saião com moletons e tênis esportivos. Uma dica para compor de forma instintiva e fora do óbvio é pensar naquele look que seria apenas mais uma composição com calça jeans, suéter e tênis e trocar a tradicional calça pela peça disruptiva. Perceba o efeito no look da Isa Linn, que rompe com a silhueta acinturada e cria um estilo descontraído, confortável e único.
Nem sempre esta ideia combina com o evento ou o estilo pessoal de quem quer vestir a saia com harmonia. Às vezes, um bom salto-alto é a solução para elevar o look, o profissionalismo e acentuar outras áreas. Para uma composição mais atemporal, perfeita para mulheres mais maduras, invista no salto com camisas mais clássicas, chemises, camisas abotoadas e blusas leves em materiais nobres, como a seda.
Engana-se quem pensa que a saia volumosa é proibida para quem já tem volume natural no corpo. Na verdade, quando casada com tecidos mais grossos que adicionam peso à área superior do corpo, o resultado final é equilíbrio e originalidade.
Com qual dos modelos você mais se identifica? O ousado, o clássico ou o despretensioso?