INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Câmeras mapeiam ruas para ajudar a prender bandidos em Vitória

Em fase de adaptação, as câmeras estão sendo “educadas” pela Guarda Municipal para aprender os padrões da cidade e identificar anormalidades

Aline Dias

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Sala de videomonitoramento da Guarda Municipal de Vitória

Parece série policial norte-americana, mas é aqui, no Espírito Santo. Com a instalação de 104 câmeras de videomonitoramento com Inteligência Artificial, Vitória ganha mais uma ferramenta para combater a criminalidade.

Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (3), essa tecnologia já está sendo utilizada, “inclusive já ajudou na elucidação e já evitou crimes”.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em fase de adaptação, as câmeras estão sendo “educadas” pela Guarda Municipal para aprender os padrões da cidade e identificar anormalidades. Segundo a prefeitura, até o fim do ano, as câmeras já vão ter aprendido bastante, e estarão prontas para ajudar a prender bandidos.

LEIA TAMBÉM: Mulheres simulam conversas íntimas para extorquir pastor e são presas no ES

“Com um clique hoje, você consegue consultar o número de bicicletas, de motocicletas, de veículos e simplesmente com a cor de um deles você elucida um crime que tenha ocorrido na cidade”, disse o prefeito.

Um exemplo: nas escolas, é comum que existam estudantes apoiados no muro. As câmeras estão aprendendo esse comportamento e sendo condicionadas a sinalizar para a Guarda Municipal em caso de haver alguém pulando aquele muro.

LEIA TAMBÉM: Operação nacional contra drogas prende seis suspeitos em cinco cidades do ES

“Isso é extraordinário, porque de fato gera a sensação de segurança e reduz a impunidade sensivelmente”, qualifica Pazolini.

Atualmente, as câmeras já passaram pela fase de testes e instalação de software e hardware. A ideia é que a ferramenta seja cada vez mais expandida pela cidade.

“Todo aquele levantamento em busca de informações era feito manualmente, levando um tempo considerável, e agora vai ser feito com um clique”, explicou o prefeito.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

As informações vão poder ser disponibilizadas para a Polícia Civil, a Polícia Militar e todos os órgãos de segurança. Para o prefeito, a tecnologia também traz para a Guarda Municipal uma maior efetividade da presença nas ruas.

“Os olhos digitais que já existiam na cidade hoje, eles passam a incorporar a tecnologia da informação. Lembrando que nós saímos, em 2021, de 34 câmeras para 1.054 câmeras. Hoje, a cidade é vigiada e consequentemente nós temos redução do índice de violência”, salienta o prefeito.

A prefeitura também divulgou que em junho houve redução de 60% no número de homicídios em relação a junho de 2023. 


Pontos moeda