Polícia

VÍDEO | Telhas de antigo banco na Enseada do Suá são furtadas

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio do secretário Amarílio Boni, informou que o terreno é particular e que medidas cabíveis já foram tomadas

Isabella Arruda

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Vídeos começaram a circular nas redes sociais nesta terça-feira (13) mostrando pessoas que vivem em situação de rua retirando telhas e outros objetos de uma antiga instalação do Banco do Brasil, no bairro Enseada do Suá, em Vitória. 

Informações dão conta de que o local já foi alvo de diversos leilões e, embora esteja localizado em área nobre, até hoje não foi vendido.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), por meio do secretário Amarílio Boni, informou que o terreno é particular e que medidas cabíveis já foram tomadas.

“A secretaria concedeu formalmente, nesta segunda-feira (12), dez dias para que os proprietários fizessem a limpeza e segurança do local. No caso de não atendimento do prazo, haverá cobrança de R$ 1.056 de multa diária”, informou.

Também segundo Boni, no local da antiga instalação bancária havia segurança, mas acabou sendo retirada e os problemas voltaram. “Principalmente os usuários de drogas que fazem essa depredação. Mas a prefeitura tem ampliado o patrulhamento no local, vai providenciar a limpeza do entorno, para evitar que situações assim se perpetuem”, frisou.

Para as pessoas que vivem nas ruas, a autoridade afirmou que a prefeitura oferece oito abrigos municipais, que contam com atendimento psicossocial, higiene, alimentação e auxílio para entrar no mercado de trabalho. “Há vagas, mas elas insistem em não ir para lá por conta das regras que existem nos abrigos. Pedimos que sabendo de novas ocorrências, a população nos avise”, finalizou.

O que dizem as polícias

Questionada, a Polícia Militar ressaltou que, conforme lhe compete, realiza policiamento ostensivo diariamente no local, com rondas ostensivas 24hs. No entanto, a PM lembra que fatos relacionados a moradores em situação de rua e usuários de drogas continuam sendo uma questão de saúde pública e social, por isso apoia e acompanha ações da Prefeitura Municipal, que é quem possui a responsabilidade de planejar políticas públicas para esse público.

A PM reforçou que só pode deter pessoas em flagrante delito e, não apenas por estarem em situação de rua. Por isso, caso algum morador presencie algum tipo de crime, é importante que acione imediatamente o Ciodes (190).

Também acionada a Polícia Civil, foi informado que a corporação está atenta aos crimes contra o patrimônio na região e investiga todos os casos que chegam ao seu conhecimento. A PC também orientou que as vítimas desse tipo de caso registrem a ocorrência.

O que dizem os donos do terreno?

Procurada, a Galwan informou que já enviou funcionários ao local para verificar a situação e, para resolver definitivamente o problema, já contratou uma empresa para fazer a demolição, retirar tudo que restou lá e limpar o terreno.

Pontos moeda