Escola de Cariacica tem oito câmeras de segurança furtadas em menos de um mês
Equipamentos foram adquiridos no início de outubro e não há previsão de novos aparelhos serem adquiridos. Somente na quarta, seis equipamentos foram levadas pelos criminosos
Professores, alunos e funcionários de uma escola municipal de Cariacica estão amedrontados por conta da criminalidade na região. Ao todo, oito câmeras de segurança instaladas neste mês na escola Padre Gabriel Roger Maire, no bairro Porto Novo, já foram furtadas por criminosos.
Os equipamentos foram adquiridos no início do mês e não duraram nem 30 dias. Eles serviriam apenas para monitorar a movimentação dos alunos e garantir a segurança deles dentro do ambiente escolar. Depois do furto, por enquanto não há previsão de adquirir novos aparelhos.
Somente na quarta-feira (21), seis câmeras foram levadas pelos criminosos da escola. As imagens de videomonitoramento flagraram a ação dos bandidos. Os dois primeiros aparelhos são levados às 20h07, sem deixar pistas. Por volta de 20h30, as outras quatro câmeras são retiradas. Em uma delas, dá para perceber claramente a imagem de um rapaz, que cobre o rosto com uma camisa e remove o equipamento.
Segundo uma funcionária da escola, que prefere não se identificar, dois homens renderam o segurança e invadiram a instituição. "Logo agora que instalaram umas câmeras aqui. No próprio mês de outubro instalaram e em outubro mesmo já roubaram tudo", lamentou.
No último dia 10, outras duas câmeras já haviam sido furtadas: a da entrada e a do pátio da escola. O crime aconteceu por volta de 1h45. Em um dos registros, dois rapazes aparecem no canto da imagem antes de levarem o equipamento. Quem trabalha no local ainda tenta entender o motivo do ato de vandalismo.
"Não sei por que eles resolveram tirar essas câmeras, não sei qual é o objetivo deles. O vigilante que estava aqui no roubo das seis câmeras internas falou que chegaram dois caras e falaram 'sai fora, sai fora, sai fora que a gente vai roubar as câmeras'", contou a funcionária.
Insegurança em outras regiões
A insegurança que ronda a escola de Porto Novo não é a única em Cariacica. Nesta semana outros dois casos chamaram a atenção no município. No bairro Padre Gabriel, vândalos invadiram uma escola e incendiaram um dos banheiros, que ficou completamente destruído. Nos últimos 15 dias, três professores da instituição também foram agredidos.
Já no bairro Bandeirantes, assaltos em frente a outra escola têm preocupado a comunidade. Professores, alunos e funcionários da unidade de ensino são alvos constantes da criminalidade. Diante de tamanha insegurança, quem trabalha na educação não sabe mais o que fazer.
"Como os caras conseguiram entrar dentro da escola, a gente já fica meio que preocupada com o que vai acontecer agora, como vai ser. Eu tenho vindo às vezes para escola meio apreensiva. É complicado", disse a funcionária da escola de Porto Novo.
A Polícia Militar informou que realiza um trabalho preventivo com as guarnições do projeto Patrulha da Comunidade. Segundo a PM, as abordagens também são realizadas diariamente na região. A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica informou que, para garantir a segurança, existem porteiros e, até o mês que vem, todas as escolas terão câmeras de segurança instaladas.