Polícia

Polícia vai intimar 600 pessoas que usam celulares furtados ou roubados no ES

A Polícia Civil informou que poderá ir até a casa de quem não devolver os aparelhos para cumprir mandados de busca e apreensão

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Folha Digital

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) por meio da Polícia Civil, vai intimar 600 pessoas que estão portando celulares frutos de furto e roubo no Estado do Espírito Santo. A ação acontece após a divulgação do Projeto Recupera, realizado pelo governo do Estado.

Informações sobre o projeto foram apresentadas nesta terça-feira (23). Segundo o órgão, quem estiver com um celular furtado ou roubado será intimado por meio de mensagens via WhatsApp, pelo número (27) 99849-4228. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

A mensagem de intimação informará o nome da pessoa que deve fazer a entrega, os dados do telefone celular, o nome, o endereço e telefone da unidade policial, além da data e horário para comparecimento.

O cidadão convocado a entregar o aparelho celular deverá portar um documento de identificação com foto.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas, inicialmente, as mensagens serão enviadas para quem comprou o telefone furtado ou roubado.

"Não vamos mandar mensagens para quem roubou, vamos mandar para a pessoa que comprou um telefone que antes foi furtado ou roubado. É uma oportunidade que a polícia vai dar para as pessoas que compraram um telefone de boa-fé de comparecer em uma delegacia para devolver o telefone de forma voluntária", disse Eugênio Ricas. 

Caso a devolução não aconteça, o secretário disse que já é de conhecimento dos números de telefone e do cadastro dessas pessoas. “A Polícia Civil vai até a casa para cumprir um mandado de busca e apreensão para recuperar esse telefone. A pessoa pode responder por receptação”. 

Qual o passo a passo do projeto? 

Após o crime, a pessoa que teve o celular roubado deve registrar um boletim de ocorrência com o IMEI do aparelho;

A Polícia solicita à operadora dados (em lote) sobre a localização e identificação do atual usuário; 

Intimações (em lote) são disparadas por meio de rede social aos atuais usuários;

 O usuário atual comparece na delegacia e devolve o aparelho; 

5º O aparelho recuperado é devolvido para a vítima. 

Além disso, a Polícia Civil também destaca que todas as informações obtidas durante as operações serão usadas para a identificação dos autores dos crimes de furto e roubo dos aparelhos celulares. 

ES tem 4 cidades entre as 50 com mais roubos e furtos de celulares

Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória estão entre as 50 cidades com maior número de furtos e roubos de celulares no Brasil. Os dados constam na edição de 2024 do Anuário de Segurança Pública, divulgado na última semana.

Em média, dois mil celulares são roubados ou furtados por mês no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um número significativo, embora tenha havido uma redução de 11% em comparação com o ano anterior.

Segundo o chefe da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Diccor), delegado Ícaro Ruginski, a maior concentração populacional na Grande Vitória contribui para esses índices.

A Polícia Civil do Espírito Santo afirma que tem intensificado suas ações para identificar e prender receptadores de aparelhos roubados.

LEIA TAMBÉM: Mulher morta pelo ex-marido ligou para a polícia 5 minutos antes do crime

Pontos moeda