Retrospectiva: 24 fatos que marcaram o ano no Espírito Santo

Compartilhar

Retrospectiva: 24 fatos que marcaram o ano no Espírito Santo

Relembre a seguir notícias que foram destaques no Folha Vitória ao longo dos últimos 365 dias

Foto: Arquivo Folha Vitória

O ano de 2024 foi marcado por inúmeros eventos no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. O impacto das mudanças climáticas trouxe fortes chuvas e ondas de calor. 

Na política, vivenciamos debates marcantes nas eleições municipais brasileiras e também para a presidência dos Estados Unidos. Na economia, reformas importantes estiveram em pauta. 

Na arte e na cultura, nos despedimos de nomes como Alex Lima, Silvio Santos e Cid Moreira, e celebramos momentos históricos como o show de graça de Madonna em Copacabana e o anúncio da construção da Cidade do Samba para as escolas do Carnaval de Vitória. 

No esporte, conquistamos medalhas nas Olimpíadas de Paris e vimos Vini Jr. ser reconhecido como o melhor jogador do mundo. 

O ano, infelizmente, também foi marcado por crimes que chocaram os capixabas.

Relembre a seguir 24 fatos que marcaram 2024 e foram notícia no Folha Vitória:

Foto: reprodução vídeo/Divulgação

1. Enfermeira grávida é morta no Sul do ES

Em janeiro, um crime chocou o Espírito Santo. A enfermeira Íris Rocha, de 30 anos, foi assassinada a tiros em Alfredo Chaves. Ela estava grávida de 8 meses. O ex-namorado Cleilton Santana foi apontado pela polícia como o autor do crime. 

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, ele teria levado a vítima a um lugar ermo e fez quatro disparos de arma de fogo. Na sequência, ele jogou o corpo em um terreno e despejou cal desidratada para agilizar a decomposição. O rapaz foi preso dias depois. Em setembro, ele passou por audiência de custódia.

Foto: Divulgação | Polícia

2. "Marujo" é preso após sete anos foragido

Em março, o traficante Fernando Moraes Ferreira Pimenta foi preso durante uma operação policial no bairro Bonfim, em Vitória. Conhecido como "Marujo", ele estava desde 2017 com mandado de prisão em aberto. Marujo chegou a ser considerado pela polícia o criminoso mais perigoso e o mais procurado do Estado.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

3. Chuva em Mimoso do Sul deixa mortos e desabrigados

Fortes chuvas causaram uma tragédia em Mimoso do Sul em março. O município enfrentou deslizamentos e alagamentos que devastaram várias áreas. Dezoito pessoas morreram e mais de 4,5 mil chegaram a ficar fora de casa.

A cidade recebeu apoio de órgãos estaduais e federais para a recuperação das infraestruturas afetadas. A solidariedade tem sido essencial nesse processo de reconstrução.

Foto: Reprodução / TV Vitória

4. Morre Clarinha, paciente misteriosa do ES

Após 24 anos internada em coma no Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM-ES), em Vitória, a paciente apelidada de "Clarinha" morreu em março. Sua identidade real nunca foi descoberta.

Foto: Reprodução/Secult

5. Adeus ao músico e compositor Alex Lima

Ainda em março, a cultura capixaba perdeu o músico e compositor Alexandre Lima. Ele morreu aos 54 anos. Alex, como era conhecido, estava em coma desde 2013, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Na época, o artista, que foi uma das vozes do grupo Manimal, era secretário de Cultura da Capital capixaba.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

6. Greve de professores na Ufes

Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiram acatar as propostas do governo federal e dar fim a uma greve, que começou em março. Portões ficaram fechados em vários momentos durante o período. O movimento uniu professores de universidades e institutos federais de todo o país.

Foto: Leitor Whats/Folha

7. Empresário morto por advogado na Mata da Praia 

O empresário Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos, foi morto a tiros na Mata da Praia, em Vitória, após discutir com um advogado sobre o passeio de um cachorro sem coleira.

Foto: Reprodução/Instagram

8. Médico do ES morre ao ajudar vítimas de chuva no RS

O médico capixaba Leandro Medice, de 41 anos, morreu após sofrer um infarto quando estava no Rio Grande do Sul. Ele viajou para auxiliar no resgate e cuidados de vítimas das enchentes que devastaram o Estado.

Foto: Agência Rlagos Notícias

9. Capixabas morrem após explosão de lancha no RJ

Uma família do Espírito Santo ficou ferida durante a explosão de uma lancha em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. O caso aconteceu em junho. Dez pessoas ficaram feridas na tragédia, entre elas, três crianças. Dois capixabas não resistiram e morreram.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

10. Acidente com van de torcedores do Corinthians 

Três pessoas morreram e outras dez ficaram feridas em um acidente entre uma van e um ônibus na BR-262, em Iúna. A van carregava torcedores do Corinthians que estavam voltando de Minas Gerais para o Espírito Santo. Entre os passageiros feridos, nove eram da van e um do ônibus.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória

11. Vitória terá "Cidade do Samba" 

Reivindicação antiga das escolas de samba do carnaval capixaba, a criação de um espaço dedicado à preparação de alegorias e para a confecção de fantasias deve sair do papel em breve. O projeto foi anunciado em julho. A ideia é que as obras comecem após os desfiles de 2025. As escolas querem homenagear o sambista e ex-secretário de turismo Sinvaldo Siri na nova Cidade do Samba.

12. Apartamento de luxo em Vila Velha é alvo de assalto milionário

Criminosos levaram dois cofres, com cerca de R$ 1 milhão em dinheiro e joias, de um apartamento de luxo no bairro Itaparica, em Vila Velha. O crime aconteceu em julho. Quatro pessoas foram presas. Entre elas, a empregada doméstica do apartamento, a filha dela e uma advogada.

Foto: Reprodução/Instragram @fellipevillas

13. PM capixaba é expulso de reality e preso 

Ainda em julho, o soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, Fellipe Villa, foi expulso do reality show "A Grande Conquista", da Record, sob a acusado de deserção. Ele chegou a ser preso, mas foi solto em agosto.

Foto: Marina Ziehe/COB

14. Brasil conquista 20 medalhas nas Olimpíadas em Paris

Em agosto, o Brasil brilhou nas Olimpíadas de Paris e conquistou 20 medalhas. A delegação brasileira foi uma das maiores, com 274 atletas, a maioria feminina pela primeira vez na história da nação.

Foto: Sesp-SP/Divulgação

15. Avião cai e mata 61 pessoas em São Paulo

Em agosto, 57 passageiros e quatro tripulantes morreram após a queda de um avião da Voepass em Vinhedo, em São Paulo. Gravações entre pilotos recuperadas das caixas-pretas e divulgadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) mostram que eles notaram um possível problema no sistema antigelo da aeronave antes da queda.

Foto: Divulgação SBT

16. Morre Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

O apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos, em São Paulo. Ele estava fora do ar há dois anos, desde que gravou o último programa, em setembro de 2022. Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi de camelô a bilionário, construindo um império ao usar a televisão para divulgar seus empreendimentos.

>> Fim da briga entre SBT e Rede Tribuna no Espírito Santo

Por falar no dono do SBT, neste ano, chegou ao fim a briga judicial entre a emissora da família Abravanel e o Grupo João Santos, dono da Rede Tribuna, até então afiliada no Espírito Santo.

No último dia 20, a Rede Sim, afiliada da Record News, e a Rede Capixaba, que detêm o sinal da Band, anunciaram que assumirão em conjunto a retransmissão do SBT no Espírito Santo.

Um dos pontos centrais apontados pelo SBT para o fim do contrato com a Rede Tribunal é a falta de investimentos em modernização e ampliação de sinal no Espírito Santo.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

17. Incêndios no Espírito Santo

Diversos pontos de incêndios florestais foram registrados no Espírito Santo e em outras regiões do país. O Parque Estadual Paulo César, em Guarapari, por exemplo, chegou a ficar fechado por um mês após ter parte da vegetação destruída pelas chamas.

Foto: Divulgação: Acervo pessoal

18. Menino é deixado morto em pronto atendimento

Em setembro, um menino com sinais de espancamento foi levado morto ao Pronto-Atendimento de Alto Lage, em Cariacica. Segundo a polícia, Davy Luccas Cândido Rodrigues foi abusado sexualmente pelo padrasto antes de morrer. No sangue do garoto também foram encontrados vestígios de cocaína.

Foto: Arte / Dyhego Salazar

19. Eleições para prefeitos, vices e vereadores

Quase três milhões de eleitores foram às urnas em outubro escolher prefeitos e vice-prefeitos das cidades capixabas. Os eleitos tomarão posse na próxima quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. O PP é o partido com maior número de chefes do Executivo municipal no Estado. 

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

20. Acordo de compensação por tragédia em Mariana é firmado 

Em outubro, o acordo de repactuação após a tragédia de Fundão, em Mariana, foi assinado. O Espírito Santo, que teve cidades às margens do Rio Doce vítimas da tragédia, vai receber R$ 40 bilhões em reparação e compensação pelos estragos causados pelo rompimento da barragem, em novembro de 2015.

Foto: Foto: Thiago Soares

21. Adeus ao ex-governador do ES, Max Mauro

O ex-governador do Espírito Santo Max Mauro morreu aos 87 anos, no dia 14 de novembro. Médico de formação, ele teve forte atuação na política brasileira. Max Mauro foi prefeito de Vila Velha, deputado estadual e, por três mandatos, também exerceu o cargo de deputado federal. Em 1986, ele foi eleito governador do Espírito Santo. Foi na gestão dele que a Terceira Ponte foi construída e o Sistema Transcol criado no Estado.

LEIA TAMBÉM: “Pai” do Transcol e protetor do meio ambiente: o legado de Max Mauro ao ES

22. Atentado a bomba em Brasília

Francisco Wanderley Luiz morreu após um atentado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, com explosivos. O crime ocorreu próximo ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele atirou uma bomba contra a estátua "A Justiça". Francisco já havia antecipado ataques ao STF pelas redes sociais. Em uma conta, ele chegou a ameaçar diversas outras figuras públicas.

Foto: Joilson Marconne/CBF

23. Vini Jr. é eleito melhor jogador do mundo

O jogador Vini Jr. foi escolhido o melhor do mundo na cerimônia do Fifa The Best, premiação que a Fifa faz para coroar os melhores da temporada, após perder a Bola de Ouro para o espanhol Rodri. O atacante é o primeiro brasileiro a vencer a premiação desde 2007, ano em que Kaká foi o ganhador.

Foto: divulgação Porto Central

24. Obras do Porto Central começam após 10 anos de espera

A primeira fase de obras do Porto Central, em Presidente Kennedy, começaram. Os serviços, aguardados por mais de 10 anos, têm previsão de serem concluídos em dezembro de 2027. A primeira etapa das obras será a retirada de vegetação em uma área de aproximadamente 65 hectares, parte dos 2 mil hectares licenciados para o projeto.

retrospectiva-2024 espirito-santo brasil