Retrospectiva: 7 crimes que chocaram o ES em 2023

Compartilhar

Retrospectiva: 7 crimes que chocaram o ES em 2023

Mortes provocadas por conflitos, feminicídio e consequências do tráfico de drogas estão relacionados aos crimes que mais chocaram os capixabas este ano

Foto: Montagem (Reprodução/ Arquivo Pessoal)

A crueldade em casos policiais registrados em 2023 mais uma vez chocou o Espírito Santo. Brigas, mulheres assassinadas por companheiros e os efeitos do tráfico de drogas na sociedade estão relacionados aos principais crimes que se destacaram nos noticiários e geraram repercussão na sociedade capixaba.

LEIA TAMBÉM: FOTOS | Relembre os famosos que morreram em 2023

A seguir você relembra alguns dos casos policiais que marcaram 2023 no Espírito Santo:

Foto: Folha Vitória

Foto: Reprodução

Em fevereiro, o filho da vereadora de Vila Velha Patrícia Crizanto foi assassinado após uma briga generalizada que ocorreu no ensaio técnico das escolas de samba, no Sambão do Povo, em Vitória.

Pedro Henrique Crizanto da Victoria, de 20 anos, foi baleado minutos antes do ensaio da Mocidade Unida da Glória começar. Ele não resistiu aos ferimentos. A morte do jovem gerou comoção da área política e da comunidade do samba.

Dois dias após o crime, um adolescente suspeito de ter efetuado os disparos foi apreendido no bairro Rio Branco, em Cariacica. Ele confessou outros dois homicídios à polícia.

Foto: Folha Vitória

Foto: Sesp / Arquivo Pessoal

O músico Guilherme Rocha, de 37 anos, foi morto após discutir com um vizinho, soldado da Polícia Militar, em um condomínio do bairro Jardim Camburi, em Vitória.

As câmeras de segurança do prédio registraram o momento do crime. As imagens mostram o momento em que os dois homens discutem na entrada do prédio após uma série de acusações. Em seguida, o policial saca a arma e dispara contra o músico, que morre no local.

Em depoimento, o PM alegou legítima defesa, pois Guilherme o havia agredido, o que foi descartado pela síndica do condomínio, que informou à polícia que em momento algum Guilherme foi violento.

Em junho, a juíza Lívia Regina Savergnini Bissoli Lage, da 1ª Vara Criminal de Vitória, aceitou a denúncia do Ministério Público do Espírito Santo e decretou a prisão preventiva do soldado Lucas Torrezani de Oliveira. A Polícia Militar abriu um processo para demitir o militar da corporação.

Foto: Folha Vitória

Em maio, a jovem Ana Carolina Kurt, de 24 anos, foi encontrada morta a facadas em um apartamento no Centro de Vitória.

Foto: Reprodução / Facebook

Segundo relatos de vizinhos, ela e o namorado morava no 10º andar há três meses. Eles teriam brigado e diversos gritos foram ouvidos. O homem saiu do prédio pela porta da frente e disse que iria para a faculdade.

LEIA TAMBÉM: "Ela havia deixado o emprego a pedido do namorado", diz primo de jovem morta em Vitória

Pouco tempo depois, vizinhos foram ao apartamento ver se a jovem estava bem. Eles arrombaram a porta após não conseguirem falar com Ana Carolina e encontraram o corpo dela.

Dois dias após o crime, o estudante de Direito Matheus Stein Pinheiro foi preso. Ele assumiu a autoria do crime para a polícia. Em junho, a Justiça decidiu que ele irá a júri popular.

Foto: Folha Vitória

Foto: Montagem (Google Street View / Arquivo Pessoal)

Na manhã de 25 de junho, um idoso internado em um hospital que fica na Avenida Leitão da Silva, na altura do bairro Gurigica, em Vitória, foi baleado e morreu.

Daniel Ribeiro Campos da Silva, de 68 anos, estava internado há cerca de dois anos na unidade de longa permanência. Familiares do idoso contaram que quando souberam da morte até pensaram que fosse morte natural, mas logo descobriram que se tratava de um tiro na cabeça.

Na época do crime, o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, informou que a perícia identificou que o disparo que atingiu o idoso teria sido efetuado de um morro na região, que fica a 33 metros de distância.

Em agosto, policiais apreenderam armas em operações realizadas em Vitória usadas no tiroteio que terminou na morte do idoso.

Foto: Folha Vitória

Um homem morreu e outros três foram baleados durante uma troca de tiros entre policiais e criminosos na Avenida Leitão da Silva, uma das principais de Vitória. O crime foi registrado em frente a um hospital particular, no bairro Itararé.

A perseguição começou na Avenida Adalberto Simão Nader, quando a Guarda Municipal de Vitória identificou um carro com suspeitos de terem participado de um homicídio na Ilha do Príncipe.

A perseguição seguiu até que, na Leitão da Silva, o carro dos suspeitos foi cercado e os homens atiraram contra os agentes. Várias radiopatrulhas da Polícia Militar participavam do cerco, assim como da Guarda, o que chamou a atenção da população dos bairros ao redor.

No veículo onde os suspeitos estavam, a polícia encontrou uma granada tinha um poder explosivo "violentíssimo". A Avenida Leitão da Silva foi interditada nos dois sentidos por duas horas.

LEIA TAMBÉM: Perseguição, pneu furado, granada e morte: veja o ponto a ponto do confronto na Leitão da Silva

Foto: Folha Vitória

Foto: Reprodução

Os adolescentes Kauan Correia, Carlos Henrique Nascimento e Wellington Gomes Simon ficaram desaparecidos por cerca de 15 dias. Os corpos foram encontrados em 1º de setembro em uma plantação de eucaliptos, em Sooretama. 

LEIA TAMBÉM: Vazio e muita dor: famílias relatam sofrimento pela morte de adolescentes em Sooretama

Segundo informou a polícia, eles teriam sido mortos como vingança, pelo simples fato de morarem em uma região rival do tráfico de drogas. Ainda de acordo com a polícia, os jovens foram mortos com crueldade.

Três pessoas foram presos por suspeita de envolvimento no crime. Um quarto suspeito, de 32 anos, foi morto em Nova Venécia. Adailton de Oliveira Santos, conhecido como “Piranha”, era procurado pela Polícia Civil.

Foto: Folha Vitória

Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Dois rapazes que haviam sofrido um acidente de moto foram assassinados a tiros em ambulâncias do Samu, enquanto eram levados para o hospital. O crime aconteceu em outubro, no bairro Porto de Santana, em Cariacica.

A dupla havia se acidentado no bairro Flexal II, no mesmo município. A moto onde as vítimas estavam se chocou contra um paralelepípedo. Com isso, o condutor perdeu o controle da direção e caiu.

LEIA TAMBÉM: Execução em Cariacica: mãe estava em ambulância quando filho foi morto a tiros

Os dois rapazes ficaram feridos e precisaram ser socorridos por ambulâncias do Samu. No entanto, enquanto as vítimas eram levadas para o hospital, homens em uma moto mandaram as ambulâncias pararem, na altura de Porto de Santana, entraram nos veículos e executaram os jovens que eram socorridos.

Segundo informações da polícia, a dupla era perseguida por bandidos e acabou sofrendo um acidente durante a fuga. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, uma das vítimas aparecia com uma arma na mão.

VEJA OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE:

>> Retrospectiva: vídeo traz imagens marcantes de 2023 no ES e no Brasil
>> FOTOS | Retrospectiva: relembre os famosos que morreram em 2023
>> Retrospectiva: veja os memes que viralizaram na web em 2023


retrospectiva-2023 crimes-crueis policia